Desenvolver conhecimentos cognitivos e práticos para realizar o exame clinico integrado e estabelecer um diagnostico das condições de saúde bucal; para elaborar propostas terapêuticas integradas e globais, identificando indicações e contra-indicações, prognósticos, vantagens e desvantagens, dentro das condições sociais, culturais e econômicas da comunidade, e para a elaboração de um plano de tratamento integrado composto por fases distintas, sequencia de procedimentos e tempo de tratamento; Aprimorar os conhecimentos da aplicação clínica de medicamentos na Clínica Odontológica; Capacitar os alunos a realizar o exame clínico, o diagnóstico e o tratamento das urgências odontológicas.
Tornar o aluno competente em: examinar os tecidos periodontais, diagnosticar estados de saúde e de doença periodontal e/ou peri-implantar. Adquirir conhecimentos de estratégias preventivas, conhecimento dos diferentes níveis de prevenção tanto no nível individual como no coletivo no que se refere as doenças periodontais e periimplantares. Buscar introduzir a melhor forma de tratamento preventivo.
O objetivo geral desta proposta está centrado na educação em saúde bucal, com foco em crianças, com a finalidade de divulgar conhecimento sobre a saúde bucal e formas de prevenção de doenças em paralelo à capacitação de recursos humanos da Educação Básica para inserção destes temas em sala de aula.
Dar sequência ao aprendizado iniciado no 7º período na Disciplina de Odontopediatria I, fomentando no aluno senso crítico e autonomia na prática clínica, orientando-o no atendimento odontológico de pacientes infantis, possibilitando que realize intervenções que eventualmente não tenham sido efetuadas no semestre anterior, viabilizando o fortalecimento das habilidades clínicas e a consolidação do conhecimento, com ética e cunho social.
Objetivo geral: A disciplina de Implantodontia tem como objetivo geral adicionar à formação do Cirurgião Dentista, conhecimento específico na área de implantodontia, desenvolvendo habilidades e competências para diagnosticar, planejar e indicar o tratamento com implantes osseointegrados bucais, tornando-o consciente e capaz de desempenhar seu papel perante a sociedade.
Objetivos específicos: - desenvolver e inter relacionar os conhecimentos ético, social, humanístico, científico e técnico, adquiridos ao longo do currículo, a fim de que, uma vez determinado o diagnóstico, evidenciar a causa e elaborar um plano de tratamento utilizando implantes osseointegrados, como meio auxiliar e/ou complementar da reabilitação oral; - ser capaz de realizar a análise de exames complementares, confecção de guias radiográficas e cirúrgicas e planejamento reverso; - adquirir conhecimento específico em relação à biomecânica dos implantes osseointegrados, aos tecidos peri-implantares e conectores protéticos; - simular técnicas cirúrgicas, por meio de práticas laboratoriais, com diferentes sistemas de implantes; - aplicação de medidas terapêuticas em casos de complicações com o sistema de osseointegração
Oferecer treinamento e capacitação no diagnóstico de alterações mucogengivais decorrentes ou não da doença Periodontal Crônica e/ou Agressiva e das doenças periimplantares. Adquira experiência no tratamento periodontal e peri-implantar complexo.
O objetivo geral desta proposta está centrado na educação em saúde bucal, com foco em crianças, com a finalidade de divulgar conhecimento sobre a saúde bucal e formas de prevenção de doenças em paralelo à capacitação de recursos humanos da Educação Básica para inserção destes temas em sala de aula.
Esta Disciplina visa fornecer ao aluno embasamento científico para compreender os fenômenos envolvidos na inflamação e no reparo do tecido pulpar. Especificamente, o aluno deverá ser capaz de (i) identificar os mecanismos da resposta pulpar frente às injúrias microbianas, químicas, físicas, mecânicas ou térmicas advindas da cavidade oral; (ii) discutir procedimentos clínicos que podem ser utilizados para indução do reparo tecidual; (iii) conhecer estratégias para regeneração tecidual baseadas em pesquisas com células-tronco, fatores de crescimento e diferentes arcabouços. A longo prazo, o aluno terá subsídios para elaborar projetos de pesquisa na área, embasados nos conhecimentos adquiridos nas discussões e análises críticas de artigos científicos recentes.