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Ciências Sociais

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Disciplinas

Este curso visa oferecer uma visão da sexualidade como objeto de reflexão e pesquisa na antropologia social, mapeando abordagens, perspectivas teóricas, estratégias metodológicas e seu impacto social e político. Busca-se situar criticamente o interesse que o tema da sexualidade e suas intersecções com outras modalidades de organização e classificação da subjetividade e da experiência social (tais como gênero, raça, etnia, classe e geração) têm despertado nas ciências sociais e no debate público contemporâneo, chamando a atenção para as dinâmicas societárias e culturais envolvidas em processos de formação de identidades e constituição de sujeitos de direitos.
Familiarizar o aluno de Ciências Sociais com os fundamentos teóricos e procedimentos analíticos do estruturalismo, a partir da leitura e discussão da obra de Claude Lévi-Strauss. Explorar o acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som da Antropologia para capacitar o aluno, futuro professor, para trabalhar com seus alunos do ensino médio as questões referentes à organização e cultura de diferentes grupos e sociedades.
Este curso busca trilhar o caminho que Habermas percorreu na “Teoria da Ação
Comunicativa” (TAC) para construir o conceito de ação comunicativa. Pretende-se abordar
mais especificamente as questões fundamentais do item “III: Primeira consideração
intermediária: agir social, atividade teleológica e comunicação” da TAC.
Este curso busca trilhar o caminho que Habermas percorreu na “Teoria da Ação Comunicativa”
(TAC) para provar a existência de uma ação comunicativa.
Pretende-se abordar mais especificamente as questões fundamentais do item “III: Primeira
consideração intermediária: agir social, atividade teleológica e comunicação”.
A partir da leitura apresentar as possíveis interfaces com a Participação Política em Habermas,
utilizando como fio condutor a Mudança Estrutural da Esfera Pública.
A disciplina apresenta alguns conceitos macroeconômicos fundamentais, mensuração de agregados e aplicações para a economia brasileira. Visa dar ao aluno uma primeira abordagem dos aspectos fundamentais da realidade econômica brasileira.
Esta disciplina tem por objetivo abordar temáticas presentes, mas em parte resistentes às análises antropológicas como a emoção e a moral. O foco deste curso incidirá sobre a dimensão micro-politica da emoção, dos sentimentos e da moral na (re)construção do tecido social, especialmente em contextos sociais expostos a um tipo de violência reconhecida “sob o signo do horror”, como o Apartheid, por exemplo. Neste sentido, dor, ressentimento, perdão e reconciliação, compaixão e desprezo serão explorados e analisados tanto da forma como ecoam nas relações pessoais e nas negociações cotidianas (na domesticação ou não da violência e do racismo, por exemplo) quanto nos eventos políticos mais amplos (desde revoltas populares às comissões de verdade).
apresentar uma discussão sobre pesquisa de campo
produzir etnografias
Os objetivos principais da disciplina são:
a) Complementar a formação do graduando por meio do exame de questões de vanguarda em sistemas de informação que pelo seu conteúdo, novidade ou complexidade não foram inseridos e discutidos nas demais disciplinas da área
b) Proporcionar ao aluno uma experiência de aprendizado, em termos de conteúdo e métodos pedagógicos, similar àquelas oferecidas nos cursos de pós-graduação strictu sensu.
Discutir diferentes concepções de aprendizagem na perspectiva construtivista, focalizando os movimentos que tiveram expressão no campo da educação em ciências, tais como o de valorização das concepções alternativas, o de mudança conceitual, a ideia de perfil conceitual e aprendizagem significativa.
Trata-se de um curso de leituras em torno dos conceitos de qualidade da democracia, instituições democráticas e cultura política. O foco central da discussão são as relações entre confiança política e accountability. O objeto empírico da discussão é, por um lado, o fenômeno contemporâneo de desconfiança dos cidadãos de instituições políticas e, por outro, o desempenho das instituições de representação, assim como os efeitos de ambos para o funcionamento do regime democrático. Por uma parte, serão examinados os conceitos de cultura cívica e cultura política, qualidade da democracia e confiança política em sua relação com as instituições democráticas, com base na literatura especializada recente; por outra, será discutida a significação da evidência empírica que, desde há algumas décadas, aponta para a perda sistemática ou para a formação incompleta de apoio político dos cidadãos às instituições democráticas - tanto em países de democracia consolidada, como nos que se democratizaram a partir de meados dos anos 70, a exemplo do Brasil. O desempenho do Congresso Nacional será examinado como um caso especial em sua associação com a desconfiança política. O esforço analítico se orientará em sentido comparativo, buscando apontar o significado teórico das diferentes experiências de relação entre a democratização e o modo de funcionamento das instituições.
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