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Disciplinas
1. Compreender os fundamentos das práticas de controle das doenças transmissíveis, considerando a evolução do conceito de contágio para o de transmissibilidade.
2. Analisar a dinamicidade dos conceitos relacionados à área, diante das transformações epidemiológicas e do avanço do conhecimento clínico sobre algumas doenças transmissíveis, bem como suas implicações para as políticas e práticas em saúde.
3. Compreender a inter-relação entre as práticas de saúde, particularmente as de enfermagem, e a biossegurança, no que se refere à exposição a riscos biológicos.
4. Analisar emergências e desastres em saúde pública como eventos que exigem a implementação ágil de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos em situações epidemiológicas (surtos e epidemias), desastres ou desassistência à população.
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Identificar as necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Identificar as necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
Instrumentalizar profissionais da saúde sobre as competências essenciais em prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.
1. Reconhecer que a investigação consiste em um processo de trabalho que deve percorrer um trajeto teórico-metodológico próprio (instâncias epistemológica, teórica, metódica e técnica), em consonância com uma dada orientação teórico-filosófica;
2. Orientar a elaboração do projeto por diretrizes ético-políticas que integrem a compatibilidade entre o caráter pessoal e social, entre a autonomia e a diretividade e a necessidade de estudo organizado, consistente, disciplinado, e rigoroso, notadamente a revisão bibliográfica sistematizada.
3. Compreender os principais elementos de um projeto de pesquisa: a definição do problema e do objeto de estudo, o quadro teórico, a questão orientadora ou as hipóteses de pesquisa, e os procedimentos metodológicos que permitem a apreensão empírica do objeto, notadamente as técnicas de coleta de dados mais utilizadas no campo da Saúde Coletiva.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Interpretar a ocorrência e o enfrentamento das doenças transmissíveis e desenvolver práticas de enfermagem voltadas às ações de vigilância em saúde, segundo o referencial teórico da Determinação Social do Processo Saúde-Doença.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
As doenças transmissíveis representam agravos de grande magnitude em nosso meio. Estão presentes em todas as ações do cuidado em saúde e em toda a rede de atenção do Sistema Único de Saúde. Neste momento, considera-se que o aluno já possui conhecimentos e habilidades teórico-práticas para desenvolver este programa de aprendizagem.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Aplicação das práticas de biossegurança;
Realização de consulta de enfermagem;
Realização de visita domiciliária;
Realização de ações/atividades de Vigilância Epidemiológica;
Aplicação dos conhecimentos das ciências básicas em saúde, da enfermagem em saúde coletiva, de imunizações e de ética no cuidado;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1.Estimular a capacidade crítica do aluno para interpretar a ocorrência das DT no cenário epidemiológico contemporâneo e as ações de enfrentamento, utilizando-se da Teoria da Determinação Social do Processo Saúde-Doença, do conceito de Vulnerabilidade e da Diversidade Étnico-Racial e de Gênero;
2.Oportunizar experiências de aprendizagem visando o desenvolvimento de competências relacionadas ao cuidado de pessoas com DT, suas famílias e populações selecionadas, com base na Vigilância Epidemiológica.
Referentes à ação discente:
1.Reconhecer as práticas de saúde voltadas às doenças transmissíveis de maior prevalência em nosso meio;
2.Desenvolver o raciocínio clínico e epidemiológico na atenção às DT;
3.Analisar dados dos sistemas de vigilância epidemiológica;
4.Executar ações de vigilância epidemiológicas das doenças transmissíveis;
5.Reconhecer a Diversidade Étnico-Racial e de Gênero no contexto das doenças transmissíveis;
6.Reconhecer as potencialidades e os limites das estratégias de enfrentamento das DT;
7.Reconhecer a articulação entre as práticas de saúde realizadas na atenção especializada e as desenvolvidas na Atenção Básica (referência e contra-referência, integralidade do sistema);
8.Reconhecer preconceitos, representações e ações de discriminação frente às doenças transmissíveis;
9.Interpretar a ocorrência das doenças transmissíveis à luz do conceito de Vulnerabilidade.
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