Carregando
Página inicial »Biológicas » Engenharia Agronômica

Engenharia Agronômica

Há 295 vídeos disponíveis em 28 disciplinas desta profissão
28 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Capacitar os alunos a entender o princípio de funcionamento dos mecanismos e máquinas motoras mais importantes utilizadas no processo de produção agropecuária. Contextualizar o uso de máquinas motoras quanto às novas tecnologias, ao seu preparo para o trabalho, manutenção e operação.
Transmitir aos alunos conceitos gerais e metodologias empregadas no controle químico de doenças de plantas.
Descrever os processos biofísicos e bioquímicos envolvidos nos mecanismos fisiológicos dos vegetais. Reconhecer os processos fisiológicos das plantas e dos fatores ambientais nestes processos. Relacionar a fisiologia das plantas com a produtividade, melhoramento, resistência, ecologia, técnicas de cultivo e demais aspectos afins.
Os objetivos da disciplina são: (1) Interpretar e resolver problemas envolvendo o modelo linear de Gauss-Markov em suas diversas caracterizações. (2) Identificar funções estimáveis e construir estimativas por ponto, por intervalo e por região. (3) Realizar análises de variância e interpretar conceitos sobre projeção ortogonal e decomposição ortogonal de somas de quadrados. (4) Discutir as formas quadráticas de interesse e identificar hipóteses na presença de desbalanceamento com ou sem caselas vazias. (5) Utilizar recursos computacionais.
Apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando a sua variabilidade espacial e sua relaçao com possiveis causas, enfocando o mapeamento da produtividade das culturas, o monitoramento e mapeamento de atributos de plantas e solos, o uso de sensores e a aplicação localizada de insumos. São também abordadas as ferramentas associadas e suas aplicações, tais como GNSS e SIG.
Apresentar, analisar e discutir as causas do insucesso do sistema convencional em ambiente tropical, as quais estimularam a adoção dos sistemas de produção agrícola em plantio direto. Discutir critérios relativos à adequação, diversificação e implantação desse sistema, e sua importância à conservação do solo e água, e acúmulo de carbono no solo.
Conhecer as condições de formação, a estrutura, a classificação, a reatividade e a estabilidade dos mineriais primários e secundários mais comuns em solos. Conhecer as técnicas de identificação envolvendo os pré-tratamentos e fundamentos dos métodos para caracterização dos minerais do solo.
Capacitar o aluno para o entendimento dos conceitos e princípios fundamentais da fitopatologia. Conscientizar o acadêmico sobre a importância das doenças no processo produtivo. Prover conhecimentos sobre a interação patógenos-hospedeiros, métodos de diagnose e manejo de doenças visando a redução dos danos às culturas.
Através do estudo dos conceitos básicos da organização e funcionamento dos tecidos e
órgãos nos mamíferos domésticos de interesse zootécnico, busca-se: 1) alcançar o entendimento dos
mecanismos e sistemas que permitem a operação harmoniosa do organismo animal; 2) Incentivar o
interesse na compreensão e integração daqueles mecanismos e sistemas que estão diretamente envolvidos
na prática zootécnica; 3) Introduzir conceitos centrais para disciplinas a serem cursadas posteriormente, tais
como: nutrição animal, reprodução animal, disciplinas relacionadas à produção animal princípios de
crescimento animal.
28 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942