Carregando
Página inicial »Exatas » Eng. Elétrica - Automação e Controle

Eng. Elétrica - Automação e Controle

Há 108 vídeos disponíveis em 18 disciplinas desta profissão
    1 2
18 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Apresentar as técnicas matemáticas consideradas avançadas aplicáveis à engenharia.
A disciplina tem por objetivo apresentar a tecnologia de automação fazendo com que o aluno, ao estudar um processo produtivo, seja capaz de ajudar a definir o tipo e o nível adequado de automação. Introdução aos princípios e técnicas de controle, visando a síntese e análise de controladores para sistemas dinâmicos, notadamente os mecânicos, térmicos e fluídicos, usando abordagens do controle clássico e do controle moderno.
Introduzir conceitos básicos de circuitos eletrônicos abrangendo principalmente a parte analógica. Uma ênfase teórica e prática será dada à análise das características e das principais aplicações de componentes eletrônicos e de circuitos integrados tais como: diodos, transistores, transistores de efeito de campo, reguladores de tensão, amplificadores operacionais e componentes optoeletrônicos, circuitos lógicos digitais.
Ensino experimental de eletrônica básica. Familiarizar o aluno com as características experimentais de circuitos e dispositivos eletrônicos reais. Familiarizar o aluno com os equipamentos e dispositivos de bancada. Utilizar programa de simulação e análise de circuitos. Familiarizar o aluno com a utilização de programas para aquisição de dados.
A disciplina tem por objetivo introduzir os problemas do projeto de sistemas de controle robusto a tempo contínuo, além de abordar algumas técnicas clássicas de projeto. São estudados apenas sistemas de controle lineares invariantes no tempo.
Na disciplina pretende-se abordar os princípios físicos e os modelos envolvidos nas principais modalidades de imagem, quais sejam, Raio-X/Tomografia, Ressonância Magnética, Ultra-Som e Medicina Nuclear, além de fornecer conhecimentos básicos em processamento digital de imagens médicas, tais como contraste, filtragem, compressão, tomografia, segmentação e integração de informações. Objetiva-se deste modo instrumentalizar o aluno com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de novas técnicas e sistemas envolvendo imagens médicas.
Introduzir conceitos básicos de processamento de sinais de origem biológica.
Introduzir fundamentos matemáticos de técnicas avançadas de engenharia de controle.
Realizar experimentos relativos ao projeto de sistemas digitais de controle e introdução ao uso de controladores lógicos.
Introduzir as técnicas digitais e sua utilização em sistemas de controle.
    1 2
18 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942