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Pedagogia

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Disciplinas

1. Introduzir o aluno ao estudo de alguns teóricos da Psicologia e suas abordagens – Skinner, Piaget e Wallon.
Específico: 2. Levar o aluno a situar histórica e epistemologicamente os teóricos estudados, na construção da Psicologia do Desenvolvimento e das idéias em Educação.
3. Levar o aluno a reconhecer e a refletir criticamente sobre os principais conceitos de cada autor, suas contribuições e implicações para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto educacional.
8.1 Caracterizar a Psicologia da Educação como uma disciplina que visa contribuir, juntamente com outras disciplinas, para uma melhor compreensão e explicação dos fenômenos educativos.
8.2 Analisar as dimensões teórica, conceitual, técnica e prática da psicologia no campo educacional e escolar.
8.3 Propiciar uma visão ampla e crítica dos temas e problemas presentes nas agendas científicas e profissionais relacionados com a Psicologia da Educação.
8.4 Analisar os alcances e as limitações da Psicologia da Educação na compreensão e explicação da educação escolar.
8.4 Situar as proposições da Psicologia da Educação no marco de uma aproximação com outras áreas do saber, especialmente a Filosofia, a História, a Sociologia e a Antropologia.
Geral:
1. Conhecer conceitos básicos de teóricos da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem visando fundamentar a compreensão dos processos pedagógicos.
2. Fundamentar conceitos importantes para compreensão e análise de formas diversas de interações pedagógicas que visem aprendizagem e desenvolvimento.

Específicos:
1. Levar o aluno a conhecer a contribuição de alguns autores para a psicologia do desenvolvimento e aprendizagem.
2. Contribuir para que o aluno desenvolva referencial teórico que lhe permita refletir sobre as situações de ensino-aprendizagem vivenciadas em diferentes contextos.
3. Conhecer os fundamentos psicológicos que embasam as propostas curriculares oficiais de modo a poder posicionar-se criticamente frente a estas.
4. Reconheça nos diferentes autores as bases epistemológicas que os sustentam, distinguindo os enfoques teóricos do processo de desenvolvimento e aprendizagem.
1.É esperado que, ao final do curso, o(a) aluno(a) reconheça as etapas da constituição do sistema escolar brasileiro com ênfase no estudo das principais legislações do ensino no Brasil, seu contexto histórico, político e seus determinantes econômicos. 2. É esperado, também, que o estudante identifique e reconheça a estrutura e o funcionamento da escola brasileira em suas diferentes modalidades e graus. Procedimentos de Ensino – aula expositiva e dinâmica de grupo. 3. Recursos de Ensino – lousa, giz, projeção em multimídia, filmes e leituras dos textos recomendados. 4. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Nas atividades de Prática como Componente Curricular (30h) e Estágio Supervisionado (30h) os alunos vão conhecer a estrutura e funcionamento da escola, analisar os projetos político pedagógico na escola.
1. Apresentar o histórico e os fundamentos da psicologia enquanto ciência. Apresentar os pressupostos teóricos das principais escolas da psicologia. 3. Utilizar as contribuições da Psicologia da Educação na compreensão dos alunos em suas semelhanças e diferenças no que diz respeito aos diversos aspectos do seu processo evolutivo. Entrevistas realizadas pelos licenciandos para estudar a motivação, nas 60 h de Prática como Componente Curricular (PCC).
Ser capaz de reconhecer a inter-relação entre a ciência e a tecnologia e a modificação da sociedade; entender o papel da tecnologia na modificação da sociedade; entender a sociedade de consumo e os meios de produção em grande escala; determinar os novos meios de produção de bens e de energia numa perspectiva histórica.
A disciplina visa aprofundar o conhecimento das questões chave do ensino de ciências, contextualizando sua abordagem no trabalho de educadores inovadores, que abordaram questões que desafiam os professores no cotidiano das salas de aula, como a promoção de equidade de gêneros, a administração de conflitos de fundo cultural e as contribuições da história da ciência para seu ensino.
a) Oferecer subsídios ao licenciando para analisar aspectos da construção do conhecimento em sala de aula, com vistas a planejar estratégias de ensino, e analisar.
b) Trabalhar para o desenvolvimento de autonomia docente em que conhecimentos teóricos e práticos sejam aprimorados constantemente por meio de reflexões e análises.
a) Introduzir o licenciando em práticas pedagógicas para ministrar disciplinas de Ciências no Ensinos Fundamental, por meio de referencias teóricos e metodológicos sobre o planejamento de ensino.
b) Embasar o licenciando com elementos teóricos, metodológicos e práticos sobre a organização, planejamento e avaliação de atividades de ensino.
c) Apresentar as principais linhas de desenvolvimento de atividades, aulas e sequências de ensino da Educação em Ciências.
d) Elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de ensino no contexto da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental.
Aprofundar o entendimento referente a conceitos-chave no ensino de ciências por meio de estudos bibiográficos, principalmente utilizando fontes em português. Serão objeto de estudo as definições de conceito linguístico e conceito científico, procedimento experimental, discurso científico e discurso quotidiano, conflito cognitivo, ato educativo, triângulo didático, avaliação, epistemologia e método científico, contrato didático, trama conceitual e transposição didática. Ao final do curso o aluno deverá ter revisado as bases teóricas para poder ter um sólido quadro teórico para elaborar projetos de ensino de ciências na educação básica.
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