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Engenharia de Computação

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Disciplinas

Conhecer as tecnologias básicas necessárias ao desenvolvimento de sistemas interativos imersivos, tais como recursos de multimídia, realidade virtual e aumentada. Discussão crítica do estado da arte, perspectivas de evolução e desafios a serem vencidos. Desenvolver habilidades relacionadas à criação e produção de sistemas interativos imersivos.
Aperfeiçoamento de conceitos de área específica. Identificação do estado-da-arte em tema específico. Obtenção de conhecimentos práticos e habilidades associadas ao planejamento, execução, documentação e apresentação de um projeto de pesquisa no contexto do Programa de Pré-Mestrado em Engenharia de Computação (PPMEC) e de Iniciação Científica.
Apresentar conceitos avançados de arquitetura de computadores e técnicas de projeto de elementos arquiteturais e processadores. Estudar os aspectos arquiteturais de suporte ao paralelismo em todas as suas formas, hierarquia de memórias avançadas, suporte ao sistema operacional, proteção de dados e virtualização. Entender e aplicar análise de desempenho, consumo de energia, custo e área.
O objetivo deste curso é instrumentar o professor a exercer seu papel no mundo digital em que vivemos, entendendo que o papel do professor é possibilitar que nossos estudantes tenham acesso a informações, vivam experiências e reflitam sobre elas.
Apresentar os conceitos relacionados com a pesquisa científica na área de Engenharia de Computação bem como a metodologia para a condução das atividades de pesquisa e os padrões e formatos para a produção dos resultados científicos.
- Apresentar conceitos fundamentais para fluidos em repouso e em movimento.
- Desenvolver as equações fundamentais da mecânica dos fluidos e suas aplicações em escoamentos.
- Possibilitar aos alunos realizar experiências com medição de grandezas básicas como pressão, velocidade e vazão em escoamento de fluidos.
Apresentar conceitos avançados de arquitetura de computadores e técnicas de projeto de elementos arquiteturais e processadores. Estudar os aspectos arquiteturais de suporte ao paralelismo em todas as suas formas, hierarquia de memórias avançadas, suporte ao sistema operacional, proteção de dados e virtualização. Entender e aplicar análise de desempenho, consumo de energia, custo e área.
Reforçar os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas teóricas de redes de computadores através de experimentos práticos de projetos sob este tema. As experiências abrangem atividades que incluem planejamento e configuração de rede, roteamento, redes sem fio e de sensores, qualidade de serviço, segurança de redes, redes definidas por software, instalação e configuração de serviços de rede e desenvolvimento de aplicações de redes.
Introduzir os conceitos básicos e as técnicas de análise e síntese de circuitos lógicos combinatórios, aplicados à solução de problemas da Engenharia de Computação. Apresentar os principais blocos funcionais básicos de circuitos digitais combinatórios, suas características e formas de utilização. Desenvolver pequenos projetos de circuitos digitais com base nesses blocos, introduzindo a metodologia de projeto estruturado. Estudo da linguagem de descrição de hardware (HDL) como uma ferramenta de descrição e simulação de circuitos e sistemas digitais.
Material de referência para a criação de conteúdo online para cursos de graduação e pós-graduações do departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP
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Superintendência de Tecnologia da Informação