Apresentar o comportamento mecânico macroscópico dos materiais sólidos, fluido e plástico com a deformação produzida pela tensão, temperatura e tempo por meio de teorias tais como elasticidade, viscosidade, plasticidade, fluência e relaxação de tensão. Analisar as propriedades reológicas de diferentes materiais (polímeros, emulsões, suspensões e outros). Aplicar as equações constitutivas e modelos matemáticos para predizer os diferentes comportamentos reológicos. Utilizar a reologia como ferramenta no desenvolvimento de diferentes materiais com ênfase na viscoelasticidade dos sistemas estudados. Correlacionar os fundamentos teóricos com aplicações práticas através de experimentos desenvolvidos em aula prática.
Proporcionar ao pós-graduando reflexão e discussão sobre: (i) as abordagens do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, (ii) os recursos de avaliação e planejamento desse processo e (iii) as potencialidades e limitações metodológicas do uso de recursos tecnológicos na educação superior.
Apresentar aos alunos os conceitos básicos sobre a geração de energia nuclear e os principais tipos, características e componentes dos reatores nucleares de potência.
A disciplina tem como objetivos principais : apresentar os conhecimentos científicos e tecnológicos fundamentais a respeito da origem geológica, da estrutura, dos métodos de caracterização e das propriedades físico-químicas das argilas e dos argilominerais; discutir a aplicação desses conhecimentos aos ramos industriais que utilizam argilas como matérias-primas fundamentais, tratando especialmente os segmentos industriais de interesse nacional.
Relacionar a composição química e a microestrutura com o processamento para entender o desempenho dos materiais. Utililizar estudos de casos para fixar e aprofundar conceitos relacionados com composição química, microestrutura, processamento e desempenho de um material.
Compreender os fundamentos matemáticos da teoria da plasticidade e suas aplicações em problemas revelantes da Mecânica dos Materiais. Tomar conhecimento dos avanços recentes na compreensão dos mecanismos de deformação plástica, fratura e fluência nas diferentes classes de materiais (metálicos, cerâmicos e poliméricos). Compreender o conceito de Comportamento Mecânico do Sistema, em contraposição ao Comportamento Mecânico do Material, discutindo assuntos como Fadiga operacional, Corrosão-sob-Tensão, Fragilização por hidrogênio, Degradação radiativa de polímeros, entre outros. Discutir a mecânica dos materiais compósitos. Aplicar os conhecimentos adquiridos a problemas de interesse do aluno.