Prover uma visão de tópicos essenciais para redes de computadores e sistemas distribuídos sob a perspectiva de sistemas, enfatizando os tópicos mais importantes para o desenvolvedor de software.
Capacitar o aluno a: i) modelar e resolver problemas baseados em grafos; ii) compreender as estruturas de dados para memória secundária, comparando-as com as alternativas para memória principal.
Apresentar ao aluno os conceitos fundamentais das principais técnicas de Inteligência Artificial. Fornecer ao aluno conceitos básicos da Linguagem Lógica PROLOG, além de programas de IA voltados a aplicações nas diversas sub-áreas de I.A.
Desenvolver um raciocínio aplicado na formulação e resolução de problemas computacionais. Utilizar programação para tornar concretos alguns dos conceitos comuns em ciência da computação.
Fornecer ao aluno, conceitos básicos e características dos sistemas de Computação Bioinspirada, enfatizando conceitos, técnicas e métodos de aquisição e representação de conhecimento não-simbólico. Introduzir ao aluno, aplicações de sistemas de Computação Bioinspirada em problemas práticos.
Oferecer uma introdução às redes neurais artificiais e suas aplicações, apresentando os principais tipos de redes de uma maneira unificada a partir de conceitos matemáticos e estatísticos.