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Engenharia Agronômica

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Disciplinas

Através do estudo dos conceitos básicos da organização e funcionamento dos tecidos e
órgãos nos mamíferos domésticos de interesse zootécnico, busca-se: 1) alcançar o entendimento dos
mecanismos e sistemas que permitem a operação harmoniosa do organismo animal; 2) Incentivar o
interesse na compreensão e integração daqueles mecanismos e sistemas que estão diretamente envolvidos
na prática zootécnica; 3) Introduzir conceitos centrais para disciplinas a serem cursadas posteriormente, tais
como: nutrição animal, reprodução animal, disciplinas relacionadas à produção animal princípios de
crescimento animal.
Os microrganismos são certamente o grupo mais abundante e diverso da Terra. Os mesmos são responsáveis pelos mais variados processos naturais e biotecnológicos de suma importância para o homem e sua sobrevivência. Muitos microrganismos são organismos modelos para vários estudos. Assim, o entendimento da sua genética é indispensável à pesquisa em biologia molecular e genômica, bem com para a sua utilização nos mais diversos processos biotecnológicos.
A disciplina visa capacitar o aluno a reconhecer e resolver os problemas fitopatológicos que afetam as principais grandes culturas.
Dar aos alunos conhecimentos básicos da estrutura e funcionamento da célula, de modo a capacitá-los para o entendimento da genética e do desenvolvimento de espécies vegetais e animais de interesse agronômico. Detalhar ao aluno estruturas celulares como a parede celular e seus componentes e sua importância para a produção de biomassa; mitocôndria com detalhamento da sua organização de membranas e a estrutura de seu DNA; e cloroplasto com detalhamento de suas subunidades internas e do seu DNA. Ainda, as estruturas e a organização da membrana celular com seus receptores e a importância da sinalização na interação Planta-Micro-Organismo Inseto e outras. Mostrar aos alunos a importância do conhecimento do ciclo celular incluindo o processo de divisão por mitose e meiose para o entendimento dos processos de crescimento, diferenciação e reprodução dos seres vivos. Apresentar ao aluno a visão de que o estudo da célula muito tem progredindo, sobretudo na análise molecular de seus componentes, aspecto esse fundamental, com aplicações para a Genética, Melhoramento e Biotecnologia.
Dar aos alunos conhecimentos básicos da estrutura e funcionamento da célula, de modo a capacitá-los para o entendimento da genética e do desenvolvimento de espécies vegetais e animais de interesse agronômico. Detalhar ao aluno estruturas celulares como a parede celular e seus componentes e sua importância para a produção de biomassa; mitocôndria com detalhamento da sua organização de membranas e a estrutura de seu DNA; e cloroplasto com detalhamento de suas subunidades internas e do seu DNA. Ainda, as estruturas e a organização da membrana celular com seus receptores e a importância da sinalização na interação Planta-Micro-Organismo Inseto e outras. Mostrar aos alunos a importância do conhecimento do ciclo celular incluindo o processo de divisão por mitose e meiose para o entendimento dos processos de crescimento, diferenciação e reprodução dos seres vivos. Apresentar ao aluno a visão de que o estudo da célula muito tem progredindo, sobretudo na análise molecular de seus componentes, aspecto esse fundamental, com aplicações para a Genética, Melhoramento e Biotecnologia.
Dar aos alunos conhecimentos básicos da estrutura e funcionamento da célula, de modo a capacitá-los para o entendimento da genética e do desenvolvimento de espécies vegetais e animais de interesse agronômico. Detalhar ao aluno estruturas celulares como a parede celular e seus componentes e sua importância para a produção de biomassa; mitocôndria com detalhamento da sua organização de membranas e a estrutura de seu DNA; e cloroplasto com detalhamento de suas subunidades internas e do seu DNA. Ainda, as estruturas e a organização da membrana celular com seus receptores e a importância da sinalização na interação Planta-Micro-Organismo Inseto e outras. Mostrar aos alunos a importância do conhecimento do ciclo celular incluindo o processo de divisão por mitose e meiose para o entendimento dos processos de crescimento, diferenciação e reprodução dos seres vivos. Apresentar ao aluno a visão de que o estudo da célula muito tem progredindo, sobretudo na análise molecular de seus componentes, aspecto esse fundamental, com aplicações para a Genética, Melhoramento e Biotecnologia.
Introduzir o aluno na área de gestão agroindustrial. O programa perpassa todas as áreas das ciências da administração, via conhecimento de fundamentos em administração geral, gestão de recursos humanos, empreendedorismo, marketing, planejamento estratégico, logística, crédito, tributação, contabilidade e administração financeira, cooperativismo e associativismo - com ênfase em problemas relacionados às empresas que atuam no sistema agroindustrial.
a. Abordar os temas aplicados da ciência do solo como uma continuidade do desenvolvimento conceitual de suas áreas básicas (física, química, biologia do solo e pedologia);
b. Demonstrar e discutir as vantagens e restrições das tecnologias de melhoramento funcional do solo considerando seu papel na produção agrícola, ciclo hidrológico e conservação de recursos naturais e genéticos;
c. Capacitar o aluno na elaboração de projetos de planejamento do uso da terra para fins agrícolas e ambientais.
Ministrar aos estudantes conhecimentos essenciais sobre os sistemas de produção, alimentos, alimentação e nutrição, reprodução, melhoramento, sanidade, ambiência e conforto e qualidade dos produtos de origem animal, na forma de uma visão global da produção de animais não ruminantes no Estado de São Paulo e no Brasil.
Conhecer o solo, sua origem e distribuição na paisagem. Identificar e conhecer os processos formadores de solos. Capacitar o aluno a reconhecer no campo os diferentes tipos de solos, interpretando suas vantagens e limitações aos usos agrícola e ambiental. Aprender o sistema brasileiro e conhecer os sistemas internacionais de classificação de solos. Interpretar mapas de solos para fins agrícolas e ambientais.
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Superintendência de Tecnologia da Informação