Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Metalúrgica

Engenharia Metalúrgica

Há 46 vídeos disponíveis em 10 disciplinas desta profissão
10 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Apresentar aos alunos os princípios e procedimentos necessários ao comissionamento e descomissionamento de instalações nucleares.
Compreender as etapas de preparação dos combustíveis nucleares a partir de matéria-prima contendo urânio enriquecido. Compreender as diferenças entre combustíveis nucleares cerâmicos, metálicos monolíticos e metálicos dispersos no contexto do projeto de reatores.
Compreender as etapas de obtenção do combustível metálico da extração do minério até a obtenção de matéria-prima enriquecida.
Apresentar aos alunos os principais campos de atuação do Engenheiro Nuclear, bem como o mercado e oportunidades em que o future engenheiro exercerá suas atividades.
Os objetivos da disciplina são:
1) Desenvolvimento do processo de aprendizagem e entendimento do que seja a Engenharia, no que se refere a:
- identificar necessidades/demandas que impliquem em ações da Engenharia;
- enunciar problemas;
- formar alternativas de solução;
- escolher uma solução;
2) Desenvolvimento de habilidades e atitudes, como:
- trabalho em equipe;
- planejamento, programar e controlar;
- comunicação escrita e oral;
- criação de alternativas e critérios para decisão;
- Preocupação com aspectos econômicos, sociais, ambientais e relativos a segurança;
- julgamento e assumir postura acadêmica ética.
- Desenvolvimento, construção e avaliação de protótipos.
3) Apresentação das principais áreas de atuação dos engenheiros metalurgistas, por meio de palestras, aulas expositivas e visitas técnicas.
1) Compreender a relação entre esforço mecânicos e o desenvolvimento de microestruturas em materiais metálicos
2) Compreender a relação entre rotas de processamento mecânico e o desenvolvimento de microestruturas particulares, visando propriedades mecânicas optimizadas
3) Interpretar Figuras de Polo e Funções de Distribuição de Orientações Cristalográficas (FDOCs) para caracterização da textura cristalográfica de um material metálico
4) Compreender a relação entre textura cristalográfica, processamento por conformação e propriedades mecânicas optimizadas
5) Compreender a evolução da microestrutura de deformação de metais e ligas por conta de esforços cíclicos e sua relação com a resistência à fadiga
Levar o aluno a compreender os princípios metalúrgicos dos processos de conformação mecânica. Apresentar ao aluno os principais processos de conformação aplicados a materiais metálicos, a saber: laminação, forjamento, extrusão, trefilação e estampagem. Capacitar o aluno a executar atividades tecnológicas simples voltadas aos processos de conformação (como por exemplo, o cálculo de carga de laminação, a especificação de uma prensa de forjamento ou mesmo a especificação de matrizes simples), com ou sem o auxílio do computador.
Apresentar aos alunos os conceitos fundamentais sobre a formação e a difusão de defeitos puntiformes em materiais metálicos sob irradiação, bem como os efeitos da irradiação sobre a estabilidade de fases e as propriedades mecânicas e químicas dos materiais.
-Discutir e comparar o comportamento mecânico das diversas classes de materiais (cerâmicos, metálicos, poliméricos e compósitos) e sua relação com a estrutura e a microestrutura.
-Apresentar e discutir os fundamentos da mecânica da fratura.
-Compreender os conceitos de resistência mecânica, tenacidade, resistência à fadiga e à fluência.
-Discutir noções de filosofia de projeto mecânico em solicitações de fadiga e fluência, assim como de projetos regidos pela mecânica da fratura.
-Compreender of fundamentos dos ensaios mecânicos e sua aplicabilidade.
-Aprender como localizar dados relevantes sobre o comportamento mecânico de materiais específicos.
Discutir os desenvolvimentos recentes na compreensão do comportamento mecânico sob solicitação cíclica nos materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos. Discutir avanços recentes em fadiga de ultra-alto ciclo e sua importância prática. Discutir a fadiga em solicitações de espectro (fadiga operacional) e suas implicações para a determinação da durabilidade de componentes. Compreender os fundamentos da teoria de fadiga em solicitações multiaxiais.
10 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942