Carregando
Página inicial »Biológicas » Odontologia

Odontologia

Há 256 vídeos disponíveis em 60 disciplinas desta profissão
60 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Integrando o Departamento de Estomatologia, o Programa desta Disciplina é elaborado visando fornecer, no Curso de Graduação de Odontologia, toda a informação básica sobre os Processos Gerais, bem como entender dentro de cada item os conhecimentos de Patologia Especial Humana de particular interesse odontológico.
Fornecer as bases gerais dos mecanismos de doença, suas diversas apresentações como respostas à agressão, desde regressivos até ativos. Apresentar alguns tópicos de patologia sistêmica de interesse odontológico.
Desenvolver os conceitos básicos de obtenção e interpretação de sinais e sintomas. Capacitar com plena eficiência os conhecimentos sobre os aspectos de normalidade dos tecidos orais.
A disciplina de Fisiologia II tem como objetivo fundamental fornecer aos alunos as bases para um conhecimento da fisiologia dos sistemas renal e endócrino, dando ênfase especial, sempre que possível aos aspectos da cavidade oral.
O curso de Patologia Bucal e Maxilofacial tem a finalidade de dar ao estudante a oportunidade orientada de desenvolver conceitos sobe a etiologia e patogenia das doenças que afetam o sistema estomatognático. Durante o curso o aluno vai estudar os vários aspectos dos desvios da saúde bucal e suas repercussões sobre a saúde geral; bem como as implicações das alterações da saúde geral na cavidade oral, conhecimentos fundamentais para a boa prática clínica do cirurgião-dentista.
Fornecimento de conhecimentos básicos sobre a Fisiologia Humana, necessários para a compreensão do funcionamento normal do corpo humano, assim como para a compreensão de mecanismos fisiopatológicos relacionados à Odontologia.
O objetivo dessa disciplina é propiciar ao aluno do Curso de Odontologia a desenvolver uma prática clinica baseada em evidências voltada para educação, prevenção e recuperação de saúde bucal em crianças. Alunos terão oportunidade de reabilitar morfológica e funcionalmente a cavidade bucal de pacientes infantis e colocar em prática os conhecimentos teóricos, laboratoriais e clínicos adquiridos na Disciplina de Odontopediatria (ODO500). Aulas teóricas complementares também serão ministradas.
Iniciar os alunos de graduação no conhecimento teórico e clínico relacionado à prática da Odontopediatria como disciplina integrante do papel formador do clínico geral. Enfatizar a Odontopediatria não somente como uma especialidade isolada, mas sim como uma necessidade para a promoção da saúde bucal da população. Destacar o papel da Odontologia Preventiva na infância, visando a obtenção da saúde bucal plena na idade adulta. Dar aos alunos a base teórica necessária para o desenvolvimento das atividades clínicas dentro do curso de graduação, bem como para a sua formação geral.
1. Discutir o estado da arte do método de elementos finitos em Odontologia, com ênfase nos temas relacionados aos projetos de
pesquisa em andamento no grupo de pesquisa FinO - Finitos em Odontologia.
2. Discutir e difundir as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa FinO.
3. Estimular o raciocínio lógico dos alunos de graduação e pós-graduação para a solução de problemas biomecânicos de interesse
para a clínica odontológica.
4. Estimular a leitura crítica de artigos científicos, enfatizando a importância da leitura de gráficos e tabelas para uma maior
autonomia do leitor em relação à interpretação dos dados.
5. Incentivar os estudantes a transpor a barreira natural de se expor em público, oferecendo treinamento para diferentes cenários de exposição científica, explorando diferentes estratégias para controlar a ansiedade e para captar a atenção do ouvinte.
6. Estimular a interação entre docentes com experiência em delinear e conduzir projetos científicos e docentes com experiência
clínica nas áreas de interesse ao grupo, para associar rigor científico e relevância clínica nos projetos de pesquisa.
1. Discutir o estado da arte do método de elementos finitos em Odontologia, com ênfase nos temas relacionados aos projetos de pesquisa em andamento no grupo de pesquisa FinO - Finitos em Odontologia.
2. Discutir e difundir as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa FinO.
3. Estimular o raciocínio lógico dos alunos de graduação e pós-graduação para a solução de problemas biomecânicos de interesse para a clínica odontológica.
4. Estimular a leitura crítica de artigos científicos, enfatizando a importância da leitura de gráficos e tabelas para uma maior autonomia do leitor em relação à interpretação dos dados.
5. Incentivar os estudantes a transpor a barreira natural de se expor em público, oferecendo treinamento para diferentes cenários de exposição científica, explorando diferentes estratégias para controlar a ansiedade e para captar a atenção do ouvinte.
6. Estimular a interação entre docentes com experiência em delinear e conduzir projetos científicos e docentes com experiência clínica
nas áreas de interesse ao grupo, para associar rigor científico e relevância clínica nos projetos de pesquisa.
Aplicar os conhecimentos mecânicos, biológicos e estéticos na execução de
restaurações indiretas. Desenvolver habilidades necessárias para diagnosticar e
indicar corretamente cada situação clínica, integrando conceitos com vistas à
promoção de saúde bucal.
60 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação