- Fornecer noções fundamentais de fisiopatologia e clínica das doenças gastrintestinais - Propiciar ao aluno oportunidades de treinamento junto a pacientes portadores de doenças gastrintestinais em ambulatórios, enfermarias e centro cirúrgico.
1 Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada envolvendo desfechos contínuos 2 Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada envolvendo desfechos categóricos 3 Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada envolvendo variáveis tempo para evento.
Proporcionar noções básicas sobre formação da imagem médica com os principais equipamentos utilizados na prática radiológica, tais como a radiologia geral e especializada, ultra-sonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear. Adicionalmente, a disciplina visa ministrar princípios da física das radiações, proteção radiológica e meios de contraste, bem como princípios de tratamento radioterápico.
1 Definir conceitos básicos de inferência estatística 2 Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada envolvendo variáveis categóricas 3 Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada envolvendo variáveis contínuas 4 Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada envolvendo variáveis contínuas e categóricas
Gerais: 1. Capacitar o aluno em técnicas e habilidades no exercício de atos médicos básicos no campo da Puericultura e Pediatria, com ênfase no atendimento em nível primário, secundário e terciário. 2. Oferecer treinamento prático de postura médica baseada nos princípios de responsabilidade e ética.
Específicos: 1. Ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos previamente na área pediátrica; 2. Trabalhar na prevenção de problemas de saúde; 3. Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança e do adolescente saudável 4. Identificar níveis de urgência de atendimento e saber indicar internação hospitalar; 5. Diagnosticar clinicamente e conhecer o tratamento das doenças comuns da infância e adolescência. 6. Dispensar adequada assistência ao RN a termo, desde o momento do parto até a sua alta da maternidade 7. Identificar níveis de urgência e reconhecer sinais de gravidadeno atendimento em recém-nascidos e saber indicar internação hospitalar.
1. Adquirir novos conhecimentos em assistência secundária e terciária em Pediatria. 1a. Ampliar, integrar e aplicar conhecimentos adquiridos anteriormente (nível primário e secundário). 1b. Diagnosticar clínica e laboratorialmente as principais doenças da infância, no nível secundário e terciário. 1c. Saber tratar ou conhecer as bases do tratamento das doenças acima referidas. 2. Oferecer treinamento prático de posturas profissionais como: princípios de responsabilidade, ética e trabalho de equipe.
Os alunos terão conhecimento dos recursos tecnológicos existentes para prover serviços mediados por tecnologia, e serão treinados com conhecimentos que facilitarão a avaliação e desenvolvimento projetos envolvendo a aplicação da telemedicina e telessaúde como recurso de educação, assistência e pesquisa multicêntrica à distância. Aspectos éticos, estratégias de implementação e sustentabilidade de processos completarão a formação básica. Os alunos serão habilitados a: 1) estruturar uma aula baseada no modelo de teleducação interativa baseada na Internet, usando o Tutor Eletrônico; 2) elaborar casos clínicos integrados a leituras complementares e referências bibliográficas como aprendizado baseado em problema; 3) usar o sistema de ambulatório virtual e/ou webconferência para fins de segunda opinião formativa baseada na Internet; 4) conhecer as principais estratégias e recursos que propiciem o desenvolvimento de protocolos multicêntricos através da Internet; 5) ter experiência em fazer videoconferência como recurso de interação online à distância; 6) familiarizar-se com as principais opções de tecnologias computacionais portáteis e sistemas de telecomunicação para implementação de unidades móveis de teleassistência; 7) familiarizar-se com opções de banco de dados e conceitos de Datawarehouse e Datamining (gestão de informação); 8) verificar como são feitos os modelos de iconografia didática baseada em modelagem 3D (Projeto Homem Virtual); 9) usar o ambiente interativo para promover treinamento de não médicos em prevenção de doenças; 10) conhecer o projeto de Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde (Telemedicina e Telemática aplicada à Atenção Primária); 11) familiazar-se com Design de Comunicação Educacional.
Gerais: Propiciar ao aluno do quinto ano médico o treinamento prático baseado nas principais situações de urgência e emergência médicas atendidas em um pronto socorro não-referenciado.
Específicos: 1) Desenvolver habilidades para realizar a avaliação e o atendimento inicial das situações de urgência e emergência médicas mais prevalentes em um pronto socorro de porta aberta nas seguintes áreas: Clínica Médica; Pediatria; Ortopedia; Ginecologia; Trauma; Cirurgia; Oftalmologia. 2) Interpretação de exames laboratoriais e de imagem necessários para o atendimento inicial das situações de urgência e emergência mais prevalentes em um pronto socorro de porta aberta. 3) Conhecer o sistema de regulação médica e classificação de risco.