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Medicina e Ciências Médicas

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Disciplinas

Transmitir aos alunos as bases contemporâneas da biologia da célula eucarionte de modo que adquiram os conceitos básicos e se familiarizem com a linguagem desta área. Fornecer os conhecimentos sólidos de anatomia em relação à definição dos planos anatômicos, e sua relação com as imagens, da estrutura e ultraestrutura celular e a relação desta com as funções celulares. Transmitir as bases moleculares fundamentais para as funções celulares.
Inserir as células no seu contexto social dos tecidos e analisar a sua importância para o funcionamento dos órgãos. Fornecer aos alunos conhecimentos sobre as etapas iniciais do desenvolvimento embrionário particularmente, no que se refere à formação dos folhetos embrionários. Fornecer subsídios para uma melhor compreensão das disciplinas de Fisiologia e Patologia.
Fornecer as bases da estrutura e função das células, que são a unidade básica da vida, aos estudantes de Medicina, integrando conceitos de Bioquímica, Biologia Molecular, Biologia Celular e Fisiologia de Membranas.
Atualização, com perspectiva histórica, sobre conceitos atuais e metodológias de investigação da neurobiologia da ansiedade
Ao final do curso, espera-se que o participante tenha adquirido conhecimento sobre as bases pedagógicas da aprendizagem eletrônica e habilidades relativas à criação e configuração de ambiente de apoio na plataforma e-disciplinas, de modo a poder disponibilizar conteúdos, comunicar-se efetivamente com os estudantes e programar e aplicar procedimentos de avaliação formativa e somativa da aprendizagem, bem como de avaliação educacional da própria disciplina. Espera-se ainda que o participante tenha desenvolvido atitudes positivas frente à utilização de recursos de educação à distância e à finalidade formativa das avaliações.
– Estudar a citoarquitetura e as bases Neurofarmacológicas de funções relacionadas aos grandes agrupamentos neurônicos do sistema nervoso central.
– Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar e aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
– Discutir técnicas modernas para o estudo do sistema nervoso e do comportamento.
A disciplina de Farmacologia para o curso de Terapia Ocupacional tem como objetivo transmitir conhecimentos básicos em farmacologia que atenda às necessidades de uma formação mais abrangente do profissional em Terapia Ocupacional.
Gerais:
Capacitar o estudante a compreender mecanismos gerais pelos quais fármacos modificam processos fisiológicos e/ou fisiopatológicos.
Específicos:
Capacitar o aluno a compreender os princípios gerais de farmacodinâmina e farmacocinética.
Capacitar o aluno a compreender os aspectos farmacológicos fundamentais (mecanismos de ação e farmacocinética, efeitos terapêuticos e adversos) dos fármacos empregados no controle de funções e disfiinções cardiovasculares, respiratórias, de coagulação, digestivas, endócrinas, reprodutores, urinárias, imunológicas, neurológicas e psiquiátricas, bem como no controle da dor, reações inflamatórias, infecções, infestações e neoplasias.
Estudar a citoarquitetura do córtex cerebral, a localização das funções corticais elevadas, e as bases neurais das funções cognitivas, como pensamento, consciência, memória e inteligência.
Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar e aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
Discutir técnicas modernas para o estudo das atividades cerebrais e do comportamento.
Nesta disciplina, objetiva-se fornecer informações e conceitos fundamentais sobre o acesso integrado às imagens médicas, padrões existentes e a aplicação da informática no processamento de imagens em Cardiologia. Serão abordados os modelos e os princípios físicos de formação das imagens das principais modalidades em Cardiologia, quais sejam, Raio-X, Tomografia, Ressonância Magnética, Ultra-som, Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e Medicina Nuclear, além de fornecer conhecimentos básicos em processamento digital de imagens, tais como discretização, contraste, filtragem, compressão, tomografia e quantificação. Serão também desenvolvidos os conceitos modernos da integração de informações clínicas com imagens, em especial o PACS (Picture Archiving and Communication Systems).
Possibilitar ao aluno a oportunidade de aplicar todos os seus conhecimentos relativos à Ética, Bioética e Direito Médico na prática médica cotidiana, por meio da discussão de casos concretos, num contexto de integração com as disciplinas clínicas concomitantes.
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