Carregando
Página inicial »Biológicas » Odontologia

Odontologia

Há 398 vídeos disponíveis em 53 disciplinas desta profissão
53 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Preparar o aluno para realizar e interpretar os resultados da avaliação pré-operatória de pacientes, diagnosticar, planejar, executar extração de dentes irrompidos e raízes, e controlar o pós-operatório até a alta do paciente.
Dar sequência ao aprendizado iniciado no 7º período na Disciplina de Odontopediatria I, fomentando no aluno senso crítico e autonomia na prática clínica, orientando-o no atendimento odontológico de pacientes infantis, possibilitando que realize intervenções que eventualmente não tenham sido efetuadas no semestre anterior, viabilizando o fortalecimento das habilidades clínicas e a consolidação do conhecimento, com ética e cunho social.
O aluno deverá ser capaz de:

1. Realizar abordagem odontológica humanizada do paciente especial.
2. Realizar diagnóstico e conduta adequada de fatores de risco de doenças bucais em pacientes especiais.
3. Atuar na promoção de saúde bucal nos pacientes especiais.
Possibilitar ao aluno conhecer a sequência de tratamento cirúrgico da reabilitação oral com implantes osseointegrados, bem como acompanhar casos clínicos na área de implantodontia.
Ao final do curso o acadêmico deverá ser capaz de:
- diagnosticar, planejar e conduzir tratamentos com prótese parcial fixa.
- entender o relacionamento da prótese fixa com outras disciplinas afins.
- realizar todas as etapas necessárias para a execução das restaurações em prótese parcial fixa.
Fornecer elementos para aprendizado da anatomia do corpo humano de forma geral.O aluno deve sair do curso com conhecimentos anatômicos básicos.
Objetivos Gerais : Capacitar o aluno de graduação, como clínico geral, interagir com as
disciplinas conexas e resolver os problemas de saúde bucal, reabilitando o paciente com o auxílio da prótese removível.

Objetivos Específicos: Proporcionar ao aluno de graduação do curso de Odontologia, conhecimentos suficientes para que possa examinar, diagnosticar, planejar, prognosticar e tratar o paciente parcialmente edentado por meio de prótese removível.
Os alunos deverão ser capazes de expor os princípios e estruturas da Internet, explicar a importância e o alcance da tele-informática como instumento de educação odontológica e expor os aspectos éticos da informação odontológica na Internet. Os alunos serão habilitados a: 1) preparar uma aula ou um caso clínico para sua disponibilização na Internet e/ou Intranet; 2) elaborar um tema informatizado para auto-avaliação de estudantes de graduação; 3) estruturar dados clínicos para fins de intercâmbio na Internet; 4) viabilizar a captação de protocolos de levantamentos de dados odontológicos (ou outros) via Internet; 5) relacionar-se com as disciplinas de graduação na complementação de tarefas não presenciais; 6) estabelecer links de informação na área da saúde.
Possibilitar ao aluno a compreensão dos requisitos que devem apresentar os materiais em função das necessidades clínicas, de modo a permitir que faça a indicação e o uso racional dos materiais dentários envolvidos nos procedimentos preventivos e restauradores diretos. Desenvolver o raciocínio clínico, a fim de se obter o máximo desempenho dos materiais dentários indicados em diferentes situações da prática diária. Iniciar o desenvolvimento de habilidades manuais específicas necessárias ao uso dos materiais odontológicos.
53 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942