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Letras

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Disciplinas

Fornecer um repertório de textos representativos da Antiguidade clássica de forma a propiciar aos alunos matéria de reflexão sobre questões literárias.
Pretende-se oferecer um núcleo mais dedicado à cidade e ao espaço privado, público e todos os fenômenos denominativos aí presentes. As cidades analisadas diacronicamente, como as capitais paulista e carioca, devem oferecer subsídios aos mais variados tipos de estudos sobre o espaço urbano, bem como a reflexão da transformação deste espaço e do nome como preservação da memória do grupo. Nesta reflexão apresentam-se, ainda, as possíveis interfaces da toponímia com o turismo, revelando o espaço de modo diferenciado. Por fim, destacando as relações entre nomes pessoais e de lugares, revela-se a formação do sistema antroponímico ocidental e os fenômenos psicológicos, aspectos legais e antropológicos a ele inerentes em sua resultante atual.
Apresentar ao aluno de Graduação uma Introdução à Filologia, stricto e lato sensu. Mostrar a necessidade de busca do texto fidedigno, como edição de documentos, manuscritos ou impressos. Valorizar o estado de língua em que foi escrito originalmente o documento. Tratar o texto escrito como objeto histórico e sociocultural, e como testemunho privilegiado da língua, levando o aluno a reconhecer a importância de trabalhar, na pesquisa e no ensino, com edições fidedignas.
O que a atividade do autor como crítico ou tradutor indica sobre a sua criação artística? Como a tradução de suas obras representa uma sobrevida capaz de dotá-la de valor e revelar novos sentidos políticos? Este curso propõe um estudo de quatro escritores da tradição brasileira e anglo-americana – Machado de Assis, Henry James, Virginia Woolf e George Orwell –, procurando compreendê-los em sua atuação como críticos e/ou tradutores e, ao mesmo tempo, examinando alguns exemplos concretos de negociações literárias e políticas, em diferentes contextos nacionais e históricos. Como apoio teórico, conduziremos uma reflexão sobre a Literatura Comparada a partir dos estudos de Barbara Cassin e Emily Apter sobre os intraduzíveis, e também das experiências e considerações de Auerbach e Leo Spitzer em torno do conceito de Weltliteratur.
Proporcionar ao aluno conhecimento de uma língua indígena que, num determinado momento da História brasileira, teve larga veiculação, bem como oferecer elementos básicos para o estudo de brasileirismos e treinamento para investigação de campo em línguas indígenas.
Apresentar a poesia religiosa armênia; apresentar poemas da tradição trovadoresca da literatura armênia.

O curso visa a fornecer instrumentos práticos para que os profissionais da área de Letras possam analisar e interpretar textos da literatura armênia, capacitando-os a discutir problemas concernentes à narrativa e às relações entre literatura e sociedade.
Apresentar as diversas formas de manifestações artísticas e culturais armênias.
O curso – monográfico e com programa variável – é uma iniciação aos problemas fundamentais da teoria da literatura comparada e à análise comparativa de obras literárias. Tendo como ponto de partida a reflexão sobre a relação entre diversas tradições literárias, da literatura com outras artes e dos estudos literários com outras disciplinas, o curso apresenta algumas das principais correntes da literatura comparada. Como parte do processo dem aprendizagem, ao aluno é solicitada uma série de atividades culturais, tais como: visita a museus e exposições diversas, apreciação de filmes e peças de teatro, entre outras.
O curso procura estudar as especificidades do gênero lírico antigo, em particular na poesia latina, diferencian-do-o principalmente dos gêneros da elegia e do iambo, com os quais aquele gênero poético admite certa con-finidade. Para tanto, parte da teorização poética presente quer nalguns rétores, gramáticos e metricistas anti-gos, quer nos próprios poetas, em passos direta ou indiretamente preceptivos de seus poemas, quando denun-ciam, assim, a consciência das diferenças e da confinidade entre aqueles gêneros de poesia. Além disso, a disciplina pretende discutir os problemas didáticos de ensinar poesia lírica latina, distinguindo o que esta significa de modo preciso daquilo que hoje se entende por poesia lírica de modo genérico.
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