Carregando
Página inicial »Humanas » Geografia

Geografia

Há 90 vídeos disponíveis em 8 disciplinas desta profissão
8 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

1. Discutir concepções de educação e escola, bem como suas implicações no processo de formação docente e na Educação Geográfica. 2. Analisar as diferentes dimensões que envolvem a formação e o trabalho do professor de geografia no mundo contemporâneo. 3. Compreender as mudanças e continuidades no processo de formação docente em diferentes períodos históricos, com ênfase na relação entre a Geografia Escolar e a Geografia Acadêmica mediada pelo processo de estágio supervisionado. 4. Produzir e refletir sobre o uso de materiais e recursos didáticos na Educação Geográfica.
1. Discutir concepções de educação e escola, bem como suas implicações no processo de formação docente e na Educação Geográfica.
2. Analisar as diferentes dimensões que envolvem a formação e o trabalho do professor de geografia no mundo contemporâneo.
3. Compreender as mudanças e continuidades no processo de formação docente em diferentes períodos históricos, com ênfase na relação entre a Geografia Escolar e a Geografia Acadêmica mediada pelo processo de estágio supervisionado.
4. Produzir e refletir sobre o uso de materiais e recursos didáticos na Educação Geográfica.
1. Analisar a natureza das relações de produção e de trabalho no seio das atividades agrárias.
2. Compreender as diferenciações das estruturas agrárias face aos sistemas sócio-econômicos.
3. Enfatizar as transformações recentes no campo, especialmente no Brasil.
* Fornecer os meios básicos de utilização dos subsídios meteorológicos/climatológicos à análise geográfica da atmosfera;
* Compreender a influência dos elementos/atributos climáticos nos processos de ocupação do espaço;
* Apresentar os métodos e as técnicas adequados ao estudo da realidade climática.
Compreender os pressupostos, processos e resultados das pesquisas sobre saberes docentes e suas implicações no ensino e na formação inicial e continuada de professores de Geografia, analisando as mudanças políticas, institucionais e curriculares ocorridas neste processo nas últimas décadas
1.Orientar o planejamento e a execução de um trabalho final do Curso de Graduação, em função da opção do aluno por um tema, respeitando a pluralidade de formatos de trabalhos, segundo habilidades diversas: relatório sobre pesquisa de caráter científico-acadêmica; trabalho de natureza pedagógica, baseado em experiências de ensino, desenvolvido com alunos de ensino fundamental e médio, como, por exemplo, curso a ser ministrado; e trabalho técnico-científico, baseado em dados estatísticos e/ou na elaboração e interpretação de imagens de radar, satélite, fotografias aéreas, cartas temáticas diversas, podendo resultar em mapas, gráficos, maquetes, etc., acompanhados de memórias técnicas explicativas.
2.Realizar, através da opção feita e de acordo com suas especificidades, a síntese do aprendizado no Curso de Graduação.
3. Executar várias atividades relacionadas com o tema escolhido.
4. Desenvolver e aprimorar o domínio da língua portuguesa, em especial, da leitura e escrita de textos acadêmicos.
5. Aprimorar a utilização das TICs.
A disciplina tem como objetivo levar os alunos a conhecer o papel do homem na sociedade e as relações históricas entre cultura e meio ambiente, os modelos de desenvolvimento da sociedade e seu impacto ambiental, assim como, os desafios para o desenvolvimento sustentável no marco da justiça socio-ambiental.
8 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação