Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Ambiental

Engenharia Ambiental

Há 216 vídeos disponíveis em 12 disciplinas desta profissão
    1 2
12 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Apresentar aos alunos as técnicas para avaliação e modelagem do transporte de poluentes em águas superficiais e suas aplicações para fins de projeto e licenciamento de empreendimentos com utilização de recursos hídricos.
Apresentar técnicas de planejamento e projeto de sistemas de drenagem urbana segundo o conceito de redução de riscos de inundações e sustentabilidade ambiental urbana.
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos de microbiologia para engenheiros ambientais:morfologia e estrutura das células microbianas, genética, ecologia e fisiologia bacteriana. Mais especificamente será tratado o papel dos microrganismos nos ciclos geoquímicos e na biodegradação de compostos tóxicos. Também será apresentada uma visão geral das técnicas empregadas para isolamento, cultivo, controle de crescimento, determinação das unidades formadoras de colônias (UFC), determinação de padrão de resistência a antibióticos, e identificação dos microrganismos.
Como estes alunos não cursaram nenhuma disciplina de bioquímica, os primeiros três blocos de aulas serão reservados para uma introdução a bioquímica.
Apresentação e discussão dos principais processos industriais geradores de poluição hídrica, dos métodos de controle de poluição por intervenção no processo produtivo, das características dos efluentes e suas implicações ambientais e legais e dos processos de tratamento aplicáveis visando a descarga em corpos d'água naturais e o aproveitamento no processo produtivo.
Objetivo geral

Capacitar aos alunos na adequada seleção de tecnologias de tratamento de água no contexto de pequenas comunidades, incluindo os conceitos de mudança de comportamento em água, saneamento e higiene.

Objetivos específicos

• apresentar os conceitos básicos e desafios envolvidos na escolha de alternativas tecnológicas, em saneamento, para pequenas comunidades.
• projetar alternativas tecnológicas visando atender às necessidades das pequenas comunidades brasileiras, considerando os conceitos de mudança de comportamento em água, saneamento e higiene.
Capacitar os alunos para a concepção de sistemas de abastecimento e tratamento de águas envolvendo o projeto de unidade de captação, estação de tratamento de água – ETA, reservatórios e redes de distribuição.
Apresentar aos alunos uma visão integrada dos principais componentes dos sistemas de tratamento de esgotos sanitários.
Fornecer os conceitos básicos e aplicações do escoamento de água em condutos livres e forçados voltados para a engenharia sanitária e ambiental.
Capacitar os alunos para desenvolver projetos de estações de tratamento de esgoto sanitário, usando os conhecimentos prévios obtidos em outras disciplinas da área de saneamento.
    1 2
12 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942