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Medicina e Ciências Médicas

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Disciplinas

O objetivo do curso é promover aperfeiçoamento de profissionais médicos, capacitando-os a prescrever medicamentos fitoterápicos de maneira eficaz e segura, e também a orientar a população quanto ao uso dos fitoterápicos, suas indicações, apresentações, doses, posologias, efeitos colaterais, toxicidade e interações com medicamentos convencionais.
Transmitir aos alunos as bases contemporâneas da biologia da célula eucarionte de modo que adquiram os conceitos básicos e se familiarizem com a linguagem desta área. Fornecer os conhecimentos sólidos de anatomia em relação à definição dos planos anatômicos, e sua relação com as imagens, da estrutura e ultraestrutura celular e a relação desta com as funções celulares. Transmitir as bases moleculares fundamentais para as funções celulares.
Inserir as células no seu contexto social dos tecidos e analisar a sua importância para o funcionamento dos órgãos. Fornecer aos alunos conhecimentos sobre as etapas iniciais do desenvolvimento embrionário particularmente, no que se refere à formação dos folhetos embrionários. Fornecer subsídios para uma melhor compreensão das disciplinas de Fisiologia e Patologia.
Fornecer as bases da estrutura e função das células, que são a unidade básica da vida, aos estudantes de Medicina, integrando conceitos de Bioquímica, Biologia Molecular, Biologia Celular e Fisiologia de Membranas.
– Estudar a citoarquitetura e as bases Neurofarmacológicas de funções relacionadas aos grandes agrupamentos neurônicos do sistema nervoso central.
– Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar e aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
– Discutir técnicas modernas para o estudo do sistema nervoso e do comportamento.
Estudar a citoarquitetura do córtex cerebral, a localização das funções corticais elevadas, e as bases neurais das funções cognitivas, como pensamento, consciência, memória e inteligência.
Aprofundar os conhecimentos em neuroanatomia e neurociências, discutindo dados recentes apresentados na literatura, e que venham complementar e aprofundar as informações ministradas no curso de graduação;
Discutir técnicas modernas para o estudo das atividades cerebrais e do comportamento.
Ao final do curso, espera-se que o participante tenha adquirido conhecimento sobre as bases pedagógicas da aprendizagem eletrônica e habilidades relativas à criação e configuração de ambiente de apoio na plataforma e-disciplinas, de modo a poder disponibilizar conteúdos, comunicar-se efetivamente com os estudantes e programar e aplicar procedimentos de avaliação formativa e somativa da aprendizagem, bem como de avaliação educacional da própria disciplina. Espera-se ainda que o participante tenha desenvolvido atitudes positivas frente à utilização de recursos de educação à distância e à finalidade formativa das avaliações.
Possibilitar ao aluno a oportunidade de aplicar todos os seus conhecimentos relativos à Ética, Bioética e Direito Médico na prática médica cotidiana, por meio da discussão de casos concretos, num contexto de integração com as disciplinas clínicas concomitantes.
- Capacitar o aluno a identificar e descrever a anatomia macroscópica e microscópica do Sistema Nervoso Central e Periférico, inclusive dos órgãos dos sentidos especiais e, as formações embriológicas que lhes deram origem, bem como de seu desenvolvimento pós-natal; identificar e descrever a organização estrutural do Sistema Nervoso, associado às vias neurais e suas correspondências com aspectos funcionais e de aplicação.
- Capacitar o aluno a identificar e descrever as principais funções do sistema nervoso central, periférico e autônomo, de maneira específica e integrada
A disciplina de Farmacologia para o curso de Terapia Ocupacional tem como objetivo transmitir conhecimentos básicos em farmacologia que atenda às necessidades de uma formação mais abrangente do profissional em Terapia Ocupacional.
O estudante da área de saúde, nas atividades nos cenários de práticas, torna-se cuidador precoce e às vezes depositório de angústias, dores e anseios de familiares e pacientes. .Consideramos que a universidade tem um papel importante na construção, multiplicação de conhecimentos e no desenvolvimento de propostas que melhorem as condições de vida e saúde dos estudantes. É importante propiciar uma disciplina que auxilie o estudante a gerenciar seus anseios e angustias e o autocuidado para diminuir a vulnerabilidade do estudante durante sua permanência na Universidade, pois o sofrimento psicológico pode ter implicações no processo de aprendizagem e do seu futuro profissional.
Acontecimentos e pesquisas contemporâneas apontam que tal visão crítica, precisa incluir reflexões (e ações) sobre processo pessoal de saúde-doença-cuidado. Dito de outra forma, a oferta de um cuidado integral para o outro está atrelado ao cuidado de si, também pode e precisa ser integral. A partir da perspectiva da promoção da saúde, entende-se que parte essencial deste cuidado sejam abordagens que valorizem e fortaleçam práticas (individuais e coletivas) que favoreçam a saúde e a percepção de bem-estar/felicidade.


Espera-se que ao final da disciplina os estudantes estejam aptos a:
• Identificar, compreender e praticar o conceito ampliado de saúde no cuidado de si;
• Aprender conceitos de promoção da saúde em diferentes dimensões;
• Realizar, refletir e avaliar o impacto de práticas voltadas a promoção da própria saúde e bem -estar
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