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Pedagogia

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O Encontro USP-Escola é um programa que acontece semestralmente, no período das férias de janeiro e julho.

O evento possui atividades gratuitas, cujo objetivo principal é promover a formação continuada de docentes da Educação Básica com cursos de atualização, palestras, debates e oficinas em atividades multiculturais

e interdisciplinares, em todas as áreas do conhecimento,

compartilhando experiências de sala de aula e o desejo de transformar a escola pública.

https://uspescolaencontro.wixsite.com/encontrouspescola/inscricao
O Encontro USP-Escola é um programa que acontece semestralmente, no período das férias de janeiro e julho.

O evento possui atividades gratuitas, cujo objetivo principal é promover a formação continuada de docentes da Educação Básica com cursos de atualização, palestras, debates e oficinas em atividades multiculturais

e interdisciplinares, em todas as áreas do conhecimento,

compartilhando experiências de sala de aula e o desejo de transformar a escola pública.

https://uspescolaencontro.wixsite.com/encontrouspescola/inscricao
Geral
Compartilhar conhecimentos específicos relativos às múltiplas dimensões (organizativa, técnica, didático-pedagógica, avaliativa e da relação entre professor e aluno) pressupostas ao processo de ensino e de aprendizagem, como fundamento da prática docente no ensino superior.

Específicos
Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los.
Aproximar os pós-graduandos das decisões que são pressupostas à realização das aulas, como as opções político-educacionais relativas a currículo, projetos, planejamento, organização da aula, metodologias e estratégias didáticas, disciplina, avaliação, dentre outros aspectos.
Envolver os pós-graduandos com as peculiaridades da interação professor-aluno, possibilitando-lhes agir e interagir com os estudantes em formação, mediando e problematizando o contato com o mundo do conhecimento e a realidade social onde se inserirão como futuros profissionais.
1. Introduzir o aluno ao estudo de alguns teóricos da Psicologia e suas abordagens – Skinner, Piaget e Wallon.
Específico: 2. Levar o aluno a situar histórica e epistemologicamente os teóricos estudados, na construção da Psicologia do Desenvolvimento e das idéias em Educação.
3. Levar o aluno a reconhecer e a refletir criticamente sobre os principais conceitos de cada autor, suas contribuições e implicações para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto educacional.
8.1 Caracterizar a Psicologia da Educação como uma disciplina que visa contribuir, juntamente com outras disciplinas, para uma melhor compreensão e explicação dos fenômenos educativos.
8.2 Analisar as dimensões teórica, conceitual, técnica e prática da psicologia no campo educacional e escolar.
8.3 Propiciar uma visão ampla e crítica dos temas e problemas presentes nas agendas científicas e profissionais relacionados com a Psicologia da Educação.
8.4 Analisar os alcances e as limitações da Psicologia da Educação na compreensão e explicação da educação escolar.
8.4 Situar as proposições da Psicologia da Educação no marco de uma aproximação com outras áreas do saber, especialmente a Filosofia, a História, a Sociologia e a Antropologia.
Geral:
1. Conhecer conceitos básicos de teóricos da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem visando fundamentar a compreensão dos processos pedagógicos.
2. Fundamentar conceitos importantes para compreensão e análise de formas diversas de interações pedagógicas que visem aprendizagem e desenvolvimento.

Específicos:
1. Levar o aluno a conhecer a contribuição de alguns autores para a psicologia do desenvolvimento e aprendizagem.
2. Contribuir para que o aluno desenvolva referencial teórico que lhe permita refletir sobre as situações de ensino-aprendizagem vivenciadas em diferentes contextos.
3. Conhecer os fundamentos psicológicos que embasam as propostas curriculares oficiais de modo a poder posicionar-se criticamente frente a estas.
4. Reconheça nos diferentes autores as bases epistemológicas que os sustentam, distinguindo os enfoques teóricos do processo de desenvolvimento e aprendizagem.
1.É esperado que, ao final do curso, o(a) aluno(a) reconheça as etapas da constituição do sistema escolar brasileiro com ênfase no estudo das principais legislações do ensino no Brasil, seu contexto histórico, político e seus determinantes econômicos. 2. É esperado, também, que o estudante identifique e reconheça a estrutura e o funcionamento da escola brasileira em suas diferentes modalidades e graus. Procedimentos de Ensino – aula expositiva e dinâmica de grupo. 3. Recursos de Ensino – lousa, giz, projeção em multimídia, filmes e leituras dos textos recomendados. 4. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Nas atividades de Prática como Componente Curricular (30h) e Estágio Supervisionado (30h) os alunos vão conhecer a estrutura e funcionamento da escola, analisar os projetos político pedagógico na escola.
1. Apresentar o histórico e os fundamentos da psicologia enquanto ciência. Apresentar os pressupostos teóricos das principais escolas da psicologia. 3. Utilizar as contribuições da Psicologia da Educação na compreensão dos alunos em suas semelhanças e diferenças no que diz respeito aos diversos aspectos do seu processo evolutivo. Entrevistas realizadas pelos licenciandos para estudar a motivação, nas 60 h de Prática como Componente Curricular (PCC).
Ser capaz de reconhecer a inter-relação entre a ciência e a tecnologia e a modificação da sociedade; entender o papel da tecnologia na modificação da sociedade; entender a sociedade de consumo e os meios de produção em grande escala; determinar os novos meios de produção de bens e de energia numa perspectiva histórica.
A disciplina visa aprofundar o conhecimento das questões chave do ensino de ciências, contextualizando sua abordagem no trabalho de educadores inovadores, que abordaram questões que desafiam os professores no cotidiano das salas de aula, como a promoção de equidade de gêneros, a administração de conflitos de fundo cultural e as contribuições da história da ciência para seu ensino.
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Superintendência de Tecnologia da Informação