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Psicologia

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Disciplinas

Este curso visa fornecer conhecimentos mínimos necessários nos áreas de Psicologia, Biologia e Biomedicina para a formação do estudante que se inicia na carreira de pesquisador em Psicobiologia.
–Revisar noções básicas de neuroanatomia funcional, sempre relacionando estrutura e função;
–Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar a aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
–Discutir o comportamento animal e humano, buscando mecanismos neurais que os embasem, assim como discutir técnicas modernas de tratamento das doenças mentais.
Geral: Através de um enfoque multidisciplinar apresentar de forma interativa as bases biológicas do comportamento, em especial do humano.
Específicos: Os alunos deverão ser capazes de analisar o papel dos determinantes biológicos dos comportamentos motor, alimentar, sexual, emocional e das atividades mentais superiores.
a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças;
b) apontar a tensão e conflito na articulação indivíduo e sociedade;
c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos;
d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.
1 – Analisar o avanço de movimentos políticos conservadores na sociedade, em especial no âmbito da educação, a partir da crítica à sociedade administrada realizada por pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt, sobretudo por Theodor W.Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse.
2 – Apresentar subsídios teóricos que permitam analisar a dimensão psicológica de discursos totalitários e a relação entre estímulo e recepção desses discursos na sociedade administrada;
3 – Compreender a relação entre sociedade administrada, ideologia e a formação da personalidade autoritária.
4 – Estudar a concepção de educação e suas potencialidades de crítica e formação na sociedade administrada, a partir dos escritos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer.
O aluno deverá ser capaz de:
- compreender a origem histórica do conceito de personalidade;
- adquirir noções fundamentais de diferentes acepções do conceito de personalidade; e
- refletir sobre a relação indivíduo-cultura, nas diversas acepções abordadas e suas implicações na prática.
Geral: Apresentar as principais contribuições da escola Junguiana, em termos de teoria sobre funcionamento mental e das práticas psicoterápicas que derivam dessas concepções.

Específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá:
- Conhecer as condições históricas contextuais e da biografia de Jung que facilitaram a criação da Psicologia Analítica
- Conhecer o percurso da prática Junguiana, partindo do trabalho com experimentos de associação de palavras até o desenvolvimento da técnica terapêutica própria.
- Conhecer práticas terapêuticas utilizadas no campo da saúde mental derivadas da contribuição da Psicologia Analítica.
Geral:
Apresentar, de forma panorâmica, o campo da Psicologia da Personalidade, incluindo-se teorias de personalidade clássicas que não serão abordadas em disciplinas específicas ao longo do curso.
Específicos:
Ao final da disciplina o aluno deverá, de forma panorâmica:
• - Conhecer o processo de emergência histórica de personalidade como objeto de estudo da Psicologia
• - Conhecer as principais correntes teóricas no campo, a partir de critérios comparativos
• - Conhecer os principais métodos de estudo e avaliação da personalidade
• - Conhecer os termos principais que caracterizam o debate no campo referente à influência de aspectos culturais e biológicos, aos determinantes internos e externos, à relação entre personalidade e gênero e entre personalidade e saúde.
• - Conhecer e compreender os principais elementos advindos da abordagem de Murray –Personologia no campo da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas..
• - Conhecer e compreender os principais elementos advindos da abordagem de Rogeriana da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas.
• - Conhecer e compreender os principais elementos advindos das abordagens disposicionais no campo da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, com enfoque particular no Modelo “Big Five”.
Capacitar o aluno a:
- aplicar as técnicas e assimilar noções introdutórias relativas à interpretação dos resultados obtidos com as mesmas, considerando os objetivos, o contexto e as variáveis bio-psicossociais do indivíduo no processo de avaliação psicológica.
- conhecer e respeitar as implicações éticas decorrentes do uso destas técnicas.
Geral:
Esta disciplina visa fomentar no estudante, em etapa inicial da graduação em psicologia, uma atitude de abertura diante das pessoas e de seus contextos de vida, a partir do contato com serviços de saúde e de saúde mental. Almeja promover uma compreensão ampliada da atuação profissional na área saúde que considere as múltiplas dimensões envolvidas no processo saúde-doença e a necessidade de um trabalho interdisciplinar. E, assim, estimular a reflexão crítica, a criatividade e o comprometimento necessários para a atuação na área da saúde.

Específicos:
Esta disciplina visa propiciar ao graduando em psicologia a possibilidade de:
- Refletir a respeito do conceito de saúde e das implicações práticas das crenças e valores que estão associados a este conceito.
- Conhecer o contexto da saúde pública;
- Discutir a respeito da atuação do psicólogo nos diferentes níveis de atenção à saúde;
- Refletir acerca do trabalho em equipe;
- Refletir acerca da inserção da saúde mental no território e as contribuições da Psicologia nesse contexto.
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