Carregando
Página inicial »Humanas » Letras

Letras

Há 191 vídeos disponíveis em 37 disciplinas desta profissão
37 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Proporcionar ao aluno conhecimento de uma língua indígena que, num determinado momento da História brasileira, teve larga veiculação, bem como oferecer elementos básicos para o estudo de brasileirismos e treinamento para investigação de campo em línguas indígenas.
A disciplina tem por objetivo apresentar e discutir os pressupostos teóricos e metodológicos básicos da Linguística Funcional, mais especificamente, da Gramática Sistêmico-Funcional de Michael A. K. Halliday e da Gramática Funcional de Simon Dik.
A disciplina tem como objetivo apresentar um panorama dos estudos sincrônicos e diacrônicos do
Português Brasileiro e fornecer algumas definições de língua e de gramática, com foco na perspectiva funcionalista, base inicial da abordagem multissistêmica da língua (Castilho 2007, 2010). A ênfase nesta disciplina será dada aos estudos de classes de palavras e relações do português brasileiro com base em diferentes corpora, sincrônica e diacronicamente.
O curso propõe uma discussão interdisciplinar sobre a escrita história da literatura e suas motivações ideológicas a partir de Le Brésil littéraire [O Brasil literário] (1863), do romanista vienense Ferdinand Wolf (1796–1866). Trata-se de um caso exemplar: apesar de ter sido escrito em alemão (“Geschichte der brasilianischen Nationalliteratur” [História da literatura nacional brasileira]), o livro foi publicado apenas em tradução francesa. As diferenças entre as duas versões, presentes já no título, indicam a tendência da tradução em eliminar as bases filosóficas da narrativa de Wolf, fundadas no Idealismo Alemão. Embora não seja possível conhecer as razões que motivaram as mudanças, a comparação das duas versões revela o projeto político-cultural de Wolf para “nacionalização do espírito germânico” no mundo. Em contrapartida, os anseios expansionistas presentes em Wolf unem-se à política cultural empreendida por D. Pedro II no Segundo Reinado, que mobilizava a cultura e a ciência como meios para a manutenção da unidade nacional. Lido em conjunto com outras histórias literárias do século XIX, O Brasil literário revela a associação de interesses transnacionais no campo da política, da cultura e da literatura.
Opção Historiografia: Proporcionar uma abordagem dos principais subgêneros, autores, tópicos e convenções da historiografia latina. A disciplina pretende discutir os problemas didáticos de ensinar a prática historiográfica latina, distinguindo o caráter laudatório desta do caráter pretensamente científico da prática historiográfica moderna.
Opção Retórica/Oratória: Proporcionar uma abordagem dos conceitos mais importantes de retórica e oratória antigas que possibilitem uma leitura contextualizada, e assim uma interpretação mais adequada, detextos latinos clássicos. A disciplina pretende discutir os problemas didáticos de ensinar retórica latina, que era parte da formação elementar do cidadão e instrumento do exercício da cidadania, no contexto atual, em que o julgamento da retórica é negativo.
O objetivo do curso é o estudo introdutório das estruturas morfológicas e sintáticas da língua latina, e das principais relações destas com as da língua portuguesa.
Esta disciplina visa aprofundar obras fundamentais da literatura italiana do século XX.
A disciplina “Português Brasileiro: aspectos sincrônicos e diacrônicos na perspectiva multissistêmica” tem como objetivo fornecer algumas definições de língua e de gramática sob diversas perspectivas, para, em seguida, explorar os postulados de gramática funcionalista, com especial atenção à abordagem multissistêmica da língua (Castilho 2010). A ênfase nesta disciplina será dada aos estudos de classes de palavras aplicados ao português brasileiro em diferentes corpora, sincrônica e diacronicamente.
Aprofundar o estudo dos principais autores do século XX e de suas obras. A compreensão da história e da literatura da primeira metade do século XX, por meio atividades com textos literários, propiciará ao aluno a possibilidade de construir um repertório culturalmente amplo, importante para a formação do futuro profissional de Letras, especialista em ensino, tradução ou pesquisa.
A disciplina abordará aspectos do funcionamento da língua espanhola de especial interesse para o processo de configuração textual e para o reconhecimento das determinações discursivas nesse processo. Visa ainda ao desenvolvimento e consolidação de práticas de leitura e escrita nos alunos e à reflexão sobre sua projeção didática.
37 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942