Carregando
Página inicial »Biológicas » Farmácia Bioquímica

Farmácia Bioquímica

Há 293 vídeos disponíveis em 27 disciplinas desta profissão
27 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

A Disciplina tem por objetivo estudar e discutir os métodos de preparação e caracterização de diferentes nanoestruturas que são aplicadas à área da saúde e cosmético. Neste contexto, serão apresentados conceitos fundamentais sobre nanotecnologia e sua relevância na indústria farmacêuticas e cosmética, os principais métodos de preparação de diferentes nanopartículas (nanopartículas poliméricas, lipídicas sólidas, lipossomas, micro e nanoemulsão, nanopartículas metálicas). Serão também abordados os conceitos de técnicas de caracterização de nanoestruturas. Além destes conceitos fundamentais, serão abordados as diferentes aplicações de nanoestrutura na área da saúde e em cosméticos como, por exemplo, delivery de fármacos, biofármacos, antioxidantes, diagnóstico e teranóstico.
A Disciplina de Nanotecnologia Farmacêutica tem por objetivo transmitir aos estudantes os fundamentos e os conceitos da Nanotecnologia de forma geral e abordar a sua aplicação na área da saúde. Além disso, transmitir conhecimento dos processos de produção e caracterização de nanoestruturas bem como suas avaliações em sistemas biológicos in vitro e in vivo.
Capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos na área de desenvolvimento, manipulação, produção industrial de medicamentos e cosméticos e controle de qualidade, para o exercício das atividades inerentes ao farmacêutico que englobam o planejamento e a elaboração de formas farmacêuticas e produtos cosméticos sólidos, líquidos dispersos, semissólidos, estéreis, além de sistemas de liberação de fármacos, dentre eles os nanoestruturados.
Dar aos alunos os conhecimentos fundamentais da composição química dos alimentos e matérias-primas alimentares, com ênfase no papel dos nutrientes, de compostos bioativos e anti-nutricionais, e as alterações decorrentes do armazenamento e processamento, importantes para a saúde humana. Serão abordadas também, as aplicações da biologia molecular, bem como questões relativas à análise, fiscalização e rotulagem na área de alimentos.
Desenvolver a habilidade de compreender e discutir conceitos de Biologia, capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas relacionados com mecanismos moleculares que regem a função celular, e aplicar métodos experimentais.
Desenvolver a habilidade de compreender e discutir conceitos de Fisiopatologia, Farmacologia, Química Farmacêutica de doenças infecciosas; e capacitar o aluno a resolver problemas relacionados aos aspectos fisiopatológicos, e aos mecanismos de ação e relação estrutura-atividade dos principais fármacos utilizados no tratamento.
A disciplina objetiva o aprimoramento de conhecimentos na área sistemas para liberação tópica e transdérmica de fármacos, abordando o desenvolvimento farmacotécnico, terapias, técnicas de estudo, métodos e mecanismos de promoção da permeação cutânea, bem como estratégias racionais para a obtenção destes sistemas.
Estudar os avanços recentes da cromatografia (cromatografia líquida de alta eficiência e cromatografia gasosa), bem como sua associação à espectrometria de massas, e eletroforese capilar, além de discutir a aplicação dessas técnicas na análise toxicológica.
Fornecer aos estudantes base sólida, teórica e prática, para o entendimento de técnicas instrumentais amplamente utilizadas na área de Farmácia e Bioquímica.
Objetivos Específicos:
O módulo visa oferecer uma contribuição diferencial nas bases de conhecimento na área de análise instrumental, através dos conhecimentos das diferentes técnicas como: Absorciometria e Fluorimetria, Condutimetria, Eletroforese, Cromatografia, Eletroforese Capilar, Métodos eletroquímicos.
Capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos na área de sistemas de liberação de fármacos e nanotecnologia.
27 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: +55 11 3091-9942