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Ciências Sociais

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O curso tem como objetivo pensar as contaminações entre antropologia e literatura de ficção. Trata-se de refletir, fundamentalmente, sobre os modos como esses saberes (antropológico e literário) e alguns de seus praticantes ensaiaram encontros e experimentaram transferências diversas, que terminaram por conformar suas práticas e produções. O curso visa fornecer uma reflexão sobre certos modos de pensar e escrever antropologia e literatura ao longo da história de formação da disciplina e da literatura ocidental moderna. As aulas serão dedicadas à leitura e estudo tanto de obras antropológicas quanto literárias, tendo em vista a análise de problemas conceituais transversais às duas formas de produção de conhecimento. Busca-se, assim, estabelecer reflexões sobre questões diversas tais como o estatuto da autoria e os regimes de criatividade, o problema da equivocidade, o pressuposto da ficção e da virtualização, a variação ontológica e epistemológica, a consolidação de gêneros literários e sua relação com gêneros textuais ou orais em perspectiva transcultural, as políticas de apropriação, circulação, tradução, invenção e transformação criativas e os agenciamentos enunciativos.
Discutir as possibilidades analíticas da Antropologia das Formas Expressivas, no campo das Artes, Teatro, Cinema e Fotografia.
O curso pretende oferecer uma introdução aos estudos do mito e da mitologia a partir de uma perspectiva antropológica. Serão realizadas leituras de textos clássicos da antropologia e de áreas afins (estudos da religião, filosofia, sociologia, história, literatura, linguística) que contribuam para a problematização crítica das noções de “mito” e de “mitologia”, tendo em vista o estudo de regimes narrativos de pensamento fornecidos pela etnografia. Pretende-se abordar os aspectos centrais envolvidos na noção de mito (tais como a composição em performance, as tradições orais, o problema da tradução e da relação com a escrita, o contraste com a história e a filosofia, as relações estruturais e os modos de transformação), bem como selecionar determinados conjuntos de narrativas e de estudos etnográficos que tratem do assunto de maneira mais específica. Busca-se, assim, delinear os contornos possíveis de outros regimes de pensamento narrativo e de suas respectivas configurações ontológicas.
• Introduzir conhecimento dos métodos quantitativos multivariados para a análise dos fenômenos sócio-políticos.
• Capacitar alunos em técnicas e ferramentas para a análise dos dados empíricos e a compreensão de artigos elaborados com métodos quantitativos na ciência política.
• Analisar os alcances e limites das técnicas de pesquisa na ciência política.
• Estimular a capacidade crítica necessária para a seleção de técnicas apropriadas para coleta de dados e pesquisa.
• Introduzir conhecimento dos métodos de regressão múltipla para a análise dos fenômenos sócio-políticos.
• Capacitar alunos em técnicas e ferramentas para a análise dos dados empíricos e a compreensão de artigos elaborados com métodos quantitativos na ciência política.
• Analisar os alcances e limites das técnicas de pesquisa na ciência política.
• Estimular a capacidade crítica necessária para a seleção de técnicas apropriadas para coleta de dados e pesquisa.
Proporcionar aos alunos uma visão dos diversos paradigmas de cidade propostos por organismos internacionais e seu impacto sobre a constituição das mais diversas identidades individuais e coletivas latino-americanas, assim como sobre a concepção de cidadania, aí privilegiado o Paradigma Cidades MIL (Midia Information Literacy) de UNESCO. Constituir um espaço de estudos, pesquisas e debates sobre os principais conceitos relativos à Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e como ele influencia a forma de enxergar as cidades na atualidade, integrando os ecossistemas físicos e digitais; à fusão da inteligência humana com a artificial; às diversidades pós-humanas, às barreiras culturais à comunicação e à Ética, privilegiando a perspectiva latino-americana e caribenha na análise desses aspectos, entre outros.
: A disciplina visa proporcionar um espaço de reflexão ampliada sobre a pesquisa antropológica a partir dos projetos de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. A discussão considerará a diversidade de técnicas, procedimentos, formas e feitios da pesquisa em Antropologia, bem como os diferentes campos, especialidades e diálogos interdisciplinares que se expressam nos respectivos projetos de dissertação em desenvolvimento. O objetivo central é contribuir para capacitar estudantes para a produção de conhecimento antropológico, com vistas à elaboração de suas dissertações de mestrado.
Esta disciplina visa introduzir os alunos da graduação na área dos estudos de gênero, com um enfoque que aproxima a antropologia com outras áreas das humanidades. Gênero tornou-se uma categoria e uma reflexão teórica muito relevante nas ciências humanas nas últimas três décadas. Sua produção teórica específica tem tido um desenvolvimento e uma produção crescente desde a década de 1970, em diálogo com as teorias sociais, com reflexões acerca das formas de poder e de desigualdade que são social e culturalmente produzidas. Os debates sobre gênero dialogam intensamente com as revisões acerca dos conceitos de sociedade, natureza, cultura, poder, violência, e com as questões de direitos humanos. Também se destaca na disciplina as intersecções entre gênero e raça.
A disciplina apresenta a área dos estudos de gênero mostrando inicialmente sua relação com os debates fundamentais da antropologia (como a dicotomia natureza/cultura). Reconhecendo as relações desta área com a questão das formas de poder, a disciplina aponta para a forma como o conceito de gênero advém dos estudos sobre mulheres e dos estudos feministas. Nesse debate com os trabalhos sobre mulheres e com as propostas feministas, a disciplina explora também o problema contemporâneo da identidade e de seu papel político. A partir da bibliografia que construiu a noção de gênero nos anos 70, a disciplina busca acompanhar os desdobramentos teóricos posteriores em diálogo intenso com áreas afins à antropologia. Explora por fim as relações entre gênero e outras formas de diferenciação social, como a questão da raça e o problema que advém do reconhecimento da extrema diversidade entre as mulheres.
Geral: Desenvolver instrumentos de gestão ambiental para implementação de políticas de desenvolvimento sustentável.

Específico: Avaliar instrumentos de gestão ambiental sob o enfoque legal, econômico e de políticas de recursos ambientais.
Mostrar a construção do conceito de gênero nas ciências humanas e sociais,
explorando a teoria em diversos níveis – desde a constituição do campo, a forte
relação entre teoria de gênero e a teoria antropológica, a questão das
interseccionalidade e de outros marcadores sociais da diferença, e os
desdobramentos mais contemporâneos no campo.
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