Introduzir os conceitos de classificação e de sistemas de organização do conhecimento. Apresentar, do ponto de vista histórico e funcional, as principais características das linguagens documentárias segundo sua tipologia, especificidades, funções, vantagens e limites de uso, com ênfase nas linguagens pré-coordenadas. Apresentar a diferença entre os tipos de linguagens documentárias e discutir seu papel como instrumento para recuperação do conteúdo de documentos. Mostrar as funções básicas das linguagens documentárias pré-coordenadas e seus principais componentes objetivando o uso na organização de acervos e indexação de documentos.
Introduzir o aluno aos conceitos de classificação e de organização da informação. Discutir o papel da linguagem documentária como instrumento para a descrição e recuperação do conteúdo de documentos enfatizando suas diferenças em relação à linguagem natural. Analisar, do ponto de vista histórico e funcional, as principais características e funções das linguagens documentárias segundo sua tipologia, especificidades e limites de uso, com ênfase nas linguagens pré-coordenadas.
Acompanhar os estágios curriculares obrigatórios realizados pelos Discentes. Discutir, refletir e orientar coletivamente sobre as vivências profissionais realizadas. Promover trocas de experiências entre os estudantes. Destacar aspectos sociais, culturais, educacionais e de mercado de trabalho relacionados à carreira e a atividade bibliotecária.
A realização do Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade de síntese e integração do conhecimento obtido pelo aluno ao longo do curso. Como tal, deve: versar sobre um problema cuja solução requeira conhecimentos, habilidades e atitudes vinculadas à área de atuação do profissional de engenharia de produção; deve compreender as etapas de descrição, análise e síntese do problema; deve fazer uso do método científico, deve ser documentado de forma a conter uma revisão do conhecimento existente e segundo os padrões de normalização técnica, nacionais e da instituição USP; deve conter uma contribuição prática, teórica, ou prática e teórica juntas. O objetivo desta disciplina é desenvolver os conhecimentos e habilidades que capacitem o aluno para a realização de um trabalho de conclusão de curso e o apoie na escolha e delimitação do tema a ser desenvolvido.
1) Possibilitar ao aluno de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Documentação, uma reflexão sobre as interfaces entre Informação e Cultura. 2) Examinar os diferentes conceitos de cultura firmados em particular pela antropologia, desde 1871, ano da publicação do estudo de Tylor sobre as culturas primitivas, e os motivos pelos quais eles não se revelam nem convenientes, nem pertinentes aos estudos de política cultural; 2) examinar os conceitos de cultura com os quais operam os programas de política cultural contemporâneos, na perspectiva dos estudos de política cultural comparada.
Fornecer o instrumental teórico-prático para os dirigentes de Cultura ou candidatos a postos de lideranças em instituições culturais. O curso terá como coluna mestra a elaboração de um Plano de Cultura para um município real a partir das conceituações elaboradas durante o Curso e das ferramentas de gestão necessárias para a implantação do Plano. Cada aluno deverá estar habilitado a desenvolver uma concepção de política cultural para o município-laboratório da qual derivará o Plano. Se o aluno for, efetivamente, dirigente municipal de Cultura terá condições de aplicar os novos conhecimentos tanto teóricos quanto práticos em sua própria atividade.