A disciplina tem o objetivo de ampliar as possibilidades de atuação didática e de pesquisa dos discentes da pós-graduação apoiando-se nos recursos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDCs). Novamente, nesta edição, temos o desafio do isolamento social imposto pela pandemia e a obrigação de usar meios digitais. Encaramos isso como uma oportunidade de explorar todas as vantagens que as TDICs oferecem tanto à docência no ensino superior como na pesquisa na pós-graduação. Atualmente os desafios relacionados à didática e à produção científica exigem dos discentes da pós-graduação o desenvolvimento de novas competências para um mercado de trabalho que precisa contar com tecnologias digitais. Ao desafiá-los a usar as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) acreditamos que estaremos dando-lhes ferramentas mediadoras do desenvolvimento dessas competências.
Ampliar as possibilidades de atuação docente dos pós-graduandos no ensino superior apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desenvolver competências relacionadas à produção científica dos pós-graduandos apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los.
Este curso visa fornecer conhecimentos mínimos necessários nos áreas de Psicologia, Biologia e Biomedicina para a formação do estudante que se inicia na carreira de pesquisador em Psicobiologia.
Revisar noções básicas de neuroanatomia funcional, sempre relacionando estrutura e função; Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar a aprofundar as informações ministradas no curso de graduação; Discutir o comportamento animal e humano, buscando mecanismos neurais que os embasem, assim como discutir técnicas modernas de tratamento das doenças mentais.
Geral: Através de um enfoque multidisciplinar apresentar de forma interativa as bases biológicas do comportamento, em especial do humano. Específicos: Os alunos deverão ser capazes de analisar o papel dos determinantes biológicos dos comportamentos motor, alimentar, sexual, emocional e das atividades mentais superiores.
a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças; b) apontar a tensão e conflito na articulação indivíduo e sociedade; c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos; d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.
1 Analisar o avanço de movimentos políticos conservadores na sociedade, em especial no âmbito da educação, a partir da crítica à sociedade administrada realizada por pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt, sobretudo por Theodor W.Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. 2 Apresentar subsídios teóricos que permitam analisar a dimensão psicológica de discursos totalitários e a relação entre estímulo e recepção desses discursos na sociedade administrada; 3 Compreender a relação entre sociedade administrada, ideologia e a formação da personalidade autoritária. 4 Estudar a concepção de educação e suas potencialidades de crítica e formação na sociedade administrada, a partir dos escritos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer.
O aluno deverá ser capaz de: - compreender a origem histórica do conceito de personalidade; - adquirir noções fundamentais de diferentes acepções do conceito de personalidade; e - refletir sobre a relação indivíduo-cultura, nas diversas acepções abordadas e suas implicações na prática.
Geral: Apresentar as principais contribuições da escola Junguiana, em termos de teoria sobre funcionamento mental e das práticas psicoterápicas que derivam dessas concepções.
Específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá: - Conhecer as condições históricas contextuais e da biografia de Jung que facilitaram a criação da Psicologia Analítica - Conhecer o percurso da prática Junguiana, partindo do trabalho com experimentos de associação de palavras até o desenvolvimento da técnica terapêutica própria. - Conhecer práticas terapêuticas utilizadas no campo da saúde mental derivadas da contribuição da Psicologia Analítica.
Geral: Apresentar, de forma panorâmica, o campo da Psicologia da Personalidade, incluindo-se teorias de personalidade clássicas que não serão abordadas em disciplinas específicas ao longo do curso. Específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá, de forma panorâmica: • - Conhecer o processo de emergência histórica de personalidade como objeto de estudo da Psicologia • - Conhecer as principais correntes teóricas no campo, a partir de critérios comparativos • - Conhecer os principais métodos de estudo e avaliação da personalidade • - Conhecer os termos principais que caracterizam o debate no campo referente à influência de aspectos culturais e biológicos, aos determinantes internos e externos, à relação entre personalidade e gênero e entre personalidade e saúde. • - Conhecer e compreender os principais elementos advindos da abordagem de Murray –Personologia no campo da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas.. • - Conhecer e compreender os principais elementos advindos da abordagem de Rogeriana da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas. • - Conhecer e compreender os principais elementos advindos das abordagens disposicionais no campo da Psicologia da Personalidade, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, com enfoque particular no Modelo “Big Five”.