Carregando
Página inicial »Biológicas » Fisioterapia

Fisioterapia

Há 387 vídeos disponíveis em 10 disciplinas desta profissão
10 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

GERAIS:

- Contribuir para que o acadêmico de Fisioterapia adquira conhecimento teórico sobre a Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório, bem como fornecer conhecimento sobre as principais Fisiopatologias Pulmonares.
- Fundamentar conceitos e princípios fundamentais próprios da Fisioterapia Respiratória Ambulatorial e Hospitalar
- Fornecer ao acadêmico conhecimento das técnicas de avaliação e tratamento em Fisioterapia Respiratória
- Fornecer ao acadêmico de Fisioterapia o conhecimento da atuação na prevenção como no tratamento das pneumopatias.
- Fornecer ao acadêmico fundamentação e embasamento científico da Fisioterapia Respiratória visando com isso despertar o senso crítico dos profissionais que atuam nesta especialidade.
- Orientá-los, contribuindo para a formação ética deste futuro profissional

ESPECÍFICOS:

Espera-se que, após a conclusão do curso de Fisioterapia Respiratória, os alunos estejam aptos a:
- Demonstrar conhecimento e habilidade em avaliar pacientes, por testes clínicos ou pelo manuseio de equipamentos de avaliação em Fisioterapia Respiratória.
- Definir, planejar e executar o tratamento adequado aos pacientes com doenças pulmonares ou comprometimento pulmonar consequente a outras doenças e/ou disfunções.
- Demonstrar habilidade em manusear os equipamentos e executar técnicas manuais aplicados em pacientes com doenças pulmonares ou comprometimento pulmonar consequente a outras doenças e/ou disfunções.
- Dominar programas de Reabilitação Pulmonar.
- Demonstrar domínio básico do uso tecnicamente correto dos equipamentos e técnicas utilizados em Ventilação Mecânica e Monitoração Respiratória.
Apresentar conceitos básicos sobre propriedades e estruturas das biomoléculas, das vias metabólicas e sua integração e do fluxo de informação do DNA para proteínas.
Instrumentar e capacitar o aluno para planejar, desenhar e conduzir a pesquisa científica desde a sua concepção, baseando-se em preceitos filosóficos e metodológicos condizentes com a pergunta de pesquisa. Capacitar o aluno a buscar e identificar literatura científica de qualidade. Adequar a aquisição de dados e sinais biológicos ao desenho experimental proposto, o que se dá por meio do entendimento da natureza e características do sinal biológico, suas possibilidades de captação e armazenamento, processamento, tratamento e análise. Explorar novas técnicas avançadas de processamento e análise de sinais biológicos. Capacitar o aluno, por meio de visão crítica, a compreender, escolher e aplicar testes estatísticos paramétricos e não-paramétricos durante o delineamento e a redução de resultados de pesquisas clínicas.
Introduzir a Farmacologia como ciência, de maneira a contribuir para a formação profissional do fisioterapeuta no âmbito das suas atividades assistenciais, educacionais e na promoção da qualidade de vida.
Promover o aprendizado de conceitos, alterações fisiológicas em determinadas fases da vida da mulher, epidemiologia, etiopatogenia, fisiopatologia de doenças em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, que serão úteis para a prática clínica futura do estudante de fisioterapia.
- Analisar a mecânica e fisiologia dos complexos articulares de membros inferiores, superiores e coluna vertebral
- Abordar e discutir os fatores fundamentais e determinantes da mecânica normal do movimento humano
- Abordar e discutir as propriedades mecânicas dos tecidos biológicos
- Estabelecer relações entre a presença e ausência de adequados estímulos mecânicos externos e as respostas dos tecidos biológicos
- Discutir as bases mecânicas dos métodos de avaliação dos segmentos articulares e estabelecer relações com a biomecânica do movimento e postura humana
- Oportunizar condições para o aluno prosseguir no estudo e investigação científica do movimento e postura humana
Esta disciplina tem como objetivo ensinar o aluno a avaliar, quantificar, qualificar, classificar, comparar e reavaliar a função dos diferentes segmentos corpóreos, a fim de detectar qualquer alteração funcional. A disciplina oferece aos alunos subsídios para proceder discussões sobre avaliação funcional e reeducação funcional, além do treinamento prático das técnicas de avaliação funcional fisioterápica. A disciplina também desenvolve o senso crítico de investigação e treina o profissional na habilidade sobre relatórios técnicos sobre a avaliação clínica do paciente. Para tanto, as considerações sobre o assunto deverão fundamentar-se em princípios que abordem os seguintes temas: métodos de avaliação ósteo-mio-articular segmentar, avaliação torácica, avaliação postural e avaliação da marcha.
Os vídeos foram elaborados pela equipe de residentes fisioterapeutas do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em colaboração com a equipe de fisioterapeutas da Secretária Municipal de Saúde de Ribeirão Preto - SP. Ano de 2017
SE VOCÊ TEM DOR LOMBAR, PROCURE UM FISIOTERAPEUTA
Material elaborados pela equipe de residentes fisioterapeutas do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em colaboração com a Secretária Municipal de Saúde de Ribeirão Preto – SP - Ano de 2017
Os vídeos foram elaborados pela equipe de residentes fisioterapeutas do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em colaboração com a equipe de fisioterapeutas da Secretária Municipal de Saúde de Ribeirão Preto - SP.
Ano de 2017
10 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação