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Engenharia de Computação

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Disciplinas

Apresentar os conceitos básicos de arquitetura de computadores e formas de analisar desempenho, custo e energia dos computadores. Estudar a organização e a arquitetura dos processadores, dos sistemas de memória e dos sistemas de entrada e saída utilizados nos computadores. Introduzir a organização avançada de computadores: pipeline, superescalares e multicore. Identificar as barreiras tecnológicas.
Transmitir conceitos fundamentais relacionados com Sistemas Embarcados, para desenvolver habilidades de concepção e desenvolvimento de dispositivos e sistemas.
Entender as principais ameaças a redes e sistemas computacionais, bem como os princípios básicos e normas de Segurança da Informação/CyberSecurity, apresentando e comparando as principais tecnologias de proteção.
O objetivo deste curso é introduzir as principais ferramentas de Machine Learning e as suas formas de aplicação.
As explicações teóricas são complementadas com exemplos de programas em Python, ilustrando o uso das ferramentas de Machine Learning na prática. Vale ressaltar que os alunos não precisam ser programadores de linguagem Python para entender estes exemplos. Entretanto, uma noção básica da lógica de programação é sempre útil.
As aplicações devem ser robustas em termos de qualidade nos atributos:
usabilidade, disponibilidade, desempenho, segurança, rastreabilidade, precisão entre outros.
Habilitar o estudante a avaliar o projeto das aplicações através de modelos e técnicas
arquiteturais, usando métodos estruturados.
Conhecer as tecnologias básicas necessárias ao desenvolvimento de sistemas interativos imersivos, tais como recursos de multimídia, realidade virtual e aumentada. Discussão crítica do estado da arte, perspectivas de evolução e desafios a serem vencidos. Desenvolver habilidades relacionadas à criação e produção de sistemas interativos imersivos.
Aperfeiçoamento de conceitos de área específica. Identificação do estado-da-arte em tema específico. Obtenção de conhecimentos práticos e habilidades associadas ao planejamento, execução, documentação e apresentação de um projeto de pesquisa no contexto do Programa de Pré-Mestrado em Engenharia de Computação (PPMEC) e de Iniciação Científica.
Apresentar conceitos avançados de arquitetura de computadores e técnicas de projeto de elementos arquiteturais e processadores. Estudar os aspectos arquiteturais de suporte ao paralelismo em todas as suas formas, hierarquia de memórias avançadas, suporte ao sistema operacional, proteção de dados e virtualização. Entender e aplicar análise de desempenho, consumo de energia, custo e área.
Apresentar os conceitos básicos de arquitetura de computadores e formas de analisar desempenho, custo e energia dos computadores. Estudar a organização e a arquitetura dos processadores, dos sistemas de memória e dos sistemas de entrada e saída utilizados nos computadores. Introduzir a organização avançada de computadores: pipeline, superescalares e multicore. Identificar as barreiras tecnológicas.
Proporcionar o aprendizado das leis básicas do eletromagnetismo em regime estacionário ou quase-estacionário.
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Superintendência de Tecnologia da Informação