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Ciências Biológicas

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Disciplinas

Gerais: Fornecer subsídios para a compreensão das relações dos vegetais e o meio físico e biótico. Capacitar o aluno a identificar e caracterizar os tipos de vegetação, em especial, as formações vegetais brasileiras. Instrumentar o aluno para estudos ecológicos de campo e de laboratório.
Específicos: Proporcionar conhecimentos sobre as principais formações vegetais do Brasil. Possibilitar o conhecimento dos fatores físicos que influenciam o estabelecimento dos diferentes tipos de vegetação, como o clima e as características edáficas. Possibilitar o conhecimento das estratégias de vida adotadas pelos vegetais e relacioná-las às características do ambiente. Possibilitar o conhecimento do papel dos animais na distribuição, abundância e diversidade das espécies vegetais. Possibilitar o conhecimento da dinâmica das populações vegetais e dos ecossistemas. Treinar os alunos em trabalhos de campo em métodos de análise de dados de populações e comunidade vegetais.
GERAL: Apresentar as técnicas básicas de Estatística para descrição e análise de dados biológicos.

ESPECÍFICOS:
1. Capacitar o aluno a: a) organizar, descrever e resumir dados experimentais; b) analisar dados experimentais;
c) comparar grupos experimentais e elaborar conclusões.
2. Desenvolver no aluno de biologia, o espírito crítico na análise de trabalhos de pesquisa, tanto no planejamento como no tratamento estatístico empregado.
A atividade de campo visa promover o contato dos estudantes com a paleontologia e geologia regional das sequências Pré-cambrianas (Ciclo Brasiliano, Neoproterozóico) e Mesozoicas (Bacia do Paraná), nas regiões do Estado de São Paulo e Minas Gerais. Serão visitados afloramentos representativos das principais unidades estratigráficas aflorantes nas regiões, como as rochas quartzíticas do Grupo Canastra sobre os pelito-carbonatos do Grupo Bambuí da Serra da Canastra, ambas sequências de idades pré-cambrianas; e, as formações Marília e Adamantina (Estados de São Paulo e Minas Gerais); quando procedimentos básicos de levantamento geológico, prospecção e coleta paleontológica serão implementados.
Gerais: Oportunizar aos estudantes do Curso de Ciências Biológicas práticas em prospecção geológica/paleontológica e coleta de fósseis em rochas da região sudeste do Brasil.
Específicos: Oferecer aos estudantes do Curso de Ciências fundamentação teórico-prática básica para atividades de campo relacionados à geologia e paleontologia.
Esta disciplina visa fornecer as bases fundamentais sobre a origem, organização, interações e funções dostecidos animais ao nível de microscopia óptica e eletrônica, propiciando subsídios para estudos de fisiologia e zoologia
GERAL: Aprendizado de aspectos básicos da evolução, anatomia e biologia dos Hemichordata e, em especial, dos Chordata. Treinamento de capacidade de observação e descrição de estruturas anatômicas.

ESPECÍFICOS: Estudo da evolução, anatomia, biologia e classificação de Hemichordata, ascídias, anfioxos, agnatos, peixes cartilaginosos, peixes ósseos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Estudo de seu registro fóssil e distribuição geográfica. Exame de representantes de cada um dos grupos estudados, para fins de estudo anatômicos.
Proporcionar uma visão integrada e atualizada da membrana plasmática e dos diferentes compartimentos citoplasmáticos da célula animal, numa perspectiva morfofuncional.
GERAL: Proporcionar ao aluno a aquisição de noções básicas de Embriologia, orientando o estudo dos processos biológicos envolvidos na aquisição da forma e desenvolvimento do embrião de diferentes animais.

ESPECÍFICO: Fornecer aos alunos elementos para que possam descrever, de modo comparativo, o processo de desenvolvimento, sua seqüência e características em diferentes organismos animais.
Geral: Avaliar a história geológica da Terra, entendendo os processos relacionados à tectônica de placas, orogenia, evolução, biogeografia e mudanças climáticas que moldaram a biodiversidade ao longo do tempo geológico.

Específico: Examinar a evolução física, química e biológica da terra, baseado na análise geológica das evidências preservadas nas rochas e nos fósseis. Fornecer noções básicas sobre os mais importantes eventos (incluindo os tectônicos) da história geológica da Terra, discutindo seu impacto na evolução das biotas pretéritas.
Apresentar um panorama amplo da diversidade de estruturas das plantas associado aos processos e mecanismos de seu funcionamento, em nível celular, tecidual e do organismo, ao longo do ciclo de vida.
1. Capacitar os alunos a analisar a estrutura floral e da inflorescência quanto à sua morfologia e constituição tecidual;
2. Fornecer dados para estudos de desenvolvimento floral e da inflorescência em aspectos evolutivos;
3. Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento e morfoanatomia de frutos e sementes
4. Desenvolver no aluno a capacidade de analisar as diferentes etapas embriológicas e os mecanismos de polinização em diferentes grupos.
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