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Medicina e Ciências Médicas

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Disciplinas

– Estudar a citoarquitetura e as bases Neurofarmacológicas de funções relacionadas aos grandes agrupamentos neurônicos do sistema nervoso central.
– Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar e aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
– Discutir técnicas modernas para o estudo do sistema nervoso e do comportamento.
Ao final do curso, espera-se que o participante tenha adquirido conhecimento sobre as bases pedagógicas da aprendizagem eletrônica e habilidades relativas à criação e configuração de ambiente de apoio na plataforma e-disciplinas, de modo a poder disponibilizar conteúdos, comunicar-se efetivamente com os estudantes e programar e aplicar procedimentos de avaliação formativa e somativa da aprendizagem, bem como de avaliação educacional da própria disciplina. Espera-se ainda que o participante tenha desenvolvido atitudes positivas frente à utilização de recursos de educação à distância e à finalidade formativa das avaliações.
Possibilitar ao aluno a oportunidade de aplicar todos os seus conhecimentos relativos à Ética, Bioética e Direito Médico na prática médica cotidiana, por meio da discussão de casos concretos, num contexto de integração com as disciplinas clínicas concomitantes.
- Capacitar o aluno a identificar e descrever a anatomia macroscópica e microscópica do Sistema Nervoso Central e Periférico, inclusive dos órgãos dos sentidos especiais e, as formações embriológicas que lhes deram origem, bem como de seu desenvolvimento pós-natal; identificar e descrever a organização estrutural do Sistema Nervoso, associado às vias neurais e suas correspondências com aspectos funcionais e de aplicação.
- Capacitar o aluno a identificar e descrever as principais funções do sistema nervoso central, periférico e autônomo, de maneira específica e integrada
A disciplina de Farmacologia para o curso de Terapia Ocupacional tem como objetivo transmitir conhecimentos básicos em farmacologia que atenda às necessidades de uma formação mais abrangente do profissional em Terapia Ocupacional.
O estudante da área de saúde, nas atividades nos cenários de práticas, torna-se cuidador precoce e às vezes depositório de angústias, dores e anseios de familiares e pacientes. .Consideramos que a universidade tem um papel importante na construção, multiplicação de conhecimentos e no desenvolvimento de propostas que melhorem as condições de vida e saúde dos estudantes. É importante propiciar uma disciplina que auxilie o estudante a gerenciar seus anseios e angustias e o autocuidado para diminuir a vulnerabilidade do estudante durante sua permanência na Universidade, pois o sofrimento psicológico pode ter implicações no processo de aprendizagem e do seu futuro profissional.
Acontecimentos e pesquisas contemporâneas apontam que tal visão crítica, precisa incluir reflexões (e ações) sobre processo pessoal de saúde-doença-cuidado. Dito de outra forma, a oferta de um cuidado integral para o outro está atrelado ao cuidado de si, também pode e precisa ser integral. A partir da perspectiva da promoção da saúde, entende-se que parte essencial deste cuidado sejam abordagens que valorizem e fortaleçam práticas (individuais e coletivas) que favoreçam a saúde e a percepção de bem-estar/felicidade.


Espera-se que ao final da disciplina os estudantes estejam aptos a:
• Identificar, compreender e praticar o conceito ampliado de saúde no cuidado de si;
• Aprender conceitos de promoção da saúde em diferentes dimensões;
• Realizar, refletir e avaliar o impacto de práticas voltadas a promoção da própria saúde e bem -estar
- Apresentar aos alunos da pós-graduação quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que necessitam ser desenvolvidas para possibilitar, a partir da concepção da ideia, a obtenção de uma marca e patente.
- Estimular a criatividade do pós-graduando na geração de produtos inovadores, que possam se tornar marcos com seu domínio institucional garantido.
- Fornecer noções fundamentais de fisiopatologia e clínica das doenças gastrintestinais
- Propiciar ao aluno oportunidades de treinamento junto a pacientes portadores de doenças gastrintestinais em ambulatórios, enfermarias e centro cirúrgico.
Permitir um melhor treinamento em técnicas e habilidades no exercício de atos médicos básicos no campo da Pediatria, oferecendo oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores. Capacitar o aluno a realizar o diagnóstico e o tratamento dos problemas de saúde que afetam o lactente, o pré-escolar e o escolar
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