Auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas aos ensaios biológicos de medicamentos, cosméticos e correlatos dentro do conceito de controle integral de qualidade.
Gerais: Capacitar os graduandos: • a compreender os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na fisiopatologia das principais doenças dos sistemas hematopoético, imune e respiratório; • a identificar biomarcadores biológicos e alvos terapêuticos; • a analisar criticamente os mecanismos de ação dos fármacos empregados no tratamento das doenças estudadas com base nos conceitos de farmacodinâmica e farmacocinética; • A relacionar propriedades físico-químicas e estruturais a atividade biológica de fármacos, observada em diversas classes terapêuticas.
Proporcionar ao acadêmico uma visão das empresas farmacêuticas (farmácia, farmácia hospitalar, indústria de medicamentos, de alimentos e de cosméticos, laboratório de análises clínicas ). Apresentar noções dos segmentos administrativos dessas empresas: operacional, financeiro, mercadológico e de recursos humanos. Mostrar a necessidade de complemento de curso de administração, para exercer função administrativa em estabelecimentos farmacêuticos.
Proporcionar aos alunos uma visão global dos princípios gerais de Bioquímica através da introdução, exemplificação e discussão de conceitos fundamentais, procurando capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas teóricos e práticos, com o auxílio da bibliografia básica.
Proporcionar aos alunos uma visão global dos princípios gerais de Bioquímica através da introdução, exemplificação e discussão de conceitos fundamentais, procurando capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas teóricos e práticos, com o auxílio da bibliografia básica.
Espera-se que o aluno desenvolva pensamento autônomo e crítico a respeito de questões que envolvam o uso de ferramentas e testes estatísticos para análise de dados aplicados à área farmacêutica. Além disso, espera-se que o aluno aprenda conceitos de bioestatística e aplique este conhecimento na resolução de problemas científicos, técnicos e de gestão relacionados às atividades farmacêuticas.
Introduzir os conceitos básicos sobre os principais delineamentos de experimentos e ferramentas estatísticas aplicadas na área das ciências farmacêuticas e, em particular, à produção e controle de qualidade de fármacos e medicamentos.
A disciplina tem como objetivo propiciar ao aluno conhecimentos sobre a evolução histórica do ensino farmacêutico e da profissão no Brasil e o campo de atuação deste profissional, devendo ainda permitir, através da solução de problemas, vivenciar a sua formação acadêmica.
A biotecnologia têm crescido ano a ano, impactando de forma positiva diversos setores da economia, inclusive o farmacêutico. Os medicamentos de origem biotecnológica estão revolucionando o tratamento de diversas enfermidades e o interesse pela indústria por este tipo de produto tem crescido não só em âmbito mundial mas também nacionalmente. Para a consolidação deste importante setor, faz-se necessário a formação de recursos humanos especializados.
Objetivos: O presente módulo objetiva, juntamente com os outros módulos inseridos no projeto INOVAÇÃO NO ENSINO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS FARMACÊUTICOS E BIOTECNOLÓGICOS NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR E INTERINSTITUCIONAL, aprovado no âmbito do Programa de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação – CAEG da Pró-Reitoria de Graduação da USP, a oferecer conhecimentos técnico-científicos inter e multidisciplinares para propiciar uma formação moderna do farmacêutico para que o mesmo possa acompanhar a evolução e inovações no desenvolvimento e produção de medicamentos, principalmente os biotecnológicos, bem como as exigências do mercado e dos órgãos regulatórios. Especificamente nesse módulo serão empregados diferentes conceitos e ferramentas trabalhados com os estudantes no módulo anterior: Ferramentas e Conceitos empregados nos processos industriais farmacêuticos e biotecnológicos I. Para tal, será utilizado um estudo de caso envolvendo o processo de desenvolvimento e produção de um medicamento. A diversidade no corpo docente vem ao encontro do Programa CAEG e proporcionará ao estudante conhecimentos amplos e integrados no tema desta disciplina/módulo.