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Ciências Biológicas

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Disciplinas

Geral: Fornecer subsídios para que os alunos conheçam os grupos rotineiramente tratados como “Invertebrados” e as relações entre eles, associando sua biologia, ecologia e anatomia ao meio em que os animais vivem e focando as suas relações filogenéticas. Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são aplicadas técnicas para a identificação da morfologia interna e externa nos grupos listados no conteúdo.
Específico: Espera-se que os estudantes alcancem formação para: 1) identificar os diferentes grupos, analisando as estruturas características de cada taxa; 2) associar a estrutura corpórea do animal ao meio que vivem; 3) compreender as características dos principais órgãos e associar as funções de cada um à biologia do animal; 4) entender os processos evolutivos dos grupos estudados e a relação com os demais grupos animais.
Fornecer um panorama das possibilidades de explotação de recursos vegetais, com ênfase nos aspectos biológicos que podem contribuir para o aumento da produtividade e conservação do patrimônio genético das plantas.
1) Fornecer as bases teóricas referentes aos níveis de organização de indivíduos a populações; 2) Fornecer conceitos sobre padrões e processos em sistemas ecológicos; 3) Fornecer apoio conceitual para as demais disciplinas da área de Ecologia; 4) Estabelecer relações entre as abordagens dos conteúdos desta disciplina e as utilizadas no Ensino Básico, a fim de favorecer a transposição de conceitos ecológicos, no âmbito da Prática como Componente Curricular. 5) Fornecer oportunidades para que os alunos aprimorem a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.
Desenvolver atividades práticas que reforcem as possibilidades de explotação de recursos vegetais, visando o aprimoramento de habilidades laboratoriais para pesquisa e/ou ensino de Botânica. Oferecer possibilidades de treinamento de escrita científica na forma de resumos e/ou relatórios
Geral:: Fornecer noções básicas sobre a composição do globo terrestre (estrutura interna e tipos de rocha) e sobre os processos de sua dinâmica interna e externa responsáveis pela modificação da paisagem. Estudar a história geológica do planeta, discutindo os princípios básicos de ordenação cronológica dos corpos rochosos.
Específico: Conhecer a estrutura interna da Terra e os tipos básicos de rochas que compõe sua superfície. Analisar o ciclo da água e sua ação na intemperização das rochas e formação do solo. Estudar a dinâmica dos processos sedimentares nos principais tipos de ecossistemas do planeta (desérticos, fluviais, glaciais, marinhos e costeiros), e suas implicações na formação das rochas sedimentares. Adquirir noções básicas sobre Geologia Histórica, conhecendo os métodos de datação relativa e absoluta das rochas.
Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são desenvolvidas técnicas para a identificação de rochas, tipos de solos, lito- e bioestratigrafia da região de Ribeirão Preto.
O Professor de Biologia é o principal agente de saúde do país. A ele cabe ensinar as bases do funcionamento do corpo humano, suas alterações durante a vida e variações fisiopatológicas.
Fisiologia - integrando o conhecimento e permitindo entender o que são processos fisiopatológicos que defendem o organismo de agressões e processos que resultam em patologias.
Esta disciplina visa integrar os conhecimentos obtidos nas disciplinas regulares com a vivencia diária, hábitos e costumes regionais.
Os temas sempre são abordados quanto aos avanços mais recentes, relevância na saúde e formas de transmissão do conhecimento. Os alunos terão contato com profissionais da saúde e também com professores do ensino médio.
Exemplos de temas abordados: Processos de Defesa, Manuseio de Energia (obtenção e distribuição), Sistema Nervoso, Cronobiologia na Saúde e na Doença.
GERAL: Induzir o aluno ao desenvolvimento da sua potencialidade de pensamento biológico, o entendimento mais íntimo dos processos biológicos, dos fenômenos moleculares a nível de cromossomos, de genes e de atividade gênica. Dar uma formação básica de genética que permita o entendimento mais aprofundado dos processos biológicos.
ESPECÍFICOS: Noções básicas de genética molecular, de microrganismos e de regulação gênica. O estudo dos cromossomos de diferentes organismos, as alterações cromossômicas em número e estrutura e sua importância no processo evolutivo dos vegetais e dos animais. Utilização de técnicas modernas de análise cromossômica e a detecção de alterações cromossômicas. Ensaios biológicos (procariotos, vegetais e animais) para detecção de agentes genotóxicos químicos e físicos. O desenvolvimento da farmacogenética, imunogenética e erros inatos do metabolismo.
O objetivo desta disciplina é estimular a compreensão e avaliação crítica dos métodos, conceitos e teorias da área de Ciências Biológicas e suas relações com o Ensino de Ciências por meio da:
(1) discussão dos pressupostos e limites da explicação, do conhecimento e da compreensão científica,
(2) instrumentação dos alunos para a avaliação de teorias e suas relações com observações,
(3) discussão sobre as relações entre a natureza da ciência e o ensino de ciências,
(4) distinção entre explicações causais mecanicistas e teleológicas dos fenômenos naturais e, especificamente, biológicos,
(5) discussão da aplicabilidade de raciocínios indutivo e dedutivo em ciências biológicas e no ensino de ciências em geral,
(6) introdução a conceitos de ética e de teorias da moral,
(7) discussão de temas de ética aplicada à atuação do biólogo e do professor de biologia e ciências,
(8) investigação da relação entre ciência e valores nas atividades científica e docente.
Finalmente, tendo em vista a formação de professores, o curso visa aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa por meio do desenvolvimento de atividades específicas de interpretação e produção de textos em diferentes gêneros e do uso de outras linguagens, como imagens, vídeos, blogs, etc.
Geral: Dar aos alunos noções fundamentais sobre os aspectos gerais do metabolismo celular, seus mecanismos de regulação e bioenergética.
Específico: Desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar, resolver exercícios, responder a questões, tirar conclusões e desenvolver atividade crítica que permita análise objetiva dos processos do metabolismo celular.
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