Compreender as especificidades das atividades do arquiteto e do urbanista no que se refere a sua inserção profissional no mercado de trabalho. Conhecer as atribuições legais que lhe são concedidas, suas obrigações, deveres e direitos. Entender seu papel na sociedade no sentido de contribuir para seu desenvolvimento cultural, tecnológico, econômico e social.
O curso pretende abordar a produção artística recente das artes plásticas ligadas ao suporte urbano (performances, interferências e instalações) compreendendo o corpo simbólico e a sua dinâmica nos processos de identidade, significação e associação. Daremos embasamento teórico pós-estruturalista da filosofia contemporânea para justificar a abordagem histórica, relacional e espacial.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Entender a evolução das artes ligadas à performance nas metrópoles; Absorver e vivenciar conceitos ligados ao corpo-performático no espaço urbano se apropriando da cultura e identidade local; Discutir as táticas e práticas da performance associada ao suporte urbano com foco na experiência corporal;
Apresentar artistas, grupos e projetos como referência da prática criativa da performance.
1. CARACTERIZAR AS CONDIÇÕES DE CONFORTO AMBIENTAL URBANO. 2. DESENVOLVER A LEITURA E A REPRESENTAÇÃO DOS FENÔMENOS AMBIENTAIS URBANOS. 3. ESTABELECER AS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS AMBIENTAIS URBANOS E OS PADRÕES DE OCUPAÇÃO DO SOLO, O PROJETO DE ESPAÇOS ABERTOS E DESENHO DA PAISAGEM. 4. DEFINIR A INSTRUMENTAÇÃO E OS PROCEDIMENTOS PARA TRABALHOS DE CAMPO, BEM COMO PARA O TRATAMENTO DE DADOS E A ANÁLISE DOS RESULTADOS.
(1)introduzir o computador como ferramenta de linguagem gráfica; (2) indicar o papel dos programas gráficos no processo de projeto e; (3) representar elementos de projeto e apresentá-los por meio da computação gráfica.
Caracterizar a utilização do desenho como um conjunto de elementos aptos à comunicação do objeto possibilitando que do plano da idéia se passe para a representação gráfica do plano da realidade física. - Introduzir o aluno nos métodos de representação gráfica convencional. Utilização de normas e técnicas convencionais de representação.
Possibilitar ao aluno a atualização dos métodos e materiais construtivos em projeto arquitetônico com as tecnologias do séc. XXI. Introduzir a programação em processos digitais visando a eficiência e a sustentabilidade em projetos de alto desempenho.
Obter maior desenvoltura na linguagem gráfica usada no processo de produção do espaço da arquitetura: - ampliar a capacidade de fazer representações gráficas do espaço e do objeto, transformando imagens concebidas em figuras que transmitam informações de modo inteligente e inteligível; - sistemas gráficos de representação do espaço.
Abordar os temas específicos das pesquisas desenvolvidas por Sérgio Ferro a frente do Laboratoire Dessin/Chantir da École dArchitecture de Grenoble, entre 1972 e 2002, tanto nas artes plásticas como na arquitetura, buscando discutir as contribuições teóricas dessa abordagem para a pesquisa em História da Arquitetura no Brasil