Esta disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades culinárias inerentes à prática profissional de maneira a promover a saúde e o bem estar da população respeitando a cultura, a sociedade e o meio ambiente.
- Apresentar e analisar as políticas públicas de Alimentação e Nutrição no Brasil. - Analisar a operacionalização das políticas de alimentação e nutrição frente ao quadro epidemiológico, social e político. - Conhecer e analisar a gestão e operacionalização dos programas de alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). - Diagnosticar as oportunidades de inserção profissional nas políticas públicas de alimentação e nutrição.
Desenvolver competências e habilidades cognitivas na área de sistemas alimentares sustentáveis, incluindo pensamento crítico e sistêmico, criatividade e capacidade analítica, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Apresentar perspectivas múltiplas, indo do nível local ao global, bem como uma compreensão de como essas perspectivas são sustentadas por diferentes epistemologias e sistemas de valores.
O Curso de Verão Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, ofertado na Faculdade de Saúde Pública da USP em Janeiro 2021, abordou os desafios e ações para a necessária transformação dos sistemas alimentares dos modelos atuais para modelos que respeitem os limites planetários, promovam a saúde humana por meio da alimentação saudável e que suportem a sustentabilidade ambiental. Neste contexto, foram abordados o papel estruturante das políticas públicas e do advocacy.
Diagnosticar a estrutura física e operacional da produção de refeições. Elaborar e propor cardápios e processos de implementação de preparações culinárias. Propor sistemas de gestão.
Enfocar os distúrbios da nutrição humana à luz do método epidemiológico, ou seja considerando a frequência e distribuição desses distúrbios na população, sua causalidade e o impacto exercido sobre as condições de saúde dos indivíduos. Em particular: Apreciar a natureza do método epidemiológico, identificando alcance e limitações da pesquisa populacional em nutrição; Reconhecer e manipular procedimentos e técnicas do método epidemiológico aplicáveis a estudos nutricionais; Propiciar o entendimento das diferentes instâncias de determinação do estado nutricional dos indivíduos (da organização do processo produtivo na sociedade ao consumo alimentar e utilização biológica dos nutrientes); Situar o estado nutricional como fator de determinação do perfil de condições de saúde de uma população; Conhecer o quadro epidemiológico atual dos principais problemas nutricionais encontrados no Brasil de modo a permitir uma avaliação crítica das intervenções governamentais em curso.
Planejar, elaborar e analisar cardápios para a coletividade. Aplicar as recomendações nutricionais considerando os aspectos sensoriais, psicossociais e institucionais. Planejar cardápio considerando os recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis. Reconhecer a gestão de cardápios como atividade do nutricionista.
Compreender a integração dos mecanismos moleculares das vias metabólicas e a função dos nutrientes nas vias metabólicas. Entender as necessidades de alimentação do indivíduo, de acordo com uma concepção ampliada do processo saúde-doença.
Analisar as políticas públicas de Alimentação e Nutrição. Analisar a operacionalização das políticas de alimentação e nutrição frente ao quadro epidemiológico, social e político nos diferentes níveis. Comparar os níveis de complexidade na gestão dos programas de alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde. Analisar o processo de controle e regulação de alimentos. Diagnosticar as oportunidades de inserção do profissional nas políticas públicas de alimentação e nutrição.
A disciplina de Farmacologia para o curso de Nutrição tem como objetivo transmitir conhecimentos básicos em farmacologia que atenda às necessidades de uma formação mais abrangente do profissional em Nutrição.