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Nutrição

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Disciplinas

Enfocar os distúrbios da nutrição humana à luz do método epidemiológico, ou seja considerando a frequência e distribuição desses distúrbios na população, sua causalidade e o impacto exercido sobre as condições de saúde dos indivíduos. Em particular:
• Apreciar a natureza do método epidemiológico, identificando alcance e limitações da pesquisa populacional em nutrição;
• Reconhecer e manipular procedimentos e técnicas do método epidemiológico aplicáveis a estudos nutricionais;
• Propiciar o entendimento das diferentes instâncias de determinação do estado nutricional dos indivíduos (da organização do processo produtivo na sociedade ao consumo alimentar e utilização biológica dos nutrientes);
• Situar o estado nutricional como fator de determinação do perfil de condições de saúde de uma população;
• Conhecer o quadro epidemiológico atual dos principais problemas nutricionais encontrados no Brasil de modo a permitir uma avaliação crítica das intervenções governamentais em curso.
Reconhecer a disponibilidade dos alimentos no Brasil.
Conhecer as características físico-químicas dos alimentos e sua composição em nutrientes.
Reconhecer a importância da variedade e diversidade de alimentos na dieta dos indivíduos e coletividade.
A disciplina de Farmacologia para o curso de Nutrição tem como objetivo transmitir conhecimentos básicos em farmacologia que atenda às necessidades de uma formação mais abrangente do profissional em Nutrição.
Desenvolver competências e habilidades cognitivas na área de sistemas alimentares sustentáveis, incluindo pensamento crítico e sistêmico, criatividade e capacidade analítica, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Apresentar perspectivas múltiplas, indo do nível local ao global, bem como uma compreensão de como essas perspectivas são sustentadas por diferentes epistemologias e sistemas de valores.
Conhecer, planejar, organizar, executar a avaliação do consumo alimentar de indivíduos e grupos populacionais.
Realizar a avaliação do consumo alimentar de indivíduos e grupos.
Reconhecer a importância dos inquéritos alimentares como instrumento para avaliar o consumo alimentar de indivíduos e grupos.
Desenvolver métodos e técnicas para aquisição de informações sobre o consumo alimentar.
Planejar ações educativas voltadas para uma situação nutricional de um grupo populacional específico.
Comparar a prescrição dietética e a ações educativas em nutrição.
Reconhecer a função educativa do nutricionista na equipe multiprofissional.
Conhecer as interrelações dos sistemas digestório e nervoso.
Compreender o funcionamento do corpo na perspectiva biopsicossocial.
O Curso de Verão Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, ofertado na Faculdade de Saúde Pública da USP em Janeiro 2021, abordou os desafios e ações para a necessária transformação dos sistemas alimentares dos modelos atuais para modelos que respeitem os limites planetários, promovam a saúde humana por meio da alimentação saudável e que suportem a sustentabilidade ambiental. Neste contexto, foram abordados o
papel estruturante das políticas públicas e do advocacy.
Ensinar os fundamentos da Farmacologia como ciência. Despertar consciência crítica a respeito de medicamentos, das interações medicamentosas e das interações fármacos-nutrientes.
Diagnosticar a estrutura física e operacional da produção de refeições.
Elaborar e propor cardápios e processos de implementação de preparações culinárias.
Propor sistemas de gestão.
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