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Arquitetura

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Disciplinas

Objetivo Geral
Promover reflexão acerca da luz no espaço arquitetônico contemporâneo, nas escalas do edifício e da cidade, mediante o estudo dos conceitos envolvidos e exercícios que levem em conta a iluminação natural e artificial no processo de projeto.
Objetivos Específicos
Fomentar repertório sobre conceitos, estratégias e ferramentas de projeto, com relação ao emprego da iluminação natural e de fontes de luz elétrica na modelagem do espaço arquitetônico. Avaliar a iluminação de edifícios e espaços urbanos (estudos de caso). Desenvolver exercício de projeto de espaço arquitetônico com ênfase em sua iluminação natural e artificial. Redigir monografia ou artigo científico sobre um dos tópicos abordados na disciplina.
O objetivo é o desenvolvimento de projetos de espaços urbanos e de edificações, considerando as questões de conforto ambiental e de eficiência energética tratadas nas disciplinas básicas da sequência de conforto ambiental, por meio de levantamentos de campo e ferramentas de avaliação de desempenho ambiental de espaços urbanos e de edificações.
Compreender as especificidades das atividades do arquiteto e do urbanista no que se refere a sua inserção profissional no mercado de trabalho.
Conhecer as atribuições legais que lhe são concedidas, suas obrigações, deveres e direitos.
Entender seu papel na sociedade no sentido de contribuir para seu desenvolvimento cultural, tecnológico, econômico e social.
OBJETIVOS GERAIS

O curso pretende abordar a produção artística recente das artes plásticas ligadas ao suporte urbano (performances, interferências e instalações) compreendendo o corpo simbólico e a sua dinâmica nos processos de identidade, significação e associação. Daremos embasamento teórico pós-estruturalista da filosofia contemporânea para justificar a abordagem histórica, relacional e espacial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Entender a evolução das artes ligadas à performance nas metrópoles;
• Absorver e vivenciar conceitos ligados ao corpo-performático no espaço urbano se apropriando da cultura e identidade local;
• Discutir as táticas e práticas da performance associada ao suporte urbano com foco na experiência corporal;

• Apresentar artistas, grupos e projetos como referência da prática criativa da performance.
Sensibilizar o aluno quanto a importância do conforto ambiental nos projetos de arquitetura e urbanismo. Estabelecer a importância da ergonomia e dos fatores humanos na concepção, dimensionamento e arranjo do ambiente construído. Utilizar ferramentas de geometria da insolação para projeto e avaliação de edifícios e espaços urbanos.
1. CARACTERIZAR AS CONDIÇÕES DE CONFORTO AMBIENTAL URBANO.
2. DESENVOLVER A LEITURA E A REPRESENTAÇÃO DOS FENÔMENOS AMBIENTAIS URBANOS.
3. ESTABELECER AS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS AMBIENTAIS URBANOS E OS PADRÕES DE OCUPAÇÃO DO SOLO, O PROJETO DE ESPAÇOS ABERTOS E DESENHO DA PAISAGEM.
4. DEFINIR A INSTRUMENTAÇÃO E OS PROCEDIMENTOS PARA TRABALHOS DE CAMPO, BEM COMO PARA O TRATAMENTO DE DADOS E A ANÁLISE DOS RESULTADOS.
(1)introduzir o computador como ferramenta de linguagem gráfica; (2) indicar o papel dos programas gráficos no processo de projeto e; (3) representar elementos de projeto e apresentá-los por meio da computação gráfica.
Caracterizar a utilização do desenho como um conjunto de elementos aptos à comunicação do objeto possibilitando que do plano da idéia se passe para a representação gráfica do plano da realidade física.
- Introduzir o aluno nos métodos de representação gráfica convencional. Utilização de normas e técnicas convencionais de representação.
Habilitar o aluno para a avaliação de edifícios, com
verificação qualitativa quantitativa de desempenho térmico e acústico.
Habilitar o aluno para compreensão e desenvolvimento de questões referentes à iluminação natural e artificial no ambiente construído urbano.
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