Carregando
Página inicial »Exatas » Engenharia Civil

Engenharia Civil

Há 2029 vídeos disponíveis em 142 disciplinas desta profissão
142 disciplinas relacionadas a esta profissão

Disciplinas

Conhecimentos a serem assimilados
Estruturas: classificação, elementos, apoios, associação. Ações externas sobre estruturas. Tensões. Esforços solicitantes: diagramas e linhas de influência. Sistemas estruturais: pórticos triarticulados, arcos triarticulados, vigas Gerber, estruturas associadas. . Papel dos modelos matemáticos e físicos na engenharia de estruturas.
Habilidades a serem desenvolvidas
Identificar as estruturas no cotidiano. Identificar as ações atuantes sobre estruturas. Traçar diagramas de esforços solicitantes. Traçar e utilizar linhas de influência. Modelar estruturas. Utilizar um programa de análise estrutural. Reconhecer a ligação entre o que se vê nas aulas e as estruturas reais. Aplicar conhecimentos adquiridos em outras disciplinas. Ter traquejo aritmético e algébrico. Trabalhar em equipe. Comunicar-se.
Valores e atitudes a serem incorporados
Valorizar a importância da formação básica para o engenheiro. Assumir responsabilidades. Adotar posturas éticas. Passar a observar as estruturas das construções e objetos que nos cercam, procurar entender o seu funcionamento e as razões pelas quais ficam em pé. Reconhecer a importância e utilidade da engenharia de estruturas. Apreender o caráter multidisciplinar da mecânica das estruturas e seu papel na engenharia mecânica, naval, aeronáutica, medicina, odontologia, etc.
Oferecer aos futuros engenheiros uma sólida base conceitual de Mecânica dos Solos, com identificação clara dos aspectos geotécnicos dos problemas civis e ambientais e desenvolvimento de capacitação para análise dos fenômenos envolvidos e para obtenção dos parâmetros geotécnicos indispensáveis à boa execução e ao bom projeto. Esta disciplina enfatiza princípios, teorias, modelos e métodos dos assuntos mais básicos de Geomecânica, preparando os estudantes para as disciplinas subsequentes: Poluição do Solo, onde será aprofundado o estudo dos mecanismos e modelos matemáticos do transporte de contaminantes pelo solo; e Geotecnia Ambiental, que tratará de estruturas geotécnicas específicas, técnicas e atividades de campo e laboratório voltadas para obras de proteção e recuperação ambiental.
1. As ações criativas dentro do processo de projeto Descrição do processo de concepção e elaboração de um projeto. 2. Tipos estruturais e suas particularidades Análise comparativa do comportamento de diversos tipos estruturais. 3. Princípios da concepção estrutural Discussão de princípios básicos de concepção. 4. Edifício em laje, viga e pilar Análise do comportamento de edifícios convencionais com pisos estruturados com lajes e vigas. Elementos de contraventamento e elementos contraventados. Ações principais. Edifícios altos. 5. Edifício com pisos em laje plana Comportamento de lajes planas. Distribuição de esforços solicitantes na laje. Análise da punção de acordo com a NBR?6118/2000. 6. O uso da protensão Descrição de processos e equipamentos usuais de protensão em lajes planas, distribuição e traçado de cabos na laje. Carregamento equivalente e hiperestático de protensão. 7. Edifício pré-moldado de concreto Descrição dos aspectos específicos de obras executadas com elementos pré-moldados e dos principais elementos industrializados disponíveis no mercado. Efeito da vinculação utilizada entre elementos na estabilidade da estrutura e nos esforços solicitantes a que está sujeita. 8. Ligações entre elementos pré-moldados Descrição e análise de diversos tipos de vinculações entre elementos. Discussão sobre métodos executivos, eficiência, efeito nos esforços solicitantes e análise custo x benefício de algumas alternativas de ligações. 9. Exemplos comparativos Análise de dois exemplos de edifícios e discussão comparativa das restrições e conseqüências do emprego de soluções convencionais (laje-viga-pilar), laje plana, ou estruturas pré-moldadas.
Apresentar, de forma prática, como projetos estruturais de edificações usuais de concreto são elaborados com o auxílio de sistemas computacionais integrados, com ênfase nas estruturas pré-moldadas, na consideração da interação solo-estrutura, no concreto protendido e na introdução ao estudo das vibrações.
GPC 007 - Planejamento do Processo de Projeto de Edifícios e Integração Concepção - Projeto - Execução de Obras
O principal objetivo da disciplina é apresentar a abordagem científica da tecnologia e aplicação estrutural dos materiais cimentícios com fibras para a construção civil avaliando seu comportamento desde o estado fresco até o elemento estrutural.
Esta disciplina é oferecida em conjunto com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, dentro do Programa de Doutorado Internacional iRail. O curso tem como objetivo fornecer subsídios para modelagem e monitorização de estruturas ferroviárias. Aborda principalmente questões teóricas sobre o comportamento dinâmico de obras-de-arte especiais em linhas de alta velocidade (High Speed) e de alto volume de tráfego de mercadorias (Heavy Haul).
Princípios Básicos, histórico, aplicações, classificação, tipologia, selo de qualidade. Projeto, ligações, interfaces, coordenação modular. Elementos Pré-moldados - Dimensionamento.
Projeto, Painel arquitetônico, tolerâncias, BIM.
142 disciplinas relacionadas a esta profissão

 

Superintendência de Tecnologia da Informação