Carregando
Página inicial »Biológicas » Educação Física

Educação Física

Há 338 vídeos disponíveis em 16 disciplinas desta profissão
    1 2
16 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Dar conhecimento aos alunos dos processos bioquímicos nos sistemas biológicos envolvidos no exercício físico agudo e crônico.
Dar aos alunos conceitos atuais de fisiologia do exercício e discutir os mecanismos envolvidos nas adaptações fisiológicas, agudas e crônicas, ao exercício físico. Nessa segunda disciplina serão abordados temas relativos aos sistemas cardiopulmonar, endócrino e termorregulador, bem como as adaptações ao exercício realizado em condições ambientais adversas.
Fornecer referencial teórico-prático para elaboração de programas de treinamento das capacidades motoras relacionadas ao Esporte, com ênfase na força, velocidade, resistência e flexibilidade.
Fornecer referencial teórico-prático para elaboração de programas de treinamento de força, com ênfase na aptidão física voltada para saúde.
Definir e conceituar a terminologia específica do treinamento físico;

Oferecer aos acadêmicos uma ampla visão acerca dos efeitos do treinamento físico sobre os componentes da aptidão física voltada para à saúde;

Fornecer referencial teórico-prático para elaboração de programas de treinamento físico, com ênfase na aptidão física voltada para saúde.
Estudar a utilização do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas, discutindo as limitações, os benefícios e a prescrição adequada. Preparar o profissional da área de atividade motora para a atuação em equipes de saúde multidisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais com pessoas portadoras de doenças crônico-degenerativas.
Propiciar aos alunos do Bacharelado em Educação Física e Esporte, conhecimentos básicos de Fisiologia do Exercício, discutindo as adaptações fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico, bem como, os mecanismos responsáveis por essas adaptações. Em Fisiologia da Atividade Motora I, será dada especial atenção a fisiologia muscular, nervosa e cardiovascular. Ao concluir a disciplina, o aluno deve ter adquirido conhecimentos abrangentes e estar capacitado a relacionar fisiologia do exercício às outras disciplinas do currículo.
Propiciar conhecimentos básicos bem fundamentados de Fisiologia dos Órgãos e Sistemas, bem como das bases fisiológicas da Educação Física e Desportos, para que os alunos possam aplicá-los criticamente em sua profissão.
- Analisar o esporte pelo campo da sociologia;
- Estudar teóricos de referência na área da sociologia do esporte;
- Integrar os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas da área sócio-cultural;
- Interpretar o fenômeno esportivo e as suas manifestações na sociedade contemporânea;
- Promover uma visão crítica da sociologia do esporte a partir de sua evolução histórica e autores de referência.
    1 2
16 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942