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Psicologia

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Disciplinas

Introduzir o aluno nos aspectos anatômicos e fisiológicos do Processamento Visual Central.
Este curso visa fornecer conhecimentos mínimos necessários nos áreas de Psicologia, Biologia e Biomedicina para a formação do estudante que se inicia na carreira de pesquisador em Psicobiologia. Atende a demanda de alunos que procuram estágios nos diversos laboratórios da Psicobiologia, do Dep. de Psicologia. Ao mesmo tempo, servirá como um treinamento para aqueles que pretendem continuar seus estudos em programas de pós- graduação stricto sensu afins à Psicobiologia.
Gerais:
Discutir a análise funcional do comportamento como ferramenta de trabalho derivada da Análise Experimental do Comportamento e suas aplicações em diferentes ambientes de intervenção.

Específicos:
Os alunos deverão, no final da disciplina, ser capazes de:
- Discutir as bases filosóficas que fundamentam a Análise do Comportamento, assim como os princípios teóricos que norteiam a sua ação e as práticas decorrentes.
- Conceituar a contingência de três termos e identificar esse conceito como a ferramenta básica para a intervenção dentro desta perspectiva teórica.
- Analisar situações práticas sob a ótica da Análise do Comportamento Aplicada nos diferentes espaços do fazer do Psicólogo.
- Analisar e definir a multideterminação do comportamento em termos de relações funcionais entre o indivíduo e seu ambiente.
A disciplina tem o objetivo de ampliar as possibilidades de atuação didática e de pesquisa dos discentes da pós-graduação apoiando-se nos recursos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDCs). Novamente, nesta edição, temos o desafio do isolamento social imposto pela pandemia e a obrigação de usar meios digitais. Encaramos isso como uma oportunidade de explorar todas as vantagens que as TDICs oferecem tanto à docência no ensino superior como na pesquisa na pós-graduação.
Atualmente os desafios relacionados à didática e à produção científica exigem dos discentes da pós-graduação o desenvolvimento de novas competências para um mercado de trabalho que precisa contar com tecnologias digitais. Ao desafiá-los a usar as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) acreditamos que estaremos dando-lhes ferramentas mediadoras do desenvolvimento dessas competências.
Ampliar as possibilidades de atuação docente dos pós-graduandos no ensino superior apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Desenvolver competências relacionadas à produção científica dos pós-graduandos apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los.
Capacitar o aluno a:
- aplicar as técnicas e assimilar noções introdutórias relativas à interpretação dos resultados obtidos com as mesmas, considerando os objetivos, o contexto e as variáveis bio-psicossociais do indivíduo no processo de avaliação psicológica.
- conhecer e respeitar as implicações éticas decorrentes do uso destas técnicas.
Este curso visa fornecer conhecimentos mínimos necessários nos áreas de Psicologia, Biologia e Biomedicina para a formação do estudante que se inicia na carreira de pesquisador em Psicobiologia.
–Revisar noções básicas de neuroanatomia funcional, sempre relacionando estrutura e função;
–Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar a aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
–Discutir o comportamento animal e humano, buscando mecanismos neurais que os embasem, assim como discutir técnicas modernas de tratamento das doenças mentais.
Geral: Através de um enfoque multidisciplinar apresentar de forma interativa as bases biológicas do comportamento, em especial do humano.
Específicos: Os alunos deverão ser capazes de analisar o papel dos determinantes biológicos dos comportamentos motor, alimentar, sexual, emocional e das atividades mentais superiores.
Geral:
Apresentar ao aluno a caracterização da área de Psicologia de Aprendizagem e suas aplicações. O conteúdo da disciplina envolverá os conceitos de Análise do Comportamento.
Específicos:
O aluno deve ser capaz de:
- Identificar conceitos, princípios e procedimentos empregados na análise das relações entre comportamento e meio ambiente.
- Realizar em laboratório experimentos que demonstrem os princípios aprendidos em aula.
- Identificar processos de aquisição de discriminações complexas e suas aplicações.
- Analisar as pesquisas clássicas e recentes sobre aprendizagem animal e discutir suas limitações.
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Superintendência de Tecnologia da Informação