Carregando
Página inicial »Biológicas » Farmácia Bioquímica

Farmácia Bioquímica

Há 280 vídeos disponíveis em 37 disciplinas desta profissão
37 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

A Disciplina tem por objetivo estudar e discutir os métodos de preparação e caracterização de diferentes nanoestruturas que são aplicadas à área da saúde e cosmético. Neste contexto, serão apresentados conceitos fundamentais sobre nanotecnologia e sua relevância na indústria farmacêuticas e cosmética, os principais métodos de preparação de diferentes nanopartículas (nanopartículas poliméricas, lipídicas sólidas, lipossomas, micro e nanoemulsão, nanopartículas metálicas). Serão também abordados os conceitos de técnicas de caracterização de nanoestruturas. Além destes conceitos fundamentais, serão abordados as diferentes aplicações de nanoestrutura na área da saúde e em cosméticos como, por exemplo, delivery de fármacos, biofármacos, antioxidantes, diagnóstico e teranóstico.
A disciplina objetiva o aprimoramento de conhecimentos na área sistemas para liberação tópica e transdérmica de fármacos, abordando o desenvolvimento farmacotécnico, terapias, técnicas de estudo, métodos e mecanismos de promoção da permeação cutânea, bem como estratégias racionais para a obtenção destes sistemas.
A disciplina visa situar o aluno quanto às suas atribuições e responsabilidades dentro de cada uma das etapas e ciclos da cadeia produtiva de medicamentos, permitindo entender o papel e o funcionamento da indústria farmacêutica, do mercado e do uso racional de medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em sua grade curricular em torno do planejamento, gerenciamento e execução dos diversos modelos de projetos de produção de medicamentos.A disciplina visa situar o aluno quanto às suas atribuições e responsabilidades dentro de cada uma das etapas e ciclos da cadeia produtiva de medicamentos, permitindo entender o papel e o funcionamento da indústria farmacêutica, do mercado e do uso racional de medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em sua grade curricular em torno do planejamento, gerenciamento e execução dos diversos modelos de projetos de produção de medicamentos.
Transmitir conhecimentos teóricos e práticos na área de desenvolvimento, manipulação e produção industrial de medicamentos, integrando conceitos galênicos e tecnológicos para formas líquidas, semi-sólidas, estéreis e os vários sistemas de liberação de fármacos.
Auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas aos ensaios biológicos de medicamentos, cosméticos e correlatos dentro do conceito de controle integral de qualidade.
Gerais: Capacitar os graduandos:
• a compreender os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na fisiopatologia das principais doenças dos sistemas hematopoético, imune e respiratório;
• a identificar biomarcadores biológicos e alvos terapêuticos;
• a analisar criticamente os mecanismos de ação dos fármacos empregados no tratamento das doenças estudadas com base nos conceitos de farmacodinâmica e farmacocinética;
• A relacionar propriedades físico-químicas e estruturais a atividade biológica de fármacos, observada em diversas classes terapêuticas.
Proporcionar ao acadêmico uma visão das empresas farmacêuticas (farmácia, farmácia hospitalar, indústria de medicamentos, de alimentos e de cosméticos, laboratório de análises clínicas ).
Apresentar noções dos segmentos administrativos dessas empresas: operacional, financeiro, mercadológico e de recursos humanos.
Mostrar a necessidade de complemento de curso de administração, para exercer função administrativa em estabelecimentos farmacêuticos.
Proporcionar aos alunos uma visão global dos princípios gerais de Bioquímica através da introdução, exemplificação e discussão de conceitos fundamentais, procurando capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas teóricos e práticos, com o auxílio da bibliografia básica.
Proporcionar aos alunos uma visão global dos princípios gerais de Bioquímica através da introdução, exemplificação e discussão de conceitos fundamentais, procurando capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas teóricos e práticos, com o auxílio da bibliografia básica.
Espera-se que o aluno desenvolva pensamento autônomo e crítico a respeito de questões que envolvam o uso de ferramentas e testes estatísticos para análise de dados aplicados à área farmacêutica. Além disso, espera-se que o aluno aprenda conceitos de bioestatística e aplique este conhecimento na resolução de problemas científicos, técnicos e de gestão relacionados às atividades farmacêuticas.
37 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação