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Odontologia

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Disciplinas

Proporcionar aos alunos uma visão global dos princípios gerais de Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo.
Esta Disciplina visa fornecer ao aluno embasamento científico para compreender os fenômenos envolvidos na inflamação e no reparo do tecido pulpar. Especificamente, o aluno deverá ser capaz de (i) identificar os mecanismos da resposta pulpar frente às injúrias microbianas, químicas, físicas, mecânicas ou térmicas advindas da cavidade oral; (ii) discutir procedimentos clínicos que podem ser utilizados para indução do reparo tecidual; (iii) conhecer estratégias para regeneração tecidual baseadas em pesquisas com células-tronco, fatores de crescimento e diferentes arcabouços. A longo prazo, o aluno terá subsídios para elaborar projetos de pesquisa na área, embasados nos conhecimentos adquiridos nas discussões e análises críticas de artigos científicos recentes.
Fornecimento de conhecimentos básicos sobre a Fisiologia Humana, necessários para a compreensão do funcionamento normal do corpo humano, assim como para a compreensão de mecanismos fisiopatológicos relacionados à Odontologia.
O objetivo dessa disciplina é propiciar ao aluno do Curso de Odontologia a desenvolver uma prática clinica baseada em evidências voltada para educação, prevenção e recuperação de saúde bucal em crianças. Alunos terão oportunidade de reabilitar morfológica e funcionalmente a cavidade bucal de pacientes infantis e colocar em prática os conhecimentos teóricos, laboratoriais e clínicos adquiridos na Disciplina de Odontopediatria (ODO500). Aulas teóricas complementares também serão ministradas.
Iniciar os alunos de graduação no conhecimento teórico e clínico relacionado à prática da Odontopediatria como disciplina integrante do papel formador do clínico geral. Enfatizar a Odontopediatria não somente como uma especialidade isolada, mas sim como uma necessidade para a promoção da saúde bucal da população. Destacar o papel da Odontologia Preventiva na infância, visando a obtenção da saúde bucal plena na idade adulta. Dar aos alunos a base teórica necessária para o desenvolvimento das atividades clínicas dentro do curso de graduação, bem como para a sua formação geral.
1. Discutir o estado da arte do método de elementos finitos em Odontologia, com ênfase nos temas relacionados aos projetos de
pesquisa em andamento no grupo de pesquisa FinO - Finitos em Odontologia.
2. Discutir e difundir as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa FinO.
3. Estimular o raciocínio lógico dos alunos de graduação e pós-graduação para a solução de problemas biomecânicos de interesse
para a clínica odontológica.
4. Estimular a leitura crítica de artigos científicos, enfatizando a importância da leitura de gráficos e tabelas para uma maior
autonomia do leitor em relação à interpretação dos dados.
5. Incentivar os estudantes a transpor a barreira natural de se expor em público, oferecendo treinamento para diferentes cenários de exposição científica, explorando diferentes estratégias para controlar a ansiedade e para captar a atenção do ouvinte.
6. Estimular a interação entre docentes com experiência em delinear e conduzir projetos científicos e docentes com experiência
clínica nas áreas de interesse ao grupo, para associar rigor científico e relevância clínica nos projetos de pesquisa.
1. Discutir o estado da arte do método de elementos finitos em Odontologia, com ênfase nos temas relacionados aos projetos de pesquisa em andamento no grupo de pesquisa FinO - Finitos em Odontologia.
2. Discutir e difundir as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa FinO.
3. Estimular o raciocínio lógico dos alunos de graduação e pós-graduação para a solução de problemas biomecânicos de interesse para a clínica odontológica.
4. Estimular a leitura crítica de artigos científicos, enfatizando a importância da leitura de gráficos e tabelas para uma maior autonomia do leitor em relação à interpretação dos dados.
5. Incentivar os estudantes a transpor a barreira natural de se expor em público, oferecendo treinamento para diferentes cenários de exposição científica, explorando diferentes estratégias para controlar a ansiedade e para captar a atenção do ouvinte.
6. Estimular a interação entre docentes com experiência em delinear e conduzir projetos científicos e docentes com experiência clínica
nas áreas de interesse ao grupo, para associar rigor científico e relevância clínica nos projetos de pesquisa.
A disciplina tem por objetivo a formação de profissionais capacitados a realizar o atendimento odontológico de crianças de 0 a 12 anos de idade dentro dos preceitos do modelo biopsicossocial, envolvendo técnicas de manejo de comportamento durante a consulta odontológica; aspectos preventivos dos problemas que acometem o sistema estomatognático tais como cárie dental, doença periodontal, lesões de tecidos moles, maloclusões, sequelas de traumatismos, anomalias dentárias, disfunção da articulação temporomandibular e bruxismo e a implementação das modalidades de tratamento, assim como a promoção de um espírito crítico e de investigação no acadêmico, para a construção do conhecimento no processo de aprendizado.
Aplicar os conhecimentos mecânicos, biológicos e estéticos na execução de
restaurações indiretas. Desenvolver habilidades necessárias para diagnosticar e
indicar corretamente cada situação clínica, integrando conceitos com vistas à
promoção de saúde bucal.
1. Discutir o estado da arte do método de elementos finitos em Odontologia, com ênfase nos temas relacionados aos projetos de
pesquisa em andamento no grupo de pesquisa FinO - Finitos em Odontologia.
2. Discutir e difundir as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa FinO.
3. Estimular o raciocínio lógico dos alunos de graduação e pós-graduação para a solução de problemas biomecânicos de interesse
para a clínica odontológica.
4. Estimular a leitura crítica de artigos científicos, enfatizando a importância da leitura de gráficos e tabelas para uma maior
autonomia do leitor em relação à interpretação dos dados.
5. Incentivar os estudantes a transpor a barreira natural de se expor em público, oferecendo treinamento para diferentes cenários de exposição científica, explorando diferentes estratégias para controlar a ansiedade e para captar a atenção do ouvinte.
6. Estimular a interação entre docentes com experiência em delinear e conduzir projetos científicos e docentes com experiência
clínica nas áreas de interesse ao grupo, para associar rigor científico e relevância clínica nos projetos de pesquisa.
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