A disciplina abordará aspectos do funcionamento da língua espanhola de especial interesse para o processo de configuração textual e para o reconhecimento das determinações discursivas nesse processo. Visa ainda ao desenvolvimento e consolidação de práticas de leitura e escrita nos alunos e à reflexão sobre sua projeção didática.
Apresentar o aluno a um modelo formal de investigação sintática (a Teoria de Princípios e Parâmetros) através da análise de estruturas de diversas línguas, com particular ênfase no português brasileiro. Levar o aluno a reanalisar descrições e definições da tradição gramatical a partir desse modelo e a formular hipóteses sobre fatos linguísticos não considerados nessa tradição. Propiciar ao aluno um conjunto explícito de generalizações sobre as propriedades sintáticas das línguas naturais em geral e do português brasileiro, em particular, que possa subsidiar sua futura atuação em sala de aula quer no ensino de língua materna, quer no ensino de línguas estrangeiras.
O objetivo do curso é preparar os alunos à análise fonológica num percurso que intende esclarecer a estrutura fonológica do português brasileiro em sua interação com a morfologia e a sintaxe.
Levar o aluno a: (i) examinar o desenvolvimento da linguagem nos vários níveis de linguagem, como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica; (ii) analisar diferentes propostas teóricas e metodológicas para o estudo do desenvolvimento da linguagem. (iii) compreender o que é a consciência fonológica, que afeta os processos de aquisição de linguagem oral e escrita, capacitando o futuro professor (de português ou de outras línguas) a identificar problemas relacionados a consciência fonológica em sala de aula.
Dar ao aluno instrumental teórico para descrever e explicar fenômenos diversos da fonologia das línguas naturais dentro dos quadros teóricos estruturalista, gerativista e da otimidade. Fornecer ao estudante a possibilidade de adquirir um conhecimento explícito sobre as propriedades e estruturas fonológicas das línguas naturais, apontando a proximidade entre tal conhecimento e a sua futura atuação em sala de aula.
O curso monográfico e com programa variável é uma iniciação aos problemas fundamentais da teoria da literatura comparada e à análise comparativa de obras literárias. Tendo como ponto de partida a reflexão sobre a relação entre diversas tradições literárias, da literatura com outras artes e dos estudos literários com outras disciplinas, o curso apresenta algumas das principais correntes da literatura comparada. Como parte do processo de aprendizagem, ao aluno é solicitada uma série de atividades culturais, tais como visita a museus e exposições diversas, apreciação de filmes e peças de teatro, entre outras.
Levar o aluno a refletir sobre um conjunto de fenômenos sintáticos, tanto do português atual como do português histórico, analisando-os e descrevendo-os, com base em instrumentos teóricos e empíricos. Investigar os fundamentos e processos da estrutura e construções sintáticas da língua portuguesa, de modo a levar o aluno à reflexão sobre a prática do ensino.
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de língua alemão como língua estrangeira. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.