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Ciências Biológicas

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Disciplinas

O Professor de Biologia é o principal agente de saúde do país. A ele cabe ensinar as bases do funcionamento do corpo humano, suas alterações durante a vida e variações fisiopatológicas.
Fisiologia - integrando o conhecimento e permitindo entender o que são processos fisiopatológicos que defendem o organismo de agressões e processos que resultam em patologias.
Esta disciplina visa integrar os conhecimentos obtidos nas disciplinas regulares com a vivencia diária, hábitos e costumes regionais.
Os temas sempre são abordados quanto aos avanços mais recentes, relevância na saúde e formas de transmissão do conhecimento. Os alunos terão contato com profissionais da saúde e também com professores do ensino médio.
Exemplos de temas abordados: Processos de Defesa, Manuseio de Energia (obtenção e distribuição), Sistema Nervoso, Cronobiologia na Saúde e na Doença.
GERAL: Induzir o aluno ao desenvolvimento da sua potencialidade de pensamento biológico, o entendimento mais íntimo dos processos biológicos, dos fenômenos moleculares a nível de cromossomos, de genes e de atividade gênica. Dar uma formação básica de genética que permita o entendimento mais aprofundado dos processos biológicos.
ESPECÍFICOS: Noções básicas de genética molecular, de microrganismos e de regulação gênica. O estudo dos cromossomos de diferentes organismos, as alterações cromossômicas em número e estrutura e sua importância no processo evolutivo dos vegetais e dos animais. Utilização de técnicas modernas de análise cromossômica e a detecção de alterações cromossômicas. Ensaios biológicos (procariotos, vegetais e animais) para detecção de agentes genotóxicos químicos e físicos. O desenvolvimento da farmacogenética, imunogenética e erros inatos do metabolismo.
Introduzir os conceitos teóricos, os principais algoritmos e as aplicações de ferramentas computacionais para dados da biologia molecular, principalmente sequências de DNA e RNA. Visa tanto alunos com formação em biociências quanto alunos com formação em exatas.
Proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos na área de Genética relativa aos processos estudados em vários organismos e sob os aspectos molecular e cromossômico. Fornecer a formação básica ligada à Genética que permita o entendimento mais aprofundado dos processos biológicos ligados à herança e a relevância desses estudos para a sociedade.

Específicos:
Apresentar em detalhes os mecanismos moleculares de duplicação, transmissão e regulação da informação genética em eucariotos e procariotos. Revelar os aspectos básicos associados à genética de bactérias e vírus. Fornecer os fundamentos sobre o estudo dos cromossomos de diferentes organismos, as alterações cromossômicas em número e estrutura e sua importância no processo evolutivo dos vegetais e dos animais. Estudo das mutações e o significado destas para os organismos. Utilização de técnicas de análise cromossômica e a detecção de alterações cromossômicas e mutações gênicas, tanto espontâneas quanto induzidas por agentes químicos e físicos. Fornecer as bases moleculares das principais doenças genéticas na espécie humana.
Proporcionar aos alunos o contato com aspectos bioquímicos das interações entre plantas e herbívoros.
Discutir a importância dessas relações em culturas de importância econômica.
Como objetivos gerais do conteúdo de Psicofisiologia, apresentado no Curso de Aperfeiçoamento Tópicos em Psicobiologia, espera-se que o aluno possa compreender de forma interativa as bases biológicas do comportamento, em particular dos seres humanos.
1. Compreender a lógica ao utilizar a linguagem R
2. Criar e manipular banco de dados
3. Perfazer análises estatísticas utilizando a linguagem R
Subsidiar o aluno na reflexão sobre as necessidades, a complexidade e os desafios da realidade escolar, aproximando-o de referenciais teóricos sobre tal temática. Oportunizar experiências de estágio supervisionado em instituições da educação básica, preferencialmente públicas. Possibilitar a imersão no cotidiano escolar, para o aluno ser capaz de investigar e problematizar: a) a prática docente; b) as modalidades didáticas utilizadas e as novas possibilidades; c) as interações discursivas na sala de aula; d) a situação da escola no contexto das avaliações externas, tanto estaduais como federais. Espera-se que a disciplina contribua na construção da autonomia docente para planejar e executar intervenções educacionais que abordem conteúdos do escopo da Biologia, utilizando estratégias pedagógicas inovadoras, centradas no papel ativo dos alunos, e considerando a inserção de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no cotidiano escolar e para a pesquisa docente. Paralelo a esse processo de construção da prática docente, a disciplina se propõe a desenvolver a postura do professor pesquisador, a partir da discussão e aplicação de estratégias investigativas no contexto escolar.

Observação:
A disciplina deve ser cursada no 8º semestre do período Integral e no 12º semestre do período Noturno, preferencialmente após a realização das demais 350 horas de estágio obrigatório da licenciatura.
Geral: Capacitar o aluno a reconhecer e diferenciar as principais estruturas morfológicas externas das plantas com semente, com ênfase em características das folhas, flores e frutos e suas variações, aplicando esse conhecimento em áreas que envolvam diversidade vegetal.

Específico:
a) Proporcionar conhecimentos básicos sobre a morfologia externa das plantas com semente
b) Relacionar esses conhecimentos com a evolução de caracteres nas plantas
c) Proporcionar conhecimentos básicos em nomenclatura botânica
d) Capacitar os alunos a reconhecer, usando caracteres morfológicos, os grandes grupos de plantas com sementes (angiospermas e gimnospermas) e algumas famílias botânicas importantes da flora brasileira.
e) Fornecer subsídios para o entendimento da forma de reprodução nas plantas com semente, incluindo a polinização e dispersão.
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