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Medicina e Ciências Médicas

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Disciplinas

Apresentar as bases conceituais sobre a metodologia analítica de dados derivados de pesquisa clínica.
- Fornecer noções fundamentais de fisiopatologia e clínica das doenças gastrintestinais
- Propiciar ao aluno oportunidades de treinamento junto a pacientes portadores de doenças gastrintestinais em ambulatórios, enfermarias e centro cirúrgico.
1 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada envolvendo desfechos contínuos
2 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada envolvendo desfechos categóricos
3 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada envolvendo variáveis tempo para evento.
Proporcionar noções básicas sobre formação da imagem médica com os principais equipamentos utilizados na prática radiológica, tais como a radiologia geral e especializada, ultra-sonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear. Adicionalmente, a disciplina visa ministrar princípios da física das radiações, proteção radiológica e meios de contraste, bem como princípios de tratamento radioterápico.
1 – Definir conceitos básicos de inferência estatística
2 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada envolvendo variáveis categóricas
3 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada envolvendo variáveis contínuas
4 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada envolvendo variáveis contínuas e categóricas
Gerais:
1. Capacitar o aluno em técnicas e habilidades no exercício de atos médicos básicos no campo da Puericultura e Pediatria, com ênfase no atendimento em nível primário, secundário e terciário.
2. Oferecer treinamento prático de postura médica baseada nos princípios de responsabilidade e ética.

Específicos:
1. Ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos previamente na área pediátrica;
2. Trabalhar na prevenção de problemas de saúde;
3. Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança e do adolescente saudável
4. Identificar níveis de urgência de atendimento e saber indicar internação hospitalar;
5. Diagnosticar clinicamente e conhecer o tratamento das doenças comuns da infância e adolescência.
6. Dispensar adequada assistência ao RN a termo, desde o momento do parto até a sua alta da maternidade
7. Identificar níveis de urgência e reconhecer sinais de gravidadeno atendimento em recém-nascidos e saber indicar internação hospitalar.
1. Adquirir novos conhecimentos em assistência secundária e terciária em Pediatria.
1a. Ampliar, integrar e aplicar conhecimentos adquiridos anteriormente (nível primário e secundário).
1b. Diagnosticar clínica e laboratorialmente as principais doenças da infância, no nível secundário e terciário.
1c. Saber tratar ou conhecer as bases do tratamento das doenças acima referidas.
2. Oferecer treinamento prático de posturas profissionais como: princípios de responsabilidade, ética e trabalho de equipe.
Os alunos terão conhecimento dos recursos tecnológicos existentes para prover serviços mediados por tecnologia, e serão treinados com conhecimentos que facilitarão a avaliação e desenvolvimento projetos envolvendo a aplicação da telemedicina e telessaúde como recurso de educação, assistência e pesquisa multicêntrica à distância. Aspectos éticos, estratégias de implementação e sustentabilidade de processos completarão a formação básica. Os alunos serão habilitados a: 1) estruturar uma aula baseada no modelo de teleducação interativa baseada na Internet, usando o Tutor Eletrônico; 2) elaborar casos clínicos integrados a leituras complementares e referências bibliográficas como aprendizado baseado em problema; 3) usar o sistema de ambulatório virtual e/ou webconferência para fins de segunda opinião formativa baseada na Internet; 4) conhecer as principais estratégias e recursos que propiciem o desenvolvimento de protocolos multicêntricos através da Internet; 5) ter experiência em fazer videoconferência como recurso de interação online à distância; 6) familiarizar-se com as principais opções de tecnologias computacionais portáteis e sistemas de telecomunicação para implementação de unidades móveis de teleassistência; 7) familiarizar-se com opções de banco de dados e conceitos de Datawarehouse e Datamining (gestão de informação); 8) verificar como são feitos os modelos de iconografia didática baseada em modelagem 3D (Projeto Homem Virtual); 9) usar o ambiente interativo para promover treinamento de não médicos em prevenção de doenças; 10) conhecer o projeto de Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde (Telemedicina e Telemática aplicada à Atenção Primária); 11) familiazar-se com Design de Comunicação Educacional.
Gerais: Propiciar ao aluno do quinto ano médico o treinamento prático baseado nas principais situações de urgência e emergência médicas atendidas em um pronto socorro não-referenciado.

Específicos:
1) Desenvolver habilidades para realizar a avaliação e o atendimento inicial das situações de urgência e emergência médicas mais prevalentes em um pronto socorro de porta aberta nas seguintes áreas: Clínica Médica; Pediatria; Ortopedia; Ginecologia; Trauma; Cirurgia; Oftalmologia.
2) Interpretação de exames laboratoriais e de imagem necessários para o atendimento inicial das situações de urgência e emergência mais prevalentes em um pronto socorro de porta aberta.
3) Conhecer o sistema de regulação médica e classificação de risco.
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