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Ciências Biológicas

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Disciplinas

Prover meios para que os alunos apliquem as noções teóricas básicas que lhes são apresentadas na disciplina “Estatística”, ministrada por outra unidade, a dados biológicos/ecológicos. Ao final da disciplina espera-se que os participantes tenham domínio dos conceitos e procedimentos básicos em análise quantitativa, que estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos e a relatar os resultados e interpretações de forma clara e precisa tanto do ponto de vista conceitual como da língua portuguesa.
1. Confrontar a formação obtida nas disciplinas do núcleo básico com o perfil profissiográfico, no que se refere à formação de profissionais:
a) generalistas, críticos, éticos, e cidadãos com espírito de solidariedade e
b) comprometidos com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
2. Sistematizar os conceitos de ética, cidadania, solidariedade e sociedade, relacionando-os à sua atuação no âmbito pessoal e profissional (pesquisa e ensino);
3. Diferenciar os conceitos de ética e moral;
4. Discutir a conduta do professor em sala de aula como modelo para a formação de cidadãos;
5. Pesquisar conceitos da Biologia que sejam mais propícios para mostrar sua interrelação com a cidadania;
6. Analisar a ética na condução das pesquisas biológicas;
7. Analisar a ética nas relações interpessoais e com as demais espécies;
8. Analisar os conceitos de biodiversidade, preservação e conservação relacionando-os aos aspectos não específicos da área apresentados no perfil profissiográfico;
9. Aprimorar a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
Desenvolver uma base sólida de conceitos de bioquímica geral que sirva de apoio para disciplinas mais especializadas e para o trabalho experimental
Apresentar conteúdos gerais sobre algas marinhas, assim como suas características ecológicas, fisiológicas e aplicadas
Fornecer um panorama das possibilidades de explotação de recursos vegetais, com ênfase nos aspectos biológicos que podem contribuir para o aumento da produtividade e conservação do patrimônio genético das plantas.
Geral:: Fornecer noções básicas sobre a composição do globo terrestre (estrutura interna e tipos de rocha) e sobre os processos de sua dinâmica interna e externa responsáveis pela modificação da paisagem. Estudar a história geológica do planeta, discutindo os princípios básicos de ordenação cronológica dos corpos rochosos.
Específico: Conhecer a estrutura interna da Terra e os tipos básicos de rochas que compõe sua superfície. Analisar o ciclo da água e sua ação na intemperização das rochas e formação do solo. Estudar a dinâmica dos processos sedimentares nos principais tipos de ecossistemas do planeta (desérticos, fluviais, glaciais, marinhos e costeiros), e suas implicações na formação das rochas sedimentares. Adquirir noções básicas sobre Geologia Histórica, conhecendo os métodos de datação relativa e absoluta das rochas.
Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são desenvolvidas técnicas para a identificação de rochas, tipos de solos, lito- e bioestratigrafia da região de Ribeirão Preto.
O Professor de Biologia é o principal agente de saúde do país. A ele cabe ensinar as bases do funcionamento do corpo humano, suas alterações durante a vida e variações fisiopatológicas.
Fisiologia - integrando o conhecimento e permitindo entender o que são processos fisiopatológicos que defendem o organismo de agressões e processos que resultam em patologias.
Esta disciplina visa integrar os conhecimentos obtidos nas disciplinas regulares com a vivencia diária, hábitos e costumes regionais.
Os temas sempre são abordados quanto aos avanços mais recentes, relevância na saúde e formas de transmissão do conhecimento. Os alunos terão contato com profissionais da saúde e também com professores do ensino médio.
Exemplos de temas abordados: Processos de Defesa, Manuseio de Energia (obtenção e distribuição), Sistema Nervoso, Cronobiologia na Saúde e na Doença.
GERAL: Induzir o aluno ao desenvolvimento da sua potencialidade de pensamento biológico, o entendimento mais íntimo dos processos biológicos, dos fenômenos moleculares a nível de cromossomos, de genes e de atividade gênica. Dar uma formação básica de genética que permita o entendimento mais aprofundado dos processos biológicos.
ESPECÍFICOS: Noções básicas de genética molecular, de microrganismos e de regulação gênica. O estudo dos cromossomos de diferentes organismos, as alterações cromossômicas em número e estrutura e sua importância no processo evolutivo dos vegetais e dos animais. Utilização de técnicas modernas de análise cromossômica e a detecção de alterações cromossômicas. Ensaios biológicos (procariotos, vegetais e animais) para detecção de agentes genotóxicos químicos e físicos. O desenvolvimento da farmacogenética, imunogenética e erros inatos do metabolismo.
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