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Enfermagem

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Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Que o aluno seja capaz de identificar as necessidades da mulher durante o ciclo vital. Planejar o cuidado considerando as dimensões psico-biológicas e sócio-culturais presentes em cada período do ciclo vital da mulher; implementar e avaliar ações de enfermagem baseadas nessas dimensões no contexto hospitalar e da atenção básica.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas, crônicas, prevalentes no estado de São Paulo, tendo por base os diagnósticos de enfermagem, os preceitos ético-legais e a prática baseada em evidências. Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso.

IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O enfermeiro atua na atenção especializada no Sistema Único de Saúde. Para atuar nesse cenário de prática, com base no perfil do egresso definido para o Bacharelado de Enfermagem da EEUSP, a formação do enfermeiro requer a aprendizagem de um conjunto de saberes específicos voltada para a resolubilidade de problemas de saúde do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico, segundo as especificidades dos sujeitos e os perfis epidemiológicos. O desenvolvimento deste programa depende dos conteúdos desenvolvidos nos programas que o precedem e é propedêutico para o Ciclo da Prática Profissional.

SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante a situações clínicas e cirúrgicas simuladas e reais nos cenários da atenção especializada como oportunidade para sintetizar e aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes pertinentes ao cuidado integral do adulto e idoso com doença crônica, com base na análise crítica do contexto envolvido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:

Referentes à ação docente:
a) Discorrer sobre a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do SUS.
b) Discorrer sobre os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos prevalentes no Estado de São Paulo;
c) Estabelecer as bases teóricas e conceituais para a elaboração de diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde;
d) Estimular a utilização dos princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso;
e) Promover a articulação de teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem;
f) Estimular o desenvolvimento de operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico;
g) Explicitar os princípios e as ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial;
h) Instrumentalizar os estudantes para as intervenções de enfermagem no contexto da Atenção Especializada visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar,
i) Instrumentalizar os estudantes para a avaliação dos resultados das intervenções de Enfermagem
j) Estimular a aplicação dos princípios de biossegurança na prática assistencial;
k) Discorrer sobre a terapêutica medicamentosa farmacológica visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento;
l) Estimular o estudante para a aplicação de ações educativas a pessoas e grupos visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos;
m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada;
n) Instrumentalizar o estudante para o cuidado da pessoa e da família no processo de morrer;
o) Estimular atitudes de respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais;
p) Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética;
q) Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais.
r) Direcionar o estudante para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos voltados para a manutenção da melhor imagem profissional
s) Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas

Referente à ação discente:
a) Analisar a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do Sistema Único de Saúde;
b) Descrever os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos mais prevalentes no Estado de São Paulo;
c) Estabelecer diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde;
d) Aplicar os princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso;
e) Articular teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem;
f) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico;
g) Identificar os princípios e ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial;
h) Propor e realizar intervenções de enfermagem visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar,
i) Avaliar os resultados das intervenções de Enfermagem
j) Aplicar os princípios de biossegurança na prática assistencial;
k) Participar da terapêutica medicamentosa visando a segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento;
l) Realizar ações educativas ao adulto e ao idoso visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos;
m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada;
n) Cuidar da pessoa e família no processo de morrer;
o) Demonstrar respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais;
p) Demonstrar atitude e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética;
q) Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais;
r) Demonstrar comportamentos relacionados à manutenção da melhor imagem profissional.
s) Demonstrar habilidades no preparo e na apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas.
Que o aluno seja capaz de: fundamentar a prática de enfermagem em um ambiente biologicamente seguro com vistas à prevenção e o controle dos riscos de infecção; realizar a avaliação clínica e a identificação das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso por meio da obtenção de dados objetivos e subjetivos; identificar o problema, desenvolver e avaliar as intervenções considerando as dimensões biológica, psicológica e social presentes no processo saúde-doença.
Estimular a análise reflexiva sobre os papéis sociais da mulher; proporcionar
elementos teóricos para a compreensão de questões que influenciam a saúde da mulher,
baseando-se no referencial de gênero enquanto uma categoria de análise; e contribuir para a
compreensão da fundamentação teórica para as pesquisas relacionadas às questões de
gênero na saúde da mulher, com enfoque interseccional entre gênero, raça e classe.
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
1) Analisar a situação de saúde das mulheres e seus determinantes sociais, econômicos e culturais, considerando as Diretrizes das Conferências Internacionais sobre Mulher, População e Desenvolvimento, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

2) Identificar os principais obstáculos para o alcance de justiça e igualdade para as mulheres nos campos de saúde e desenvolvimento;

3) Identificar estratégias para a melhoria da saúde da mulher na perspectiva da Atenção Primária à Saúde.
Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do(a) enfermeiro(a) nas áreas de competência para o cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e organização/gestão do cuidado integral e dos serviços de saúde.
Para tanto, o estudante deverá reconhecer e relacionar a área de abrangência da UBS como espaço de produção da saúde e doença da população adscrita; identificar e analisar a UBS como unidade de atenção primária de saúde e do SUS; identificar e analisar o modo como a população utiliza o serviço. Identificar necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidade, iniciar a formulação de problemas, elaborar e executar ações de cuidado nas dimensões biológicas, psicológicas, socioculturais presentes no processo saúde-doença nas diferentes fases do ciclo vital (criança, adolescente, adulto, idoso, considerando as questões de gênero); realizar reflexão crítica acerca das vivências, articulando teoria-prática e dissertar sobre o modo como estas o mobilizaram enquanto estudante e futuro profissional; participar de ações que fortaleçam a articulação universidade-serviço visando a integralidade da atenção.
Cabe ao professor ajudar o estudante a identificar e analisar a UBS como unidade de atenção primária em saúde e do SUS; promover inserção do estudante na UBS de modo que este possa observar e realizar ações de cuidado de enfermagem na perspectiva da integralidade a usuários na UBS, no domicílio e na comunidade; estimular o estudante a realizar reflexão crítica acerca das vivências, articulando teoria-prática e dissertar sobre o modo como estas o mobilizam enquanto estudante e futuro profissional; estimular o estudante a identificar, analisar, relacionar, sistematizar as vivências, fomentando a articulação com os conceitos teóricos que sustentam tais práticas; mediar situações de conflito intragrupal, sinalizando elementos da dinâmica de relações interpessoais com vistas ao trabalho em equipe e gestão da equipe de enfermagem; acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem do estudante e do grupo e adequar estratégias pedagógicas.
Que o aluno seja capaz de identificar as necessidades da mulher durante o ciclo vital. Planejar o cuidado considerando as dimensões psicobiológicas e socioculturais presentes em cada período do ciclo vital da mulher; implementar e avaliar ações de enfermagem baseadas nessas dimensões no contexto hospitalar e da atenção básica.
1. Efetuar práticas de proteção à exposição de agentes infecciosos e transmissíveis, voltadas aos usuários e trabalhadores, particularmente os da área da saude e reconhecer outros riscos ocupacionais (físicos, químicos e outros). OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS.
Aluno:
• Reconhecer o potencial de transmissibilidade e infectividade de patógenos nas suas diversas fontes;
• Identificar situações de exposição, particularmente de trabalhadores e usuários de serviços de saúde, aos riscos biológicos e os agravos relacionados a essa exposição;
• Descrever as práticas de proteção à agentes infecciosos;
• Reconhecer e utilizar as recomendações, ações e fluxos na ocorrência de exposição ao risco biológico;
• Utilizar medidas de proteção ao risco biológico (vacinação, uso de equipamentos de proteção, otras condutas), inclusive na realização das atividades práticas;
• Identificar outros riscos ocupacionais no cuidado de enfermagem.
Docente:
• Estimular a capacidade crític-reflexiva do aluno para reconhecer o potencial de transmissibilidadee infectividade de patógenos nas suas diversas fontes;
• Oportunizar experiências de aprendizagem visando o desenvolvimento de competências relacionadas à prevenção da exposição ao risco biológico nas diferentes situações do cuidado de enfermagem.
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