Carregando
Página inicial »Biológicas » Farmácia Bioquímica

Farmácia Bioquímica

Há 118 vídeos disponíveis em 37 disciplinas desta profissão
37 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Desenvolver a habilidade de compreender conceitos e aplicar tecnologias empregadas no imunodiagnóstico de doenças humanas e capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas sobre avaliação do estado imunitário e sobre diagnóstico, prognóstico, avaliação de marcadores tumorais e transplantes, bem como o acompanhamento terapêutico de doenças infecciosas, autoimunes e imunodeficiências.
O presente módulo objetiva, juntamente com os outros módulos inseridos no
projeto INOVAÇÃO NO ENSINO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS FARMACÊUTICOS E
BIOTECNOLÓGICOS NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR E
INTERINSTITUCIONAL, aprovado no âmbito do Programa de Consórcios Acadêmicos para a
Excelência do Ensino de Graduação – CAEG da Pró-Reitoria de Graduação da USP, a
oferecer conhecimentos técnico-científicos inter e multidisciplinares para propiciar uma
formação moderna do farmacêutico para que o mesmo possa acompanhar a evolução e
inovações no desenvolvimento e produção de medicamentos, principalmente os
biotecnológicos, bem como as exigências do mercado e dos órgãos regulatórios.
Especificamente, nesse módulo serão abordados conceitos e ferramentas empregados na
Indústria 4.0 em termos da melhoria da eficiência e produtividade dos processos e segundo
os novos padrões de exigências de qualidade das agências regulatórias. Os temas abordados
prepararão o estudante para cursar os módulos seguintes, onde tópicos mais aprofundados
serão abordados. Os docentes envolvidos são de diferentes cursos e Unidades da USP, com
diferentes formações e atuação em pesquisa nas áreas de abrangência da tecnologia de
produção de medicamentos, bioprocessos, vacinas, etc. Esta diversidade no corpo docente
vem ao encontro do Programa CAEG e proporcionará ao estudante conhecimentos amplos e
integrados no tema desta disciplina/módulo.
Objetivos gerais

Conhecer e compreender a terapêutica homeopática e aspectos relacionados ao medicamento homeopático. Capacitar o aluno para atuar na área de Farmácia Homeopática desenvolvendo conhecimentos teóricos e práticos e habilidades para produção, controle e dispensação do medicamento homeopático.

Objetivos específicos

Compreender os princípios da Homeopatia e conceitos relacionados à terapêutica homeopática e ao medicamento homeopático.
Compreender o processo saúde/doença dentro da perspectiva da homeopatia reconhecendo sua concepção humanizadora e de integralidade.
Desenvolver capacitação técnica e habilidades para produção, controle e dispensação do medicamento homeopático. Ser capaz de discutir e avaliar criticamente aspectos relacionados à terapêutica homeopática e ao medicamento homeopático.
Reconhecer a contribuição da homeopatia na promoção, prevenção e recuperação da saúde.
Desenvolver a habilidade de compreender e discutir conceitos de Fisiopatologia, Farmacologia, Química Farmacêutica de doenças inflamatórias e imunológicas; e capacitar o aluno a resolver problemas relacionados aos aspectos fisiopatológicos, e aos mecanismos de ação e relação estrutura-atividade dos principais fármacos utilizados no tratamento.
A Disciplina tem por objetivo estudar e discutir os métodos de preparação e caracterização de diferentes nanoestruturas que são aplicadas à área da saúde e cosmético. Neste contexto, serão apresentados conceitos fundamentais sobre nanotecnologia e sua relevância na indústria farmacêuticas e cosmética, os principais métodos de preparação de diferentes nanopartículas (nanopartículas poliméricas, lipídicas sólidas, lipossomas, micro e nanoemulsão, nanopartículas metálicas). Serão também abordados os conceitos de técnicas de caracterização de nanoestruturas. Além destes conceitos fundamentais, serão abordados as diferentes aplicações de nanoestrutura na área da saúde e em cosméticos como, por exemplo, delivery de fármacos, biofármacos, antioxidantes, diagnóstico e teranóstico.
A Disciplina de Nanotecnologia Farmacêutica tem por objetivo transmitir aos estudantes os fundamentos e os conceitos da Nanotecnologia de forma geral e abordar a sua aplicação na área da saúde. Além disso, transmitir conhecimento dos processos de produção e caracterização de nanoestruturas bem como suas avaliações em sistemas biológicos in vitro e in vivo.
Capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos na área de desenvolvimento, manipulação, produção industrial de medicamentos e cosméticos e controle de qualidade, para o exercício das atividades inerentes ao farmacêutico que englobam o planejamento e a elaboração de formas farmacêuticas e produtos cosméticos sólidos, líquidos dispersos, semissólidos, estéreis, além de sistemas de liberação de fármacos, dentre eles os nanoestruturados.
Aplicar os conhecimentos básicos adquiridos de técnicas analíticas empregadas nas áreas microbiológica, química e física para o controle da qualidade de produtos farmacêuticos e cosméticos. Desenvolver o espírito crítico e orientar o aluno na interpretação dos resultados de acordo com a legislação vigente.
A disciplina objetiva o aprimoramento de conhecimentos na área sistemas para liberação tópica e transdérmica de fármacos, abordando o desenvolvimento farmacotécnico, terapias, técnicas de estudo, métodos e mecanismos de promoção da permeação cutânea, bem como estratégias racionais para a obtenção destes sistemas.
37 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação