O Professor de Biologia é o principal agente de saúde do país. A ele cabe ensinar as bases do funcionamento do corpo humano, suas alterações durante a vida e variações fisiopatológicas. Fisiologia - integrando o conhecimento e permitindo entender o que são processos fisiopatológicos que defendem o organismo de agressões e processos que resultam em patologias. Esta disciplina visa integrar os conhecimentos obtidos nas disciplinas regulares com a vivencia diária, hábitos e costumes regionais. Os temas sempre são abordados quanto aos avanços mais recentes, relevância na saúde e formas de transmissão do conhecimento. Os alunos terão contato com profissionais da saúde e também com professores do ensino médio. Exemplos de temas abordados: Processos de Defesa, Manuseio de Energia (obtenção e distribuição), Sistema Nervoso, Cronobiologia na Saúde e na Doença.
GERAL: Induzir o aluno ao desenvolvimento da sua potencialidade de pensamento biológico, o entendimento mais íntimo dos processos biológicos, dos fenômenos moleculares a nível de cromossomos, de genes e de atividade gênica. Dar uma formação básica de genética que permita o entendimento mais aprofundado dos processos biológicos. ESPECÍFICOS: Noções básicas de genética molecular, de microrganismos e de regulação gênica. O estudo dos cromossomos de diferentes organismos, as alterações cromossômicas em número e estrutura e sua importância no processo evolutivo dos vegetais e dos animais. Utilização de técnicas modernas de análise cromossômica e a detecção de alterações cromossômicas. Ensaios biológicos (procariotos, vegetais e animais) para detecção de agentes genotóxicos químicos e físicos. O desenvolvimento da farmacogenética, imunogenética e erros inatos do metabolismo.
1) Desmistificar o ensino de Botânica por meio de uma abordagem atualizada e contextualizada; 2) Estimular professores da Educação Básica no desenvolvimento de diferentes estratégias didáticas nas suas atuações emsala de aula; 3) Discutir e refletir sobre o significado de aulas práticas no seu sentido amplo e sua aplicação
Introduzir os conceitos teóricos, os principais algoritmos e as aplicações de ferramentas computacionais para dados da biologia molecular, principalmente sequências de DNA e RNA. Visa tanto alunos com formação em biociências quanto alunos com formação em exatas.
Proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos na área de Genética relativa aos processos estudados em vários organismos e sob os aspectos molecular e cromossômico. Fornecer a formação básica ligada à Genética que permita o entendimento mais aprofundado dos processos biológicos ligados à herança e a relevância desses estudos para a sociedade.
Específicos: Apresentar em detalhes os mecanismos moleculares de duplicação, transmissão e regulação da informação genética em eucariotos e procariotos. Revelar os aspectos básicos associados à genética de bactérias e vírus. Fornecer os fundamentos sobre o estudo dos cromossomos de diferentes organismos, as alterações cromossômicas em número e estrutura e sua importância no processo evolutivo dos vegetais e dos animais. Estudo das mutações e o significado destas para os organismos. Utilização de técnicas de análise cromossômica e a detecção de alterações cromossômicas e mutações gênicas, tanto espontâneas quanto induzidas por agentes químicos e físicos. Fornecer as bases moleculares das principais doenças genéticas na espécie humana.
Proporcionar aos alunos o contato com aspectos bioquímicos das interações entre plantas e herbívoros. Discutir a importância dessas relações em culturas de importância econômica.
Como objetivos gerais do conteúdo de Psicofisiologia, apresentado no Curso de Aperfeiçoamento Tópicos em Psicobiologia, espera-se que o aluno possa compreender de forma interativa as bases biológicas do comportamento, em particular dos seres humanos.