Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia de Produção

Engenharia de Produção

Há 73 vídeos disponíveis em 13 disciplinas desta profissão
    1 2
13 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Programa USP Municípios - Curso de Fundamentos de pesquisa operacional que acontecerá na primeira semana de junho/2019, no Campus USP "Fernando Costa", em Pirassununga. Aberto a toda comunidade. Requisito: conhecimento básico de excel.
• Apresentar ao aluno o conceito de uma organização e os fundamentos de sua administração;
• Caracterizar as diversas áreas funcionais existentes nas organizações;
• Fornecer uma visão integrada do processo gerencial e das principais decisões envolvidas no mesmo;
• Discutir os papéis básicos do gestor empresarial;
• Despertar o interesse dos alunos para questões de gestão.
1. Conceituar empreendedorismo e sua evolução.
2. Conceituar as diferentes abordagens empreendedoras e suas aplicações.
3. Apresentar as principais iniciativas de estímulo e suporte ao empreendedorismo na USP.
4. Apresentar casos de sucesso de empreendedores da USP
5. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para conceituar novos empreendimentos.
6. Apresentar resultados obtidos e promover o desenvolvimento de potenciais empreendedores
Introduzir e discutir conceitos, métodos, técnicas e boas práticas de gestão da qualidade e da melhoria da produção;
Fornecer subsídios para que o aluno tenha condições de utilizar esses conceitos, métodos e técnicas na sua vida profissional futura.
l. Introduzir e discutir conceitos e técnicas estatísticas para controle e melhoria da qualidade de produtos fabricados e processos de fabricação;
2 Fornecer subsídios para que o aluno tenha condições de utilizar essas técnicas e conceitos na sua vida profissional futura.
A proposta da disciplina é aprender a raciocinar sobre um problema de natureza administrativa utilizando os conceitos de modelagem de diferentes perspectivas teóricas. O objetivo dessa abordagem é que a pessoa seja capaz de identificar o método mais adequado para modelar um problema, em função do nível de decisão.
Os fundamentos da Administração visam apresentar a formação do pensamento administrativo, a partir de temas organizacionais relacionados a estrutura, decisão, tecnologia e comportamento. Discute-se o aspecto racional-legal, o processo administrativo baseado nas etapas de planejamento, organização, liderança e controle; e os tipos de dominação distinguem diferentes tipos de autoridade; a superconformidade; e, finalmente, o que seria uma Organização pós-burocrática.
As idéias fundadoras do projeto da Organização surgem com a definição da Organização Burocrática, como um modelo de compreensão da Organização como um sistema social. O princípio da racionalidade limitada delimita o processo decisório do administrador, a partir de seu conhecimento, crenças e interesse no assunto, de forma a buscar uma solução que satisfaz o problema. Os sistemas sociotécnicos propõem um modelo de análise de trabalho baseado nos conceitos de otimização conjunta de sistemas sociais com sistemas técnicos. A visão contingencial preconiza que não há uma teoria administrativa que possa ser aplicada indistintamente para todas as empresas, sugerindo que para cada empresa deve ser desenvolvido um projeto de Organização. Nesse contexto, observa-se que a modelagem pode ser uma vertente para implementar o projeto da Organização.
O problema de natureza administrativa necessita ser inserido em um contexto mais amplo, para que ele possa ser compreendido. Uma situação que se apresenta para no mundo real, normalmente, é um problema desestruturado, que necessita de um esforço para ser expresso de forma inteligível. O pensamento sistêmico vai permitir identificar os conceitos relevantes para que problema possa ser abordado através de um modelo conceitual que será comparado com a situação real expressa. A partir dessa comparação entre o pensamento sistêmico e o mundo real, identificam-se as mudanças possíveis e desejadas e propõem-se as ações para melhorar a situação expressa. Há, portanto, um diagnóstico necessário que parte de uma situação atual para propor uma situação futura desejada.
As ações de melhoria definem um foco, uma intenção e o usuário para o qual será desenvolvido o modelo de empresa. O modelo de empresa possui uma visão de alto nível, de caráter estratégico, que visa o desdobramento dos objetivos organizacionais em processos de negócio que são definidos e operacionalizados por atores e recursos e baseados em regras de negócio. O modelo de empresa faz a captura de requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação.
Em uma visão mais direcionada para as questões operacionais, é possível compreender, documentar, modelar, analisar, simular e executar a empresa através dos processos de negócio, mudar continuamente os processos de negócio e os recursos envolvidos para melhoria de desempenho. Essa visão permite alinha processos operacionais de diferentes áreas, garantindo um foco maior e criação de valor por toda a cadeia de valor. A visão por processos de negócio alinha objetivos transversalmente a todos os departamentos.
A apresentação da proposta da disciplina correlaciona essas diferentes abordagens e utiliza projetos específicos para cada um dos módulos de forma a aplicar as técnicas e métodos pertinentes a cada abordagem respectivamente.
Objetivo instrucional: capacitar os alunos a compreender os limites e pressupostos da modelagem da Organização para diagnosticar e propor ações de melhorias para problemas de natureza administrativa e capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação.

Objetivo de aprendizagem: ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de compreender as variáveis de um problema de natureza administrativa, propor ações de melhoria e capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação.
Capacitar o aluno a compreender os limites e pressupostos da teoria da organização na perspectiva da modelagem organizacional.
Fornecer aos alunos os conceitos básicos de Estatística Multivariada assim como sua aplicação nos estudos de fenômenos onde vários componentes se comportam de forma correlacionada.
    1 2
13 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação