Carregando
Página inicial »Humanas » Letras

Letras

Há 79 vídeos disponíveis em 48 disciplinas desta profissão
48 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de língua alemão como língua estrangeira. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.
Apresentar ao aluno possibilidades teóricas de tratamento do texto falado e características da oralidade em sua relação com o letramento e a escrita, com base na perspectiva textual-interativa.
Apresentar aspectos práticos de língua falada, popular e culta, para que os profissionais da área de Letras sejam capazes de compreender as relações entre língua e uso, fornecendo-lhes instrumentos para a pesquisa e o ensino de português nos níveis Fundamental e Médio.
Proporcionar ao estudante uma reflexão sobre o ensino e aprendizado da literatura enquanto disciplina específica. Discutir questões teóricas que relacionam a literatura com a formação do indivíduo e do cidadão, bem como sua presença e papel no processo institucional de educação. Apresentar e discutir modelos de ensino-aprendizagem de literatura, enfocando a peculiaridade de cada gênero literário. Discutir os pressupostos críticos da configuração do cânone literário, a partir do estudo das mediações entre literatura e história. Refletir sobre os modos e práticas de leitura das obras literárias, sua história e importância enquanto ato individual e função social. Estudar os elementos de configuração do sistema literário. Refletir criticamente sobre a natureza e a função da experiência literária na sociedade contemporânea.
Fornecer um repertório de textos representativos da Antiguidade clássica de forma a propiciar aos alunos matéria de reflexão sobre questões literárias.
Apresentar aspectos teóricos e práticos da língua portuguesa, para que os profissionais da área de Letras sejam capazes de compreender a produção do texto escrito, fornecendo-lhes instrumentos para a pesquisa e o ensino de português.
Pretende-se oferecer um núcleo mais dedicado à cidade e ao espaço privado, público e todos os fenômenos denominativos aí presentes. As cidades analisadas diacronicamente, como as capitais paulista e carioca, devem oferecer subsídios aos mais variados tipos de estudos sobre o espaço urbano, bem como a reflexão da transformação deste espaço e do nome como preservação da memória do grupo. Nesta reflexão apresentam-se, ainda, as possíveis interfaces da toponímia com o turismo, revelando o espaço de modo diferenciado. Por fim, destacando as relações entre nomes pessoais e de lugares, revela-se a formação do sistema antroponímico ocidental e os fenômenos psicológicos, aspectos legais e antropológicos a ele inerentes em sua resultante atual.
Apresentar ao aluno de Graduação uma Introdução à Filologia, stricto e lato sensu. Mostrar a necessidade de busca do texto fidedigno, como edição de documentos, manuscritos ou impressos. Valorizar o estado de língua em que foi escrito originalmente o documento. Tratar o texto escrito como objeto histórico e sociocultural, e como testemunho privilegiado da língua, levando o aluno a reconhecer a importância de trabalhar, na pesquisa e no ensino, com edições fidedignas.
O que a atividade do autor como crítico ou tradutor indica sobre a sua criação artística? Como a tradução de suas obras representa uma sobrevida capaz de dotá-la de valor e revelar novos sentidos políticos? Este curso propõe um estudo de quatro escritores da tradição brasileira e anglo-americana – Machado de Assis, Henry James, Virginia Woolf e George Orwell –, procurando compreendê-los em sua atuação como críticos e/ou tradutores e, ao mesmo tempo, examinando alguns exemplos concretos de negociações literárias e políticas, em diferentes contextos nacionais e históricos. Como apoio teórico, conduziremos uma reflexão sobre a Literatura Comparada a partir dos estudos de Barbara Cassin e Emily Apter sobre os intraduzíveis, e também das experiências e considerações de Auerbach e Leo Spitzer em torno do conceito de Weltliteratur.
48 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação