Carregando
Página inicial »Biológicas » Farmácia Bioquímica

Farmácia Bioquímica

Há 236 vídeos disponíveis em 37 disciplinas desta profissão
37 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

A Disciplina tem por objetivo estudar e discutir os métodos de preparação e caracterização de diferentes nanoestruturas que são aplicadas à área da saúde e cosmético. Neste contexto, serão apresentados conceitos fundamentais sobre nanotecnologia e sua relevância na indústria farmacêuticas e cosmética, os principais métodos de preparação de diferentes nanopartículas (nanopartículas poliméricas, lipídicas sólidas, lipossomas, micro e nanoemulsão, nanopartículas metálicas). Serão também abordados os conceitos de técnicas de caracterização de nanoestruturas. Além destes conceitos fundamentais, serão abordados as diferentes aplicações de nanoestrutura na área da saúde e em cosméticos como, por exemplo, delivery de fármacos, biofármacos, antioxidantes, diagnóstico e teranóstico.
A Disciplina de Nanotecnologia Farmacêutica tem por objetivo transmitir aos estudantes os fundamentos e os conceitos da Nanotecnologia de forma geral e abordar a sua aplicação na área da saúde. Além disso, transmitir conhecimento dos processos de produção e caracterização de nanoestruturas bem como suas avaliações em sistemas biológicos in vitro e in vivo.
Capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos na área de desenvolvimento, manipulação, produção industrial de medicamentos e cosméticos e controle de qualidade, para o exercício das atividades inerentes ao farmacêutico que englobam o planejamento e a elaboração de formas farmacêuticas e produtos cosméticos sólidos, líquidos dispersos, semissólidos, estéreis, além de sistemas de liberação de fármacos, dentre eles os nanoestruturados.
Aplicar os conhecimentos básicos adquiridos de técnicas analíticas empregadas nas áreas microbiológica, química e física para o controle da qualidade de produtos farmacêuticos e cosméticos. Desenvolver o espírito crítico e orientar o aluno na interpretação dos resultados de acordo com a legislação vigente.
A disciplina objetiva o aprimoramento de conhecimentos na área sistemas para liberação tópica e transdérmica de fármacos, abordando o desenvolvimento farmacotécnico, terapias, técnicas de estudo, métodos e mecanismos de promoção da permeação cutânea, bem como estratégias racionais para a obtenção destes sistemas.
A disciplina visa situar o aluno quanto às suas atribuições e responsabilidades dentro de cada uma das etapas e ciclos da cadeia produtiva de medicamentos, permitindo entender o papel e o funcionamento da indústria farmacêutica, do mercado e do uso racional de medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em sua grade curricular em torno do planejamento, gerenciamento e execução dos diversos modelos de projetos de produção de medicamentos.A disciplina visa situar o aluno quanto às suas atribuições e responsabilidades dentro de cada uma das etapas e ciclos da cadeia produtiva de medicamentos, permitindo entender o papel e o funcionamento da indústria farmacêutica, do mercado e do uso racional de medicamentos, integrando os conhecimentos adquiridos em sua grade curricular em torno do planejamento, gerenciamento e execução dos diversos modelos de projetos de produção de medicamentos.
Transmitir conhecimentos teóricos e práticos na área de desenvolvimento, manipulação e produção industrial de medicamentos, integrando conceitos galênicos e tecnológicos para formas líquidas, semi-sólidas, estéreis e os vários sistemas de liberação de fármacos.
Auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas aos ensaios biológicos de medicamentos, cosméticos e correlatos dentro do conceito de controle integral de qualidade.
Gerais: Capacitar os graduandos:
• a compreender os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na fisiopatologia das principais doenças dos sistemas hematopoético, imune e respiratório;
• a identificar biomarcadores biológicos e alvos terapêuticos;
• a analisar criticamente os mecanismos de ação dos fármacos empregados no tratamento das doenças estudadas com base nos conceitos de farmacodinâmica e farmacocinética;
• A relacionar propriedades físico-químicas e estruturais a atividade biológica de fármacos, observada em diversas classes terapêuticas.
Proporcionar ao acadêmico uma visão das empresas farmacêuticas (farmácia, farmácia hospitalar, indústria de medicamentos, de alimentos e de cosméticos, laboratório de análises clínicas ).
Apresentar noções dos segmentos administrativos dessas empresas: operacional, financeiro, mercadológico e de recursos humanos.
Mostrar a necessidade de complemento de curso de administração, para exercer função administrativa em estabelecimentos farmacêuticos.
37 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação